Estudantes do Proeja: de percursos negados a outras possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gomes, Maria de Fátima Feitosa Amorim, Marinho, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82026
Resumo: Este artigo tem por base uma pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2014-2015), tendo como objetivo conhecer e compreender os perfis demográficos, socioeconômicos e educacionais dos estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Instituto Federal de Alagoas, especificamente nos cursos Técnicos em Cozinha e Hospedagem. Metodologicamente assumiu-se uma abordagem qualiquantitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, realizadas com 63 estudantes de ambos os cursos. Entre outras dimensões, os dados mostraram que os estudantes são, na sua maioria, provenientes do interior do estado, tendo contribuído para construção social de uma subcidadania urbana, e no referido Programa, vivenciam novas possibilidades e perspectivas de crescimento na vida pessoal e profissional, realimentados por um sentimento de valorização de si. Os dados deste estudo contribuem para (re)pensar as políticas públicas que podem favorecer o acesso e a permanência dos jovens e adultos a processos de educação e formação e, concomitantemente, no avanço da escolarização e para a formação de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
id UFPR-4_9f30e8324678c5aa714aad4ba4105f4c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/82026
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Estudantes do Proeja: de percursos negados a outras possibilidadesEducação; Fundamentos da EducaçãoProeja; Cursos profissionais; Perfis dos estudantes.Este artigo tem por base uma pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2014-2015), tendo como objetivo conhecer e compreender os perfis demográficos, socioeconômicos e educacionais dos estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Instituto Federal de Alagoas, especificamente nos cursos Técnicos em Cozinha e Hospedagem. Metodologicamente assumiu-se uma abordagem qualiquantitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, realizadas com 63 estudantes de ambos os cursos. Entre outras dimensões, os dados mostraram que os estudantes são, na sua maioria, provenientes do interior do estado, tendo contribuído para construção social de uma subcidadania urbana, e no referido Programa, vivenciam novas possibilidades e perspectivas de crescimento na vida pessoal e profissional, realimentados por um sentimento de valorização de si. Os dados deste estudo contribuem para (re)pensar as políticas públicas que podem favorecer o acesso e a permanência dos jovens e adultos a processos de educação e formação e, concomitantemente, no avanço da escolarização e para a formação de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA).UFPRFreitas, Marinaide Lima de QueirozGomes, Maria de Fátima Feitosa AmorimMarinho, Paulo2022-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82026Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 20221984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82026/45837https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82026/45838Direitos autorais 2022 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-04T13:45:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/82026Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-04-04T13:45:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudantes do Proeja: de percursos negados a outras possibilidades
title Estudantes do Proeja: de percursos negados a outras possibilidades
spellingShingle Estudantes do Proeja: de percursos negados a outras possibilidades
Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
Educação; Fundamentos da Educação
Proeja; Cursos profissionais; Perfis dos estudantes.
title_short Estudantes do Proeja: de percursos negados a outras possibilidades
title_full Estudantes do Proeja: de percursos negados a outras possibilidades
title_fullStr Estudantes do Proeja: de percursos negados a outras possibilidades
title_full_unstemmed Estudantes do Proeja: de percursos negados a outras possibilidades
title_sort Estudantes do Proeja: de percursos negados a outras possibilidades
author Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
author_facet Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
Gomes, Maria de Fátima Feitosa Amorim
Marinho, Paulo
author_role author
author2 Gomes, Maria de Fátima Feitosa Amorim
Marinho, Paulo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
Gomes, Maria de Fátima Feitosa Amorim
Marinho, Paulo
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Fundamentos da Educação
Proeja; Cursos profissionais; Perfis dos estudantes.
topic Educação; Fundamentos da Educação
Proeja; Cursos profissionais; Perfis dos estudantes.
description Este artigo tem por base uma pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2014-2015), tendo como objetivo conhecer e compreender os perfis demográficos, socioeconômicos e educacionais dos estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Instituto Federal de Alagoas, especificamente nos cursos Técnicos em Cozinha e Hospedagem. Metodologicamente assumiu-se uma abordagem qualiquantitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, realizadas com 63 estudantes de ambos os cursos. Entre outras dimensões, os dados mostraram que os estudantes são, na sua maioria, provenientes do interior do estado, tendo contribuído para construção social de uma subcidadania urbana, e no referido Programa, vivenciam novas possibilidades e perspectivas de crescimento na vida pessoal e profissional, realimentados por um sentimento de valorização de si. Os dados deste estudo contribuem para (re)pensar as políticas públicas que podem favorecer o acesso e a permanência dos jovens e adultos a processos de educação e formação e, concomitantemente, no avanço da escolarização e para a formação de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82026
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82026
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82026/45837
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82026/45838
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900318040064