A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60723 |
Resumo: | Este artigo, que parte de uma pesquisa de doutorado, apresenta e analisa asimplicações de um trabalho de formação continuada em educação ambientale educação matemática baseado nos pressupostos da pesquisa qualitativada “Pesquisa-Ação”. A formação realizada, envolveu oito professores dematemática dos anos fi nais do Ensino Fundamental da rede municipal eestadual de São Sebastião do Caí, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Osprocedimentos utilizados nesta formação seguiram os passos de planejamento,ação, observação e refl exão para tomada de decisões. Este artigo estáfundamentado principalmente nas ideias de Carvalho (2001), Jacobi (2005),Sorrentino (2001), Castro (2001), Penteado (2010), Behrens (1996), Thiollent(1985,1998) e de acordo com os dados coletados, percebeu-se que a formaçãodesenvolvida, deu subsídios teórico-práticos aos educadores para querealizassem práticas de sala de aula que fomentassem o desenvolvimento daconsciência ambiental dos envolvidos no processo educativo e também, pormeio do desenvolvimento das atividades envolvendo temáticas ambientaisnas aulas, contextualizar a matemática, aproximando-a da realidade localdos estudantes. |
id |
UFPR-4_940abc38972fe844008352de5f662a7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/60723 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemáticaEducação, EnsinoFormação continuada; Pesquisa-Ação; Educação Ambiental.Formação de professoresEste artigo, que parte de uma pesquisa de doutorado, apresenta e analisa asimplicações de um trabalho de formação continuada em educação ambientale educação matemática baseado nos pressupostos da pesquisa qualitativada “Pesquisa-Ação”. A formação realizada, envolveu oito professores dematemática dos anos fi nais do Ensino Fundamental da rede municipal eestadual de São Sebastião do Caí, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Osprocedimentos utilizados nesta formação seguiram os passos de planejamento,ação, observação e refl exão para tomada de decisões. Este artigo estáfundamentado principalmente nas ideias de Carvalho (2001), Jacobi (2005),Sorrentino (2001), Castro (2001), Penteado (2010), Behrens (1996), Thiollent(1985,1998) e de acordo com os dados coletados, percebeu-se que a formaçãodesenvolvida, deu subsídios teórico-práticos aos educadores para querealizassem práticas de sala de aula que fomentassem o desenvolvimento daconsciência ambiental dos envolvidos no processo educativo e também, pormeio do desenvolvimento das atividades envolvendo temáticas ambientaisnas aulas, contextualizar a matemática, aproximando-a da realidade localdos estudantes.UFPRLiell, Cláudio CristianoBayer, Arno2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60723Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 229-250Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 229-250Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 229-2501984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60723/37915Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:21:12Zoai:revistas.ufpr.br:article/60723Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:21:12Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática |
title |
A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática |
spellingShingle |
A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática Liell, Cláudio Cristiano Educação, Ensino Formação continuada; Pesquisa-Ação; Educação Ambiental. Formação de professores |
title_short |
A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática |
title_full |
A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática |
title_fullStr |
A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática |
title_full_unstemmed |
A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática |
title_sort |
A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática |
author |
Liell, Cláudio Cristiano |
author_facet |
Liell, Cláudio Cristiano Bayer, Arno |
author_role |
author |
author2 |
Bayer, Arno |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Liell, Cláudio Cristiano Bayer, Arno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, Ensino Formação continuada; Pesquisa-Ação; Educação Ambiental. Formação de professores |
topic |
Educação, Ensino Formação continuada; Pesquisa-Ação; Educação Ambiental. Formação de professores |
description |
Este artigo, que parte de uma pesquisa de doutorado, apresenta e analisa asimplicações de um trabalho de formação continuada em educação ambientale educação matemática baseado nos pressupostos da pesquisa qualitativada “Pesquisa-Ação”. A formação realizada, envolveu oito professores dematemática dos anos fi nais do Ensino Fundamental da rede municipal eestadual de São Sebastião do Caí, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Osprocedimentos utilizados nesta formação seguiram os passos de planejamento,ação, observação e refl exão para tomada de decisões. Este artigo estáfundamentado principalmente nas ideias de Carvalho (2001), Jacobi (2005),Sorrentino (2001), Castro (2001), Penteado (2010), Behrens (1996), Thiollent(1985,1998) e de acordo com os dados coletados, percebeu-se que a formaçãodesenvolvida, deu subsídios teórico-práticos aos educadores para querealizassem práticas de sala de aula que fomentassem o desenvolvimento daconsciência ambiental dos envolvidos no processo educativo e também, pormeio do desenvolvimento das atividades envolvendo temáticas ambientaisnas aulas, contextualizar a matemática, aproximando-a da realidade localdos estudantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60723 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60723/37915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 229-250 Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 229-250 Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 229-250 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711892174798848 |