A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liell, Cláudio Cristiano
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bayer, Arno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60723
Resumo: Este artigo, que parte de uma pesquisa de doutorado, apresenta e analisa asimplicações de um trabalho de formação continuada em educação ambientale educação matemática baseado nos pressupostos da pesquisa qualitativada “Pesquisa-Ação”. A formação realizada, envolveu oito professores dematemática dos anos fi nais do Ensino Fundamental da rede municipal eestadual de São Sebastião do Caí, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Osprocedimentos utilizados nesta formação seguiram os passos de planejamento,ação, observação e refl exão para tomada de decisões. Este artigo estáfundamentado principalmente nas ideias de Carvalho (2001), Jacobi (2005),Sorrentino (2001), Castro (2001), Penteado (2010), Behrens (1996), Thiollent(1985,1998) e de acordo com os dados coletados, percebeu-se que a formaçãodesenvolvida, deu subsídios teórico-práticos aos educadores para querealizassem práticas de sala de aula que fomentassem o desenvolvimento daconsciência ambiental dos envolvidos no processo educativo e também, pormeio do desenvolvimento das atividades envolvendo temáticas ambientaisnas aulas, contextualizar a matemática, aproximando-a da realidade localdos estudantes.
id UFPR-4_940abc38972fe844008352de5f662a7b
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/60723
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemáticaEducação, EnsinoFormação continuada; Pesquisa-Ação; Educação Ambiental.Formação de professoresEste artigo, que parte de uma pesquisa de doutorado, apresenta e analisa asimplicações de um trabalho de formação continuada em educação ambientale educação matemática baseado nos pressupostos da pesquisa qualitativada “Pesquisa-Ação”. A formação realizada, envolveu oito professores dematemática dos anos fi nais do Ensino Fundamental da rede municipal eestadual de São Sebastião do Caí, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Osprocedimentos utilizados nesta formação seguiram os passos de planejamento,ação, observação e refl exão para tomada de decisões. Este artigo estáfundamentado principalmente nas ideias de Carvalho (2001), Jacobi (2005),Sorrentino (2001), Castro (2001), Penteado (2010), Behrens (1996), Thiollent(1985,1998) e de acordo com os dados coletados, percebeu-se que a formaçãodesenvolvida, deu subsídios teórico-práticos aos educadores para querealizassem práticas de sala de aula que fomentassem o desenvolvimento daconsciência ambiental dos envolvidos no processo educativo e também, pormeio do desenvolvimento das atividades envolvendo temáticas ambientaisnas aulas, contextualizar a matemática, aproximando-a da realidade localdos estudantes.UFPRLiell, Cláudio CristianoBayer, Arno2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60723Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 229-250Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 229-250Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 229-2501984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60723/37915Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:21:12Zoai:revistas.ufpr.br:article/60723Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:21:12Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática
title A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática
spellingShingle A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática
Liell, Cláudio Cristiano
Educação, Ensino
Formação continuada; Pesquisa-Ação; Educação Ambiental.
Formação de professores
title_short A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática
title_full A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática
title_fullStr A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática
title_full_unstemmed A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática
title_sort A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática
author Liell, Cláudio Cristiano
author_facet Liell, Cláudio Cristiano
Bayer, Arno
author_role author
author2 Bayer, Arno
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Liell, Cláudio Cristiano
Bayer, Arno
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Ensino
Formação continuada; Pesquisa-Ação; Educação Ambiental.
Formação de professores
topic Educação, Ensino
Formação continuada; Pesquisa-Ação; Educação Ambiental.
Formação de professores
description Este artigo, que parte de uma pesquisa de doutorado, apresenta e analisa asimplicações de um trabalho de formação continuada em educação ambientale educação matemática baseado nos pressupostos da pesquisa qualitativada “Pesquisa-Ação”. A formação realizada, envolveu oito professores dematemática dos anos fi nais do Ensino Fundamental da rede municipal eestadual de São Sebastião do Caí, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Osprocedimentos utilizados nesta formação seguiram os passos de planejamento,ação, observação e refl exão para tomada de decisões. Este artigo estáfundamentado principalmente nas ideias de Carvalho (2001), Jacobi (2005),Sorrentino (2001), Castro (2001), Penteado (2010), Behrens (1996), Thiollent(1985,1998) e de acordo com os dados coletados, percebeu-se que a formaçãodesenvolvida, deu subsídios teórico-práticos aos educadores para querealizassem práticas de sala de aula que fomentassem o desenvolvimento daconsciência ambiental dos envolvidos no processo educativo e também, pormeio do desenvolvimento das atividades envolvendo temáticas ambientaisnas aulas, contextualizar a matemática, aproximando-a da realidade localdos estudantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60723
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60723/37915
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 229-250
Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 229-250
Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 229-250
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892174798848