A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29987 |
Resumo: | Este artigo discute sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e levanta preocupações contemporâneas sobre o papel do professor da educação básica como um produtor de conhecimento. Este estudo tem como objetivo analisar a utilização das TIC como um artefato usado para mediar o processo de produção de conhecimento; também realiza uma pesquisa exploratória e qualitativa, por meio de análise documental, a fim de apresentar discussões sobre como os professores da Educação Básica do Estado do Paraná (Brasil), estão envolvidos no processo de produção, sistematização e divulgação do conteúdo educacional na Internet. Finalmente, apresenta algumas análises para relacionar as diferentes formas de participação do professor na formação de comunidades de prática dessa natureza. |
id |
UFPR-4_9838ffcd9527e8576dc0092fb47da334 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/29987 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de práticaTópicos Específicos de EducaçãoSaberes Docentes; Tecnologia Educacional; Formação de Professores; Produção de Conhecimento; Formação Continuada; Comunidades de PráticaTecnologia EducacionalEste artigo discute sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e levanta preocupações contemporâneas sobre o papel do professor da educação básica como um produtor de conhecimento. Este estudo tem como objetivo analisar a utilização das TIC como um artefato usado para mediar o processo de produção de conhecimento; também realiza uma pesquisa exploratória e qualitativa, por meio de análise documental, a fim de apresentar discussões sobre como os professores da Educação Básica do Estado do Paraná (Brasil), estão envolvidos no processo de produção, sistematização e divulgação do conteúdo educacional na Internet. Finalmente, apresenta algumas análises para relacionar as diferentes formas de participação do professor na formação de comunidades de prática dessa natureza.UFPRMenezes, Glauco Gomes de2013-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29987Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 283-299Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 283-299Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 283-2991984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29987/22085https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29987/30699info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-13T18:03:47Zoai:revistas.ufpr.br:article/29987Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-09-13T18:03:47Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática |
title |
A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática |
spellingShingle |
A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática Menezes, Glauco Gomes de Tópicos Específicos de Educação Saberes Docentes; Tecnologia Educacional; Formação de Professores; Produção de Conhecimento; Formação Continuada; Comunidades de Prática Tecnologia Educacional |
title_short |
A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática |
title_full |
A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática |
title_fullStr |
A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática |
title_full_unstemmed |
A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática |
title_sort |
A utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática |
author |
Menezes, Glauco Gomes de |
author_facet |
Menezes, Glauco Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Glauco Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tópicos Específicos de Educação Saberes Docentes; Tecnologia Educacional; Formação de Professores; Produção de Conhecimento; Formação Continuada; Comunidades de Prática Tecnologia Educacional |
topic |
Tópicos Específicos de Educação Saberes Docentes; Tecnologia Educacional; Formação de Professores; Produção de Conhecimento; Formação Continuada; Comunidades de Prática Tecnologia Educacional |
description |
Este artigo discute sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e levanta preocupações contemporâneas sobre o papel do professor da educação básica como um produtor de conhecimento. Este estudo tem como objetivo analisar a utilização das TIC como um artefato usado para mediar o processo de produção de conhecimento; também realiza uma pesquisa exploratória e qualitativa, por meio de análise documental, a fim de apresentar discussões sobre como os professores da Educação Básica do Estado do Paraná (Brasil), estão envolvidos no processo de produção, sistematização e divulgação do conteúdo educacional na Internet. Finalmente, apresenta algumas análises para relacionar as diferentes formas de participação do professor na formação de comunidades de prática dessa natureza. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29987 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29987/22085 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29987/30699 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 283-299 Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 283-299 Educar em Revista; v. 30, n. 51 (2014); p. 283-299 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897559236608 |