A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76211 |
Resumo: | Este artigo tem como foco principal o processo de internacionalização da pós-graduação brasileira. Através da análise dos Boletins Informativos da Capes (InfoCAPES) do período de 1994 a 2002 e dos Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPG) de 1975 a 2011, observa-se que a internacionalização foi gradualmente sendo construída, aparecendo inicialmente como “inserção internacional”, como item de avaliação de cursos 6 e 7, até se tornar uma política pública para a pós-graduação brasileira no PNPG 2011-2020. Procura-se demonstrar, também, que algumas questões discutidas desde a década de 1990 ainda hoje são pautas das políticas da Capes para o sistema de pós-graduação, relacionadas à avaliação e à internacionalização. |
id |
UFPR-4_9486c8847132e73cb4c64be83cf55751 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/76211 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileiraEducação; Planejamento e Avaliação EducacionalInternacionalização; Educação Superior; Pós-Graduação; CAPES; Política PúblicaAvaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas EducacionaisEste artigo tem como foco principal o processo de internacionalização da pós-graduação brasileira. Através da análise dos Boletins Informativos da Capes (InfoCAPES) do período de 1994 a 2002 e dos Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPG) de 1975 a 2011, observa-se que a internacionalização foi gradualmente sendo construída, aparecendo inicialmente como “inserção internacional”, como item de avaliação de cursos 6 e 7, até se tornar uma política pública para a pós-graduação brasileira no PNPG 2011-2020. Procura-se demonstrar, também, que algumas questões discutidas desde a década de 1990 ainda hoje são pautas das políticas da Capes para o sistema de pós-graduação, relacionadas à avaliação e à internacionalização.UFPRPPG Políticas Públicas/UFRGSCAPES Bolsa PDSEFeijó, Rosemeri NunesTrindade, Helgio2021-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76211Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76211/44751https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/76211/48291https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/76211/48292https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/76211/48343Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/76211Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileira |
title |
A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileira |
spellingShingle |
A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileira Feijó, Rosemeri Nunes Educação; Planejamento e Avaliação Educacional Internacionalização; Educação Superior; Pós-Graduação; CAPES; Política Pública Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais |
title_short |
A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileira |
title_full |
A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileira |
title_fullStr |
A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileira |
title_full_unstemmed |
A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileira |
title_sort |
A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileira |
author |
Feijó, Rosemeri Nunes |
author_facet |
Feijó, Rosemeri Nunes Trindade, Helgio |
author_role |
author |
author2 |
Trindade, Helgio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PPG Políticas Públicas/UFRGS CAPES Bolsa PDSE |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feijó, Rosemeri Nunes Trindade, Helgio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Planejamento e Avaliação Educacional Internacionalização; Educação Superior; Pós-Graduação; CAPES; Política Pública Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais |
topic |
Educação; Planejamento e Avaliação Educacional Internacionalização; Educação Superior; Pós-Graduação; CAPES; Política Pública Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais |
description |
Este artigo tem como foco principal o processo de internacionalização da pós-graduação brasileira. Através da análise dos Boletins Informativos da Capes (InfoCAPES) do período de 1994 a 2002 e dos Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPG) de 1975 a 2011, observa-se que a internacionalização foi gradualmente sendo construída, aparecendo inicialmente como “inserção internacional”, como item de avaliação de cursos 6 e 7, até se tornar uma política pública para a pós-graduação brasileira no PNPG 2011-2020. Procura-se demonstrar, também, que algumas questões discutidas desde a década de 1990 ainda hoje são pautas das políticas da Capes para o sistema de pós-graduação, relacionadas à avaliação e à internacionalização. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76211 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76211/44751 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/76211/48291 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/76211/48292 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/76211/48343 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711899763343360 |