O campo acadêmico e a regulação métrica: autonomia, heteronomia e democracia – a ingerência economicista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86030 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar a governança baseada em indicadores e manuais de “boas práticas”, a chamada administração por benchmarking. Em tempos de “sociedade métrica” (MAU, 2019; SANTOS, 2019; MULLER, 2019), esse tipo de regulação, caracteristicamente economicista, vem afetando, inclusive, os campos acadêmico e da educação (BOURDIEU, 1996; LAVAL, 2020). Nesse sentido, argumentase que a regulação economicista, característica da administração por benchmarking, interfere na democracia (ROSANVALLON, 2007) e na autonomia dos campos sociais específicos. Dessa forma, para cumprir esses objetivos, metodologicamente, utiliza-se a teoria dos campos de Pierre Bourdieu. |
id |
UFPR-4_936a1c56b6a752af2de189567502c7b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/86030 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O campo acadêmico e a regulação métrica: autonomia, heteronomia e democracia – a ingerência economicistaEducação;Administração Educacional;Planejamento e Avaliação Educacionalteoria dos campos; sociedade métrica; campo acadêmico; Bourdieu; autonomiaEducação; Planejamento e Avaliação EducacionalEste artigo tem por objetivo analisar a governança baseada em indicadores e manuais de “boas práticas”, a chamada administração por benchmarking. Em tempos de “sociedade métrica” (MAU, 2019; SANTOS, 2019; MULLER, 2019), esse tipo de regulação, caracteristicamente economicista, vem afetando, inclusive, os campos acadêmico e da educação (BOURDIEU, 1996; LAVAL, 2020). Nesse sentido, argumentase que a regulação economicista, característica da administração por benchmarking, interfere na democracia (ROSANVALLON, 2007) e na autonomia dos campos sociais específicos. Dessa forma, para cumprir esses objetivos, metodologicamente, utiliza-se a teoria dos campos de Pierre Bourdieu.UFPRCNPqUniversidade Estadual de MaringáAzevedo, Mário Luiz Neves de2023-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86030Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86030Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86030Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e860301984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86030/50418Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:14:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/86030Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:14:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O campo acadêmico e a regulação métrica: autonomia, heteronomia e democracia – a ingerência economicista |
title |
O campo acadêmico e a regulação métrica: autonomia, heteronomia e democracia – a ingerência economicista |
spellingShingle |
O campo acadêmico e a regulação métrica: autonomia, heteronomia e democracia – a ingerência economicista Azevedo, Mário Luiz Neves de Educação;Administração Educacional;Planejamento e Avaliação Educacional teoria dos campos; sociedade métrica; campo acadêmico; Bourdieu; autonomia Educação; Planejamento e Avaliação Educacional |
title_short |
O campo acadêmico e a regulação métrica: autonomia, heteronomia e democracia – a ingerência economicista |
title_full |
O campo acadêmico e a regulação métrica: autonomia, heteronomia e democracia – a ingerência economicista |
title_fullStr |
O campo acadêmico e a regulação métrica: autonomia, heteronomia e democracia – a ingerência economicista |
title_full_unstemmed |
O campo acadêmico e a regulação métrica: autonomia, heteronomia e democracia – a ingerência economicista |
title_sort |
O campo acadêmico e a regulação métrica: autonomia, heteronomia e democracia – a ingerência economicista |
author |
Azevedo, Mário Luiz Neves de |
author_facet |
Azevedo, Mário Luiz Neves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq Universidade Estadual de Maringá |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Mário Luiz Neves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação;Administração Educacional;Planejamento e Avaliação Educacional teoria dos campos; sociedade métrica; campo acadêmico; Bourdieu; autonomia Educação; Planejamento e Avaliação Educacional |
topic |
Educação;Administração Educacional;Planejamento e Avaliação Educacional teoria dos campos; sociedade métrica; campo acadêmico; Bourdieu; autonomia Educação; Planejamento e Avaliação Educacional |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar a governança baseada em indicadores e manuais de “boas práticas”, a chamada administração por benchmarking. Em tempos de “sociedade métrica” (MAU, 2019; SANTOS, 2019; MULLER, 2019), esse tipo de regulação, caracteristicamente economicista, vem afetando, inclusive, os campos acadêmico e da educação (BOURDIEU, 1996; LAVAL, 2020). Nesse sentido, argumentase que a regulação economicista, característica da administração por benchmarking, interfere na democracia (ROSANVALLON, 2007) e na autonomia dos campos sociais específicos. Dessa forma, para cumprir esses objetivos, metodologicamente, utiliza-se a teoria dos campos de Pierre Bourdieu. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86030 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86030/50418 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86030 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86030 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86030 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900805627904 |