A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feijó, Rosemeri Nunes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Trindade, Helgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76211
Resumo: Este artigo tem como foco principal o processo de internacionalização da pós-graduação brasileira. Através da análise dos Boletins Informativos da Capes (InfoCAPES) do período de 1994 a 2002 e dos Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPG) de 1975 a 2011, observa-se que a internacionalização foi gradualmente sendo construída, aparecendo inicialmente como “inserção internacional”, como item de avaliação de cursos 6 e 7, até se tornar uma política pública para a pós-graduação brasileira no PNPG 2011-2020. Procura-se demonstrar, também, que algumas questões discutidas desde a década de 1990 ainda hoje são pautas das políticas da Capes para o sistema de pós-graduação, relacionadas à avaliação e à internacionalização.
id UFPR-4_9486c8847132e73cb4c64be83cf55751
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/76211
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileiraEducação; Planejamento e Avaliação EducacionalInternacionalização; Educação Superior; Pós-Graduação; CAPES; Política PúblicaAvaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas EducacionaisEste artigo tem como foco principal o processo de internacionalização da pós-graduação brasileira. Através da análise dos Boletins Informativos da Capes (InfoCAPES) do período de 1994 a 2002 e dos Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPG) de 1975 a 2011, observa-se que a internacionalização foi gradualmente sendo construída, aparecendo inicialmente como “inserção internacional”, como item de avaliação de cursos 6 e 7, até se tornar uma política pública para a pós-graduação brasileira no PNPG 2011-2020. Procura-se demonstrar, também, que algumas questões discutidas desde a década de 1990 ainda hoje são pautas das políticas da Capes para o sistema de pós-graduação, relacionadas à avaliação e à internacionalização.UFPRPPG Políticas Públicas/UFRGSCAPES Bolsa PDSEFeijó, Rosemeri NunesTrindade, Helgio2021-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76211Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76211/44751https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/76211/48291https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/76211/48292https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/76211/48343Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/76211Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileira
title A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileira
spellingShingle A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileira
Feijó, Rosemeri Nunes
Educação; Planejamento e Avaliação Educacional
Internacionalização; Educação Superior; Pós-Graduação; CAPES; Política Pública
Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
title_short A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileira
title_full A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileira
title_fullStr A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileira
title_full_unstemmed A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileira
title_sort A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileira
author Feijó, Rosemeri Nunes
author_facet Feijó, Rosemeri Nunes
Trindade, Helgio
author_role author
author2 Trindade, Helgio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PPG Políticas Públicas/UFRGS
CAPES Bolsa PDSE
dc.contributor.author.fl_str_mv Feijó, Rosemeri Nunes
Trindade, Helgio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Planejamento e Avaliação Educacional
Internacionalização; Educação Superior; Pós-Graduação; CAPES; Política Pública
Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
topic Educação; Planejamento e Avaliação Educacional
Internacionalização; Educação Superior; Pós-Graduação; CAPES; Política Pública
Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
description Este artigo tem como foco principal o processo de internacionalização da pós-graduação brasileira. Através da análise dos Boletins Informativos da Capes (InfoCAPES) do período de 1994 a 2002 e dos Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPG) de 1975 a 2011, observa-se que a internacionalização foi gradualmente sendo construída, aparecendo inicialmente como “inserção internacional”, como item de avaliação de cursos 6 e 7, até se tornar uma política pública para a pós-graduação brasileira no PNPG 2011-2020. Procura-se demonstrar, também, que algumas questões discutidas desde a década de 1990 ainda hoje são pautas das políticas da Capes para o sistema de pós-graduação, relacionadas à avaliação e à internacionalização.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76211
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76211/44751
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/76211/48291
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/76211/48292
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/76211/48343
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899763343360