Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,José Pedro de Azevedo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Schnetzler,Roseli Pacheco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000300581
Resumo: Resumo: Este trabalho analisa um programa de formação continuada de professores em educação ambiental crítica, centrado na Investigação-Ação em Parceria Colaborativa, com foco em mudanças na prática docente proporcionadas pela abordagem teórico-metodológica adotada. Para isso, foi constituído um grupo de pesquisa composto por 15 professores da escola básica, três professores universitários e quatro licenciandos. As reuniões do grupo ocorriam, quinzenalmente, durante um ano, em que foram desenvolvidos três tipos de atividades: Oficinas de Formação e Diagnósticos, Ação Escolar de Ensino e Pesquisa e Oficinas de Socialização de Experiências. Os resultados mostram que pela socialização das experiências de ensino, os professores foram, paulatinamente, modificando suas práticas docentes, inicialmente pontuais e compartimentalizadas; no decorrer do trabalho, tais práticas foram alteradas com a inclusão de temáticas socioambientais abordadas de forma crítica, contextualizada, permanente, contínua e participativa.
id UNESP-22_e2baf16cdce039a04f0805350557148b
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132018000300581
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativaFormação continuada de professoresEducação ambiental críticaInvestigação-açãoParceria colaborativaResumo: Este trabalho analisa um programa de formação continuada de professores em educação ambiental crítica, centrado na Investigação-Ação em Parceria Colaborativa, com foco em mudanças na prática docente proporcionadas pela abordagem teórico-metodológica adotada. Para isso, foi constituído um grupo de pesquisa composto por 15 professores da escola básica, três professores universitários e quatro licenciandos. As reuniões do grupo ocorriam, quinzenalmente, durante um ano, em que foram desenvolvidos três tipos de atividades: Oficinas de Formação e Diagnósticos, Ação Escolar de Ensino e Pesquisa e Oficinas de Socialização de Experiências. Os resultados mostram que pela socialização das experiências de ensino, os professores foram, paulatinamente, modificando suas práticas docentes, inicialmente pontuais e compartimentalizadas; no decorrer do trabalho, tais práticas foram alteradas com a inclusão de temáticas socioambientais abordadas de forma crítica, contextualizada, permanente, contínua e participativa.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000300581Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.3 2018reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320180030004info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,José Pedro de AzevedoSchnetzler,Roseli Pachecopor2018-10-04T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132018000300581Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:06.442091Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa
title Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa
spellingShingle Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa
Martins,José Pedro de Azevedo
Formação continuada de professores
Educação ambiental crítica
Investigação-ação
Parceria colaborativa
title_short Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa
title_full Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa
title_fullStr Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa
title_full_unstemmed Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa
title_sort Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa
author Martins,José Pedro de Azevedo
author_facet Martins,José Pedro de Azevedo
Schnetzler,Roseli Pacheco
author_role author
author2 Schnetzler,Roseli Pacheco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins,José Pedro de Azevedo
Schnetzler,Roseli Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professores
Educação ambiental crítica
Investigação-ação
Parceria colaborativa
topic Formação continuada de professores
Educação ambiental crítica
Investigação-ação
Parceria colaborativa
description Resumo: Este trabalho analisa um programa de formação continuada de professores em educação ambiental crítica, centrado na Investigação-Ação em Parceria Colaborativa, com foco em mudanças na prática docente proporcionadas pela abordagem teórico-metodológica adotada. Para isso, foi constituído um grupo de pesquisa composto por 15 professores da escola básica, três professores universitários e quatro licenciandos. As reuniões do grupo ocorriam, quinzenalmente, durante um ano, em que foram desenvolvidos três tipos de atividades: Oficinas de Formação e Diagnósticos, Ação Escolar de Ensino e Pesquisa e Oficinas de Socialização de Experiências. Os resultados mostram que pela socialização das experiências de ensino, os professores foram, paulatinamente, modificando suas práticas docentes, inicialmente pontuais e compartimentalizadas; no decorrer do trabalho, tais práticas foram alteradas com a inclusão de temáticas socioambientais abordadas de forma crítica, contextualizada, permanente, contínua e participativa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000300581
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000300581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320180030004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.3 2018
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958029193216