Instances of participation in the management of the Municipal System of Education: opportunities and confusion in the process of democratization

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Edson Francisco
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12774
Resumo: O artigo analisa a questão da construção da cultura democrática no âmbito do sistema de ensino do Recife a partir da inter-relação entre as instâncias de participação envolvidas com a gestão educacional. O estudo contempla, especialmente, o papel dos Conselhos de Educação, assim como as atribuições da Conferência Municipal de Educação (Comude) no processo de proposição de políticas educacionais para os diferentes grupos sociais da sociedade recifense. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e da administração de questionários em escolas municipais do Recife, além da realização de entrevistas com pessoal estrategicamente posicionado na Secretaria Municipal de Educação, no Conselho Municipal de Educação e membros dos Conselhos Escolares.Palavras-chave: Política educacional; gestão do sistema de ensino; conselhosde educação; Conferência Municipal de Educação. 
id UFPR-4_a4e4ad85c23550463519e40a777b6985
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/12774
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Instances of participation in the management of the Municipal System of Education: opportunities and confusion in the process of democratizationInstancias de participación en la gestión del sistema municipal de educación: posibilidades y perplejidades en el proceso de democratizaciónInstâncias de participação na gestão do Sistema Municipal de Ensino: possibilidades e perplexidades no processo de democratizaçãoAdministração EducacionalPolítica Educacional. Gestão do Sistema de Ensino. Conselhos de Educação. Conferência Municipal de Educação7.08.02.00-9 Administração EducacionalO artigo analisa a questão da construção da cultura democrática no âmbito do sistema de ensino do Recife a partir da inter-relação entre as instâncias de participação envolvidas com a gestão educacional. O estudo contempla, especialmente, o papel dos Conselhos de Educação, assim como as atribuições da Conferência Municipal de Educação (Comude) no processo de proposição de políticas educacionais para os diferentes grupos sociais da sociedade recifense. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e da administração de questionários em escolas municipais do Recife, além da realização de entrevistas com pessoal estrategicamente posicionado na Secretaria Municipal de Educação, no Conselho Municipal de Educação e membros dos Conselhos Escolares.Palavras-chave: Política educacional; gestão do sistema de ensino; conselhosde educação; Conferência Municipal de Educação. UFPRAndrade, Edson Francisco2010-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12774Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 293-308Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 293-308Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 293-3081984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12774/12449https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12774/31029info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:59:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/12774Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:59:22Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Instances of participation in the management of the Municipal System of Education: opportunities and confusion in the process of democratization
Instancias de participación en la gestión del sistema municipal de educación: posibilidades y perplejidades en el proceso de democratización
Instâncias de participação na gestão do Sistema Municipal de Ensino: possibilidades e perplexidades no processo de democratização
title Instances of participation in the management of the Municipal System of Education: opportunities and confusion in the process of democratization
spellingShingle Instances of participation in the management of the Municipal System of Education: opportunities and confusion in the process of democratization
Andrade, Edson Francisco
Administração Educacional
Política Educacional. Gestão do Sistema de Ensino. Conselhos de Educação. Conferência Municipal de Educação
7.08.02.00-9 Administração Educacional
title_short Instances of participation in the management of the Municipal System of Education: opportunities and confusion in the process of democratization
title_full Instances of participation in the management of the Municipal System of Education: opportunities and confusion in the process of democratization
title_fullStr Instances of participation in the management of the Municipal System of Education: opportunities and confusion in the process of democratization
title_full_unstemmed Instances of participation in the management of the Municipal System of Education: opportunities and confusion in the process of democratization
title_sort Instances of participation in the management of the Municipal System of Education: opportunities and confusion in the process of democratization
author Andrade, Edson Francisco
author_facet Andrade, Edson Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Edson Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Administração Educacional
Política Educacional. Gestão do Sistema de Ensino. Conselhos de Educação. Conferência Municipal de Educação
7.08.02.00-9 Administração Educacional
topic Administração Educacional
Política Educacional. Gestão do Sistema de Ensino. Conselhos de Educação. Conferência Municipal de Educação
7.08.02.00-9 Administração Educacional
description O artigo analisa a questão da construção da cultura democrática no âmbito do sistema de ensino do Recife a partir da inter-relação entre as instâncias de participação envolvidas com a gestão educacional. O estudo contempla, especialmente, o papel dos Conselhos de Educação, assim como as atribuições da Conferência Municipal de Educação (Comude) no processo de proposição de políticas educacionais para os diferentes grupos sociais da sociedade recifense. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e da administração de questionários em escolas municipais do Recife, além da realização de entrevistas com pessoal estrategicamente posicionado na Secretaria Municipal de Educação, no Conselho Municipal de Educação e membros dos Conselhos Escolares.Palavras-chave: Política educacional; gestão do sistema de ensino; conselhosde educação; Conferência Municipal de Educação. 
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12774
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12774/12449
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12774/31029
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 293-308
Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 293-308
Educar em Revista; v. 26, n. 37 (2010); p. 293-308
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711895424335872