Literatura, literatura para a juventude e valores: da inculcação à interrogação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Butlen, Max
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62732
Resumo: A literatura sempre foi e continua sendo atravessada pela questão dos valores. Apesar de seu relativo sucesso no século XX, os formalistas e os estruturalistas não conseguiram eliminar essa questão dos valores. Pelo contrário, os trabalhos recentes lhe consagram um lugar cada vez maior (BUTLEN, 2017). Este lugar foi profundamente renovado, especialmente na literatura para a juventude, pois se trata sempre mais decisivamente de passar de uma postura de inculcação de valores a uma didática centrada sobre sua interrogação para combinar formação literária e formação pessoal. Como descrever e explicar essas evoluções? Por que valorizar os corpora e as abordagens que trabalham para combinar ética e estética, para promover enfim uma postura axiológica?
id UFPR-4_975c39e1072c428d1a5b01f6cd1a2d38
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/62732
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Literatura, literatura para a juventude e valores: da inculcação à interrogaçãoA literatura sempre foi e continua sendo atravessada pela questão dos valores. Apesar de seu relativo sucesso no século XX, os formalistas e os estruturalistas não conseguiram eliminar essa questão dos valores. Pelo contrário, os trabalhos recentes lhe consagram um lugar cada vez maior (BUTLEN, 2017). Este lugar foi profundamente renovado, especialmente na literatura para a juventude, pois se trata sempre mais decisivamente de passar de uma postura de inculcação de valores a uma didática centrada sobre sua interrogação para combinar formação literária e formação pessoal. Como descrever e explicar essas evoluções? Por que valorizar os corpora e as abordagens que trabalham para combinar ética e estética, para promover enfim uma postura axiológica?UFPRButlen, Max2018-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62732Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 19-38Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 19-38Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 19-381984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62732/37183Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-09T17:32:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/62732Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-01-09T17:32:29Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura, literatura para a juventude e valores: da inculcação à interrogação
title Literatura, literatura para a juventude e valores: da inculcação à interrogação
spellingShingle Literatura, literatura para a juventude e valores: da inculcação à interrogação
Butlen, Max
title_short Literatura, literatura para a juventude e valores: da inculcação à interrogação
title_full Literatura, literatura para a juventude e valores: da inculcação à interrogação
title_fullStr Literatura, literatura para a juventude e valores: da inculcação à interrogação
title_full_unstemmed Literatura, literatura para a juventude e valores: da inculcação à interrogação
title_sort Literatura, literatura para a juventude e valores: da inculcação à interrogação
author Butlen, Max
author_facet Butlen, Max
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Butlen, Max
dc.subject.none.fl_str_mv


description A literatura sempre foi e continua sendo atravessada pela questão dos valores. Apesar de seu relativo sucesso no século XX, os formalistas e os estruturalistas não conseguiram eliminar essa questão dos valores. Pelo contrário, os trabalhos recentes lhe consagram um lugar cada vez maior (BUTLEN, 2017). Este lugar foi profundamente renovado, especialmente na literatura para a juventude, pois se trata sempre mais decisivamente de passar de uma postura de inculcação de valores a uma didática centrada sobre sua interrogação para combinar formação literária e formação pessoal. Como descrever e explicar essas evoluções? Por que valorizar os corpora e as abordagens que trabalham para combinar ética e estética, para promover enfim uma postura axiológica?
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62732
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62732/37183
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 19-38
Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 19-38
Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 19-38
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892202061825