Practical curricular training of teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Felício, Helena Maria dos
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Oliveira, Ronaldo Alexandre de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5838
Resumo: Partindo da premissa de que a dimensão prática deve ser considerada naformação inicial de professores, entendemos que o Estágio Curricular, sebem fundamentado, estruturado e orientado, configura-se como um momentorelevante na perspectiva curricular do processo de formação prática dos futurosprofessores. Dessa forma, o presente artigo apresenta algumas reflexões ediscussões, oriundas de uma investigação qualitativa, sobre a importância e opapel do Estágio Curricular na formação prática de alunos. Os sujeitos destapesquisa são alunos concluintes do Curso Normal Superior da Universidadedo Vale do Paraíba (UNIVAP). A partir da interpretação de diferentes autores(LIMA, 2001; TARDIF, 2002; PIMENTA,2001; GÓMEZ, 2000), compreendemosa prática enquanto práxis, uma vez que, permeada por um processo dereflexão, ela pode ser construída e reconstruída, objetivando a transformaçãoda realidade escolar. Sendo assim, evidenciamos, nos relatórios apresentadose nos discursos dos alunos, as aprendizagens práticas consideradas construídasdurante o estágio. Analisamos os dados recolhidos, à luz da teoria estudadasobre a formação prática e profissional dos professores. Identificamos osaspectos favoráveis e desfavoráveis da realização do estágio curricular nadimensão de ser um espaço/tempo, também destinado à construção de conhecimentospráticos na formação dos professores. E, finalmente, propomos novasperspectivas para a orientação e realização do estágio curricular na formaçãode professores, centradas na relevância da formação prática e na articulaçãoentre todas as disciplinas do curso de formação.
id UFPR-4_a1533e63eddccceeceb6f63e7e481110
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/5838
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Practical curricular training of teachersA formação prática de professores no estágio curricularteacher training; pedagogical practice; practical curricular training; formação de professores; prática pedagógica; estágio curricularPartindo da premissa de que a dimensão prática deve ser considerada naformação inicial de professores, entendemos que o Estágio Curricular, sebem fundamentado, estruturado e orientado, configura-se como um momentorelevante na perspectiva curricular do processo de formação prática dos futurosprofessores. Dessa forma, o presente artigo apresenta algumas reflexões ediscussões, oriundas de uma investigação qualitativa, sobre a importância e opapel do Estágio Curricular na formação prática de alunos. Os sujeitos destapesquisa são alunos concluintes do Curso Normal Superior da Universidadedo Vale do Paraíba (UNIVAP). A partir da interpretação de diferentes autores(LIMA, 2001; TARDIF, 2002; PIMENTA,2001; GÓMEZ, 2000), compreendemosa prática enquanto práxis, uma vez que, permeada por um processo dereflexão, ela pode ser construída e reconstruída, objetivando a transformaçãoda realidade escolar. Sendo assim, evidenciamos, nos relatórios apresentadose nos discursos dos alunos, as aprendizagens práticas consideradas construídasdurante o estágio. Analisamos os dados recolhidos, à luz da teoria estudadasobre a formação prática e profissional dos professores. Identificamos osaspectos favoráveis e desfavoráveis da realização do estágio curricular nadimensão de ser um espaço/tempo, também destinado à construção de conhecimentospráticos na formação dos professores. E, finalmente, propomos novasperspectivas para a orientação e realização do estágio curricular na formaçãode professores, centradas na relevância da formação prática e na articulaçãoentre todas as disciplinas do curso de formação.Based on the premise that the practical dimension must be consideredin the initial training of teachers, we understand that curricular training, ifwell founded, structured and oriented, is relevant to the curricular outlook ofthe practical training process for future teachers. This article presents somereflections and discussions, stemming from a qualitative investigation, aboutthe importance of the role of curricular training in the practical preparationof the students. The subjects of this research are students who have finishedthe Teacher Training Course at the University of Paraíba Valley (UNIVAP).Based on the interpretation of different authors (LIMA, 2001; TARDIF,2002; PIMENTA, 2001; GÓMEZ, 2000), we understand practice as praxis,since, in being permeated by a process of reflection, it can be constructedand reconstructed, with a view of transforming the school. Thus we see thepractical learning considered to have been achieved during the training in thereports presented and in the students’ discourse. We analyze the data collected,in the light of the theory studied on the practical and professional trainingof teachers. We identify the favorable and unfavorable aspects of practicalcurricular training from the space/time point of view, which is also intendedto promote practical knowledge in teacher training. Finally, we propose newperspectives for the orientation and execution of practical curricular training ofteachers, centered on the relevance of practical training and on the articulationof all the disciplines on the training course.UFPR2008-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5838Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 215-232Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 215-232Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 215-2321984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5838/9382https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5838/31123Santos Felício, Helena Maria dosOliveira, Ronaldo Alexandre deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:06:08Zoai:revistas.ufpr.br:article/5838Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:06:08Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Practical curricular training of teachers
A formação prática de professores no estágio curricular
title Practical curricular training of teachers
spellingShingle Practical curricular training of teachers
Santos Felício, Helena Maria dos
teacher training; pedagogical practice; practical curricular training; formação de professores; prática pedagógica; estágio curricular
title_short Practical curricular training of teachers
title_full Practical curricular training of teachers
title_fullStr Practical curricular training of teachers
title_full_unstemmed Practical curricular training of teachers
title_sort Practical curricular training of teachers
author Santos Felício, Helena Maria dos
author_facet Santos Felício, Helena Maria dos
Oliveira, Ronaldo Alexandre de
author_role author
author2 Oliveira, Ronaldo Alexandre de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Felício, Helena Maria dos
Oliveira, Ronaldo Alexandre de
dc.subject.por.fl_str_mv teacher training; pedagogical practice; practical curricular training; formação de professores; prática pedagógica; estágio curricular
topic teacher training; pedagogical practice; practical curricular training; formação de professores; prática pedagógica; estágio curricular
description Partindo da premissa de que a dimensão prática deve ser considerada naformação inicial de professores, entendemos que o Estágio Curricular, sebem fundamentado, estruturado e orientado, configura-se como um momentorelevante na perspectiva curricular do processo de formação prática dos futurosprofessores. Dessa forma, o presente artigo apresenta algumas reflexões ediscussões, oriundas de uma investigação qualitativa, sobre a importância e opapel do Estágio Curricular na formação prática de alunos. Os sujeitos destapesquisa são alunos concluintes do Curso Normal Superior da Universidadedo Vale do Paraíba (UNIVAP). A partir da interpretação de diferentes autores(LIMA, 2001; TARDIF, 2002; PIMENTA,2001; GÓMEZ, 2000), compreendemosa prática enquanto práxis, uma vez que, permeada por um processo dereflexão, ela pode ser construída e reconstruída, objetivando a transformaçãoda realidade escolar. Sendo assim, evidenciamos, nos relatórios apresentadose nos discursos dos alunos, as aprendizagens práticas consideradas construídasdurante o estágio. Analisamos os dados recolhidos, à luz da teoria estudadasobre a formação prática e profissional dos professores. Identificamos osaspectos favoráveis e desfavoráveis da realização do estágio curricular nadimensão de ser um espaço/tempo, também destinado à construção de conhecimentospráticos na formação dos professores. E, finalmente, propomos novasperspectivas para a orientação e realização do estágio curricular na formaçãode professores, centradas na relevância da formação prática e na articulaçãoentre todas as disciplinas do curso de formação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5838
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5838/9382
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5838/31123
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 215-232
Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 215-232
Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 215-232
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894739615744