Notas introdutórias sobre a educação não escolar em pesquisas educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86710 |
Resumo: | O texto tem como objetivo analisar experiências em pesquisas educacionais que se inscrevem em critérios da prática educativa e no exercício de tradução de processos educativos de natureza não escolar produzidas por pesquisadores e membros do Grupo de pesquisa História da Educação na Amazônia, albergado na Linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Organiza-se metodologicamente como um texto de natureza qualitativa consubstanciado por revisão bibliográfica e documental, teoricamente assentado numa concepção alargada de educação, vista como cultura, a partir do qual identificamos a educação não escolar na literatura pedagógica, na constituição de um campo e de produção do conhecimento epistemologicamente gestado no intercâmbio interdisciplinar que mobiliza diferentes espaços, sujeitos, temporalidades, engendrando possibilidades de constituição de conhecimentos necessários ao campo educacional. |
id |
UFPR-4_9f59d5aeb68a56066ea075e967536d91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/86710 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Notas introdutórias sobre a educação não escolar em pesquisas educacionaisCiências Humanas; EducaçãoEducação não escolar; Pesquisa em educação; EpistemologiaEducação não escolarO texto tem como objetivo analisar experiências em pesquisas educacionais que se inscrevem em critérios da prática educativa e no exercício de tradução de processos educativos de natureza não escolar produzidas por pesquisadores e membros do Grupo de pesquisa História da Educação na Amazônia, albergado na Linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Organiza-se metodologicamente como um texto de natureza qualitativa consubstanciado por revisão bibliográfica e documental, teoricamente assentado numa concepção alargada de educação, vista como cultura, a partir do qual identificamos a educação não escolar na literatura pedagógica, na constituição de um campo e de produção do conhecimento epistemologicamente gestado no intercâmbio interdisciplinar que mobiliza diferentes espaços, sujeitos, temporalidades, engendrando possibilidades de constituição de conhecimentos necessários ao campo educacional.UFPRSousa, MARCIO BARRADASBorges, CARLOS NAZARENO FERREIRA2023-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86710Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86710Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86710Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e867101984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporspahttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86710/50908https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86710/50909Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:18:27Zoai:revistas.ufpr.br:article/86710Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:18:27Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Notas introdutórias sobre a educação não escolar em pesquisas educacionais |
title |
Notas introdutórias sobre a educação não escolar em pesquisas educacionais |
spellingShingle |
Notas introdutórias sobre a educação não escolar em pesquisas educacionais Sousa, MARCIO BARRADAS Ciências Humanas; Educação Educação não escolar; Pesquisa em educação; Epistemologia Educação não escolar |
title_short |
Notas introdutórias sobre a educação não escolar em pesquisas educacionais |
title_full |
Notas introdutórias sobre a educação não escolar em pesquisas educacionais |
title_fullStr |
Notas introdutórias sobre a educação não escolar em pesquisas educacionais |
title_full_unstemmed |
Notas introdutórias sobre a educação não escolar em pesquisas educacionais |
title_sort |
Notas introdutórias sobre a educação não escolar em pesquisas educacionais |
author |
Sousa, MARCIO BARRADAS |
author_facet |
Sousa, MARCIO BARRADAS Borges, CARLOS NAZARENO FERREIRA |
author_role |
author |
author2 |
Borges, CARLOS NAZARENO FERREIRA |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, MARCIO BARRADAS Borges, CARLOS NAZARENO FERREIRA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas; Educação Educação não escolar; Pesquisa em educação; Epistemologia Educação não escolar |
topic |
Ciências Humanas; Educação Educação não escolar; Pesquisa em educação; Epistemologia Educação não escolar |
description |
O texto tem como objetivo analisar experiências em pesquisas educacionais que se inscrevem em critérios da prática educativa e no exercício de tradução de processos educativos de natureza não escolar produzidas por pesquisadores e membros do Grupo de pesquisa História da Educação na Amazônia, albergado na Linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Organiza-se metodologicamente como um texto de natureza qualitativa consubstanciado por revisão bibliográfica e documental, teoricamente assentado numa concepção alargada de educação, vista como cultura, a partir do qual identificamos a educação não escolar na literatura pedagógica, na constituição de um campo e de produção do conhecimento epistemologicamente gestado no intercâmbio interdisciplinar que mobiliza diferentes espaços, sujeitos, temporalidades, engendrando possibilidades de constituição de conhecimentos necessários ao campo educacional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86710 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por spa |
language |
por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86710/50908 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86710/50909 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86710 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86710 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86710 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900844425216 |