Practical curricular training of teachers
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5838 |
Resumo: | Partindo da premissa de que a dimensão prática deve ser considerada naformação inicial de professores, entendemos que o Estágio Curricular, sebem fundamentado, estruturado e orientado, configura-se como um momentorelevante na perspectiva curricular do processo de formação prática dos futurosprofessores. Dessa forma, o presente artigo apresenta algumas reflexões ediscussões, oriundas de uma investigação qualitativa, sobre a importância e opapel do Estágio Curricular na formação prática de alunos. Os sujeitos destapesquisa são alunos concluintes do Curso Normal Superior da Universidadedo Vale do Paraíba (UNIVAP). A partir da interpretação de diferentes autores(LIMA, 2001; TARDIF, 2002; PIMENTA,2001; GÓMEZ, 2000), compreendemosa prática enquanto práxis, uma vez que, permeada por um processo dereflexão, ela pode ser construída e reconstruída, objetivando a transformaçãoda realidade escolar. Sendo assim, evidenciamos, nos relatórios apresentadose nos discursos dos alunos, as aprendizagens práticas consideradas construídasdurante o estágio. Analisamos os dados recolhidos, à luz da teoria estudadasobre a formação prática e profissional dos professores. Identificamos osaspectos favoráveis e desfavoráveis da realização do estágio curricular nadimensão de ser um espaço/tempo, também destinado à construção de conhecimentospráticos na formação dos professores. E, finalmente, propomos novasperspectivas para a orientação e realização do estágio curricular na formaçãode professores, centradas na relevância da formação prática e na articulaçãoentre todas as disciplinas do curso de formação. |
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Practical curricular training of teachersA formação prática de professores no estágio curricularteacher training; pedagogical practice; practical curricular training; formação de professores; prática pedagógica; estágio curricularPartindo da premissa de que a dimensão prática deve ser considerada naformação inicial de professores, entendemos que o Estágio Curricular, sebem fundamentado, estruturado e orientado, configura-se como um momentorelevante na perspectiva curricular do processo de formação prática dos futurosprofessores. Dessa forma, o presente artigo apresenta algumas reflexões ediscussões, oriundas de uma investigação qualitativa, sobre a importância e opapel do Estágio Curricular na formação prática de alunos. Os sujeitos destapesquisa são alunos concluintes do Curso Normal Superior da Universidadedo Vale do Paraíba (UNIVAP). A partir da interpretação de diferentes autores(LIMA, 2001; TARDIF, 2002; PIMENTA,2001; GÓMEZ, 2000), compreendemosa prática enquanto práxis, uma vez que, permeada por um processo dereflexão, ela pode ser construída e reconstruída, objetivando a transformaçãoda realidade escolar. Sendo assim, evidenciamos, nos relatórios apresentadose nos discursos dos alunos, as aprendizagens práticas consideradas construídasdurante o estágio. Analisamos os dados recolhidos, à luz da teoria estudadasobre a formação prática e profissional dos professores. Identificamos osaspectos favoráveis e desfavoráveis da realização do estágio curricular nadimensão de ser um espaço/tempo, também destinado à construção de conhecimentospráticos na formação dos professores. E, finalmente, propomos novasperspectivas para a orientação e realização do estágio curricular na formaçãode professores, centradas na relevância da formação prática e na articulaçãoentre todas as disciplinas do curso de formação.Based on the premise that the practical dimension must be consideredin the initial training of teachers, we understand that curricular training, ifwell founded, structured and oriented, is relevant to the curricular outlook ofthe practical training process for future teachers. This article presents somereflections and discussions, stemming from a qualitative investigation, aboutthe importance of the role of curricular training in the practical preparationof the students. The subjects of this research are students who have finishedthe Teacher Training Course at the University of Paraíba Valley (UNIVAP).Based on the interpretation of different authors (LIMA, 2001; TARDIF,2002; PIMENTA, 2001; GÓMEZ, 2000), we understand practice as praxis,since, in being permeated by a process of reflection, it can be constructedand reconstructed, with a view of transforming the school. Thus we see thepractical learning considered to have been achieved during the training in thereports presented and in the students’ discourse. We analyze the data collected,in the light of the theory studied on the practical and professional trainingof teachers. We identify the favorable and unfavorable aspects of practicalcurricular training from the space/time point of view, which is also intendedto promote practical knowledge in teacher training. Finally, we propose newperspectives for the orientation and execution of practical curricular training ofteachers, centered on the relevance of practical training and on the articulationof all the disciplines on the training course.UFPR2008-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5838Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 215-232Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 215-232Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 215-2321984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5838/9382https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5838/31123Santos Felício, Helena Maria dosOliveira, Ronaldo Alexandre deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:06:08Zoai:revistas.ufpr.br:article/5838Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:06:08Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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