PRACTICE AS A CURRICULAR COMPONENT IN INITIAL GEOGRAPHY TRAINING: FIRST DISCUSSIONS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Gomes, Viviane Caetano
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Melo Sampaio, Adriany Ávila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/42608
Resumo: Nos últimos tempos, medidas e ações foram empreendidas estabelecendo reformas e orientando políticas de formação inicial docente no Brasil. Uma dessas orientações refere-se às Diretrizes Curriculares Nacionais que enfatizam uma nova concepção no modelo de professor pautada na superação da dicotomia entre teoria e prática e, por conseguinte, no diálogo entre disciplinas específicas e disciplinas de caráter pedagógico. É nesse contexto que se institucionaliza a prática como componente curricular. Consideradas essas questões, o presente trabalho constitui-se num recorte teórico de uma pesquisa sobre a formação inicial docente em Geografia a partir da prática como componente curricular, sua relação com o estágio supervisionado e seus reflexos no campo teórico e profissional ao longo desta formação.
id UFU-16_4b6ccecb5c710e2aefddec0ec85017e5
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/42608
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling PRACTICE AS A CURRICULAR COMPONENT IN INITIAL GEOGRAPHY TRAINING: FIRST DISCUSSIONSA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE GEOGRAFIA: PRIMEIRAS DISCUSSÕES teoria-práticaformação docente em Geografiaestágio supervisionado.theory-practicepractice as a curricular componentteacher training in GeographyNos últimos tempos, medidas e ações foram empreendidas estabelecendo reformas e orientando políticas de formação inicial docente no Brasil. Uma dessas orientações refere-se às Diretrizes Curriculares Nacionais que enfatizam uma nova concepção no modelo de professor pautada na superação da dicotomia entre teoria e prática e, por conseguinte, no diálogo entre disciplinas específicas e disciplinas de caráter pedagógico. É nesse contexto que se institucionaliza a prática como componente curricular. Consideradas essas questões, o presente trabalho constitui-se num recorte teórico de uma pesquisa sobre a formação inicial docente em Geografia a partir da prática como componente curricular, sua relação com o estágio supervisionado e seus reflexos no campo teórico e profissional ao longo desta formação.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2019-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/4260810.14393/RCG207042608Caminhos de Geografia; Vol. 20 No. 70 (2019): Junho; 215-229Caminhos de Geografia; Vol. 20 Núm. 70 (2019): Junho; 215-229Caminhos de Geografia; v. 20 n. 70 (2019): Junho; 215-2291678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/42608/26626Copyright (c) 2019 VIVIANE CAETANO FERREIRA GOMES, Adriany Ávila Melo Sampaioinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Gomes, Viviane CaetanoMelo Sampaio, Adriany Ávila2019-08-28T14:29:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/42608Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2019-08-28T14:29:18Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv PRACTICE AS A CURRICULAR COMPONENT IN INITIAL GEOGRAPHY TRAINING: FIRST DISCUSSIONS
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE GEOGRAFIA: PRIMEIRAS DISCUSSÕES
title PRACTICE AS A CURRICULAR COMPONENT IN INITIAL GEOGRAPHY TRAINING: FIRST DISCUSSIONS
spellingShingle PRACTICE AS A CURRICULAR COMPONENT IN INITIAL GEOGRAPHY TRAINING: FIRST DISCUSSIONS
Ferreira Gomes, Viviane Caetano
teoria-prática
formação docente em Geografia
estágio supervisionado.
theory-practice
practice as a curricular component
teacher training in Geography
title_short PRACTICE AS A CURRICULAR COMPONENT IN INITIAL GEOGRAPHY TRAINING: FIRST DISCUSSIONS
title_full PRACTICE AS A CURRICULAR COMPONENT IN INITIAL GEOGRAPHY TRAINING: FIRST DISCUSSIONS
title_fullStr PRACTICE AS A CURRICULAR COMPONENT IN INITIAL GEOGRAPHY TRAINING: FIRST DISCUSSIONS
title_full_unstemmed PRACTICE AS A CURRICULAR COMPONENT IN INITIAL GEOGRAPHY TRAINING: FIRST DISCUSSIONS
title_sort PRACTICE AS A CURRICULAR COMPONENT IN INITIAL GEOGRAPHY TRAINING: FIRST DISCUSSIONS
author Ferreira Gomes, Viviane Caetano
author_facet Ferreira Gomes, Viviane Caetano
Melo Sampaio, Adriany Ávila
author_role author
author2 Melo Sampaio, Adriany Ávila
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Gomes, Viviane Caetano
Melo Sampaio, Adriany Ávila
dc.subject.por.fl_str_mv teoria-prática
formação docente em Geografia
estágio supervisionado.
theory-practice
practice as a curricular component
teacher training in Geography
topic teoria-prática
formação docente em Geografia
estágio supervisionado.
theory-practice
practice as a curricular component
teacher training in Geography
description Nos últimos tempos, medidas e ações foram empreendidas estabelecendo reformas e orientando políticas de formação inicial docente no Brasil. Uma dessas orientações refere-se às Diretrizes Curriculares Nacionais que enfatizam uma nova concepção no modelo de professor pautada na superação da dicotomia entre teoria e prática e, por conseguinte, no diálogo entre disciplinas específicas e disciplinas de caráter pedagógico. É nesse contexto que se institucionaliza a prática como componente curricular. Consideradas essas questões, o presente trabalho constitui-se num recorte teórico de uma pesquisa sobre a formação inicial docente em Geografia a partir da prática como componente curricular, sua relação com o estágio supervisionado e seus reflexos no campo teórico e profissional ao longo desta formação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/42608
10.14393/RCG207042608
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/42608
identifier_str_mv 10.14393/RCG207042608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/42608/26626
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 VIVIANE CAETANO FERREIRA GOMES, Adriany Ávila Melo Sampaio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 VIVIANE CAETANO FERREIRA GOMES, Adriany Ávila Melo Sampaio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 20 No. 70 (2019): Junho; 215-229
Caminhos de Geografia; Vol. 20 Núm. 70 (2019): Junho; 215-229
Caminhos de Geografia; v. 20 n. 70 (2019): Junho; 215-229
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067016588230656