A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Glauco Gomes de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29987
Resumo: Este artigo discute sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e levanta preocupações contemporâneas sobre o papel do professor da educação básica como um produtor de conhecimento. Este estudo tem como objetivo analisar a utilização das TIC como um artefato usado para mediar o processo de produção de conhecimento; também realiza uma pesquisa ex­ploratória e qualitativa, por meio de análise documental, a fim de apresentar discussões sobre como os professores da Educação Básica do Estado do Paraná (Brasil), estão envolvidos no processo de produção, sistematização e divulgação do conteúdo educacional na Internet. Finalmente, apresenta algumas análises para relacionar as diferentes formas de participação do professor na formação de comunidades de prática dessa natureza.
id UFPR-4_9838ffcd9527e8576dc0092fb47da334
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/29987
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de práticaTópicos Específicos de EducaçãoSaberes Docentes; Tecnologia Educacional; Formação de Professores; Produção de Conhecimento; Formação Continuada; Comunidades de PráticaTecnologia EducacionalEste artigo discute sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e levanta preocupações contemporâneas sobre o papel do professor da educação básica como um produtor de conhecimento. Este estudo tem como objetivo analisar a utilização das TIC como um artefato usado para mediar o processo de produção de conhecimento; também realiza uma pesquisa ex­ploratória e qualitativa, por meio de análise documental, a fim de apresentar discussões sobre como os professores da Educação Básica do Estado do Paraná (Brasil), estão envolvidos no processo de produção, sistematização e divulgação do conteúdo educacional na Internet. Finalmente, apresenta algumas análises para relacionar as diferentes formas de participação do professor na formação de comunidades de prática dessa natureza.UFPRMenezes, Glauco Gomes de2013-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29987Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 283-299Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 283-299Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 283-2991984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29987/22085https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29987/30699info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-13T18:03:47Zoai:revistas.ufpr.br:article/29987Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-09-13T18:03:47Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática
title A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática
spellingShingle A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática
Menezes, Glauco Gomes de
Tópicos Específicos de Educação
Saberes Docentes; Tecnologia Educacional; Formação de Professores; Produção de Conhecimento; Formação Continuada; Comunidades de Prática
Tecnologia Educacional
title_short A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática
title_full A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática
title_fullStr A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática
title_full_unstemmed A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática
title_sort A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática
author Menezes, Glauco Gomes de
author_facet Menezes, Glauco Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Glauco Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Tópicos Específicos de Educação
Saberes Docentes; Tecnologia Educacional; Formação de Professores; Produção de Conhecimento; Formação Continuada; Comunidades de Prática
Tecnologia Educacional
topic Tópicos Específicos de Educação
Saberes Docentes; Tecnologia Educacional; Formação de Professores; Produção de Conhecimento; Formação Continuada; Comunidades de Prática
Tecnologia Educacional
description Este artigo discute sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e levanta preocupações contemporâneas sobre o papel do professor da educação básica como um produtor de conhecimento. Este estudo tem como objetivo analisar a utilização das TIC como um artefato usado para mediar o processo de produção de conhecimento; também realiza uma pesquisa ex­ploratória e qualitativa, por meio de análise documental, a fim de apresentar discussões sobre como os professores da Educação Básica do Estado do Paraná (Brasil), estão envolvidos no processo de produção, sistematização e divulgação do conteúdo educacional na Internet. Finalmente, apresenta algumas análises para relacionar as diferentes formas de participação do professor na formação de comunidades de prática dessa natureza.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29987
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29987/22085
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29987/30699
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 283-299
Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 283-299
Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 283-299
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897559236608