Notas introdutórias sobre a educação não escolar em pesquisas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, MARCIO BARRADAS
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Borges, CARLOS NAZARENO FERREIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86710
Resumo: O texto tem como objetivo analisar experiências em pesquisas educacionais que se inscrevem em critérios da prática educativa e no exercício de tradução de processos educativos de natureza não escolar produzidas por pesquisadores e membros do Grupo de pesquisa História da Educação na Amazônia, albergado na Linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Organiza-se metodologicamente como um texto de natureza qualitativa consubstanciado por revisão bibliográfica e documental, teoricamente assentado numa concepção alargada de educação, vista como cultura, a partir do qual identificamos a educação não escolar na literatura pedagógica, na constituição de um campo e de produção do conhecimento epistemologicamente gestado no intercâmbio interdisciplinar que mobiliza diferentes espaços, sujeitos, temporalidades, engendrando possibilidades de constituição de conhecimentos necessários ao campo educacional.
id UFPR-4_9f59d5aeb68a56066ea075e967536d91
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/86710
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Notas introdutórias sobre a educação não escolar em pesquisas educacionaisCiências Humanas; EducaçãoEducação não escolar; Pesquisa em educação; EpistemologiaEducação não escolarO texto tem como objetivo analisar experiências em pesquisas educacionais que se inscrevem em critérios da prática educativa e no exercício de tradução de processos educativos de natureza não escolar produzidas por pesquisadores e membros do Grupo de pesquisa História da Educação na Amazônia, albergado na Linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Organiza-se metodologicamente como um texto de natureza qualitativa consubstanciado por revisão bibliográfica e documental, teoricamente assentado numa concepção alargada de educação, vista como cultura, a partir do qual identificamos a educação não escolar na literatura pedagógica, na constituição de um campo e de produção do conhecimento epistemologicamente gestado no intercâmbio interdisciplinar que mobiliza diferentes espaços, sujeitos, temporalidades, engendrando possibilidades de constituição de conhecimentos necessários ao campo educacional.UFPRSousa, MARCIO BARRADASBorges, CARLOS NAZARENO FERREIRA2023-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86710Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86710Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86710Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e867101984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporspahttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86710/50908https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86710/50909Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:18:27Zoai:revistas.ufpr.br:article/86710Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:18:27Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Notas introdutórias sobre a educação não escolar em pesquisas educacionais
title Notas introdutórias sobre a educação não escolar em pesquisas educacionais
spellingShingle Notas introdutórias sobre a educação não escolar em pesquisas educacionais
Sousa, MARCIO BARRADAS
Ciências Humanas; Educação
Educação não escolar; Pesquisa em educação; Epistemologia
Educação não escolar
title_short Notas introdutórias sobre a educação não escolar em pesquisas educacionais
title_full Notas introdutórias sobre a educação não escolar em pesquisas educacionais
title_fullStr Notas introdutórias sobre a educação não escolar em pesquisas educacionais
title_full_unstemmed Notas introdutórias sobre a educação não escolar em pesquisas educacionais
title_sort Notas introdutórias sobre a educação não escolar em pesquisas educacionais
author Sousa, MARCIO BARRADAS
author_facet Sousa, MARCIO BARRADAS
Borges, CARLOS NAZARENO FERREIRA
author_role author
author2 Borges, CARLOS NAZARENO FERREIRA
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, MARCIO BARRADAS
Borges, CARLOS NAZARENO FERREIRA
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas; Educação
Educação não escolar; Pesquisa em educação; Epistemologia
Educação não escolar
topic Ciências Humanas; Educação
Educação não escolar; Pesquisa em educação; Epistemologia
Educação não escolar
description O texto tem como objetivo analisar experiências em pesquisas educacionais que se inscrevem em critérios da prática educativa e no exercício de tradução de processos educativos de natureza não escolar produzidas por pesquisadores e membros do Grupo de pesquisa História da Educação na Amazônia, albergado na Linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Organiza-se metodologicamente como um texto de natureza qualitativa consubstanciado por revisão bibliográfica e documental, teoricamente assentado numa concepção alargada de educação, vista como cultura, a partir do qual identificamos a educação não escolar na literatura pedagógica, na constituição de um campo e de produção do conhecimento epistemologicamente gestado no intercâmbio interdisciplinar que mobiliza diferentes espaços, sujeitos, temporalidades, engendrando possibilidades de constituição de conhecimentos necessários ao campo educacional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86710
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86710
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
language por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86710/50908
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86710/50909
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86710
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86710
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86710
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900844425216