De cantor a maestro: viagens e horizontes (auto)biográficos do barítono Raimundo Pereira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75181 |
Resumo: | Este artigo objetiva compreender a relação entre migrações e viagens na formação musical e artística de Raimundo Pereira, por meio de reflexões sobre a (auto)biografia “Muito prazer: sirva-se Raimundo Pereira Confidencial”, publicada em 2004, articulada com entrevistas realizadas com dois docentes, um poeta e um músico – pessoas que perpassaram a vida desse sujeito. Nesta perspectiva, interroga-se: como o estudante negro ampliou e consolidou suas redes de sociabilidade em movimentos migratórios? Como se deu sua formação artística em viagens? Como as narrativas (auto)biográficas do cantor gay apresentam-se como táticas de res(ex)istência e empoderamento? A partir dos documentos escritos e orais, foi possível interpretar que, embora o barítono não assine o livro e nem use o recurso da escrita delegada, o próprio ato de narrar uma (auto)biografia, suas migrações e viagens, configura-se num gesto de afirmação, resistência e empoderamento do uso de sua voz para além do ato de cantar. |
id |
UFPR-4_a573df2d44cb90b416ccda2bb973e9f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/75181 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
De cantor a maestro: viagens e horizontes (auto)biográficos do barítono Raimundo PereiraEducação; Fundamentos da Educação; História da EducaçãoHistória da Educação; (Auto)biografia; Viagens; Formação; Raimundo Pereira.(auto)biografiaEste artigo objetiva compreender a relação entre migrações e viagens na formação musical e artística de Raimundo Pereira, por meio de reflexões sobre a (auto)biografia “Muito prazer: sirva-se Raimundo Pereira Confidencial”, publicada em 2004, articulada com entrevistas realizadas com dois docentes, um poeta e um músico – pessoas que perpassaram a vida desse sujeito. Nesta perspectiva, interroga-se: como o estudante negro ampliou e consolidou suas redes de sociabilidade em movimentos migratórios? Como se deu sua formação artística em viagens? Como as narrativas (auto)biográficas do cantor gay apresentam-se como táticas de res(ex)istência e empoderamento? A partir dos documentos escritos e orais, foi possível interpretar que, embora o barítono não assine o livro e nem use o recurso da escrita delegada, o próprio ato de narrar uma (auto)biografia, suas migrações e viagens, configura-se num gesto de afirmação, resistência e empoderamento do uso de sua voz para além do ato de cantar.UFPRMonti, Ednardo Monteiro Gonzaga doConduru, Roberto Luís TorresOliveira, Marcia Pereria de2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75181Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75181/43508https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75181/43510Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/75181Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
De cantor a maestro: viagens e horizontes (auto)biográficos do barítono Raimundo Pereira |
title |
De cantor a maestro: viagens e horizontes (auto)biográficos do barítono Raimundo Pereira |
spellingShingle |
De cantor a maestro: viagens e horizontes (auto)biográficos do barítono Raimundo Pereira Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação História da Educação; (Auto)biografia; Viagens; Formação; Raimundo Pereira. (auto)biografia |
title_short |
De cantor a maestro: viagens e horizontes (auto)biográficos do barítono Raimundo Pereira |
title_full |
De cantor a maestro: viagens e horizontes (auto)biográficos do barítono Raimundo Pereira |
title_fullStr |
De cantor a maestro: viagens e horizontes (auto)biográficos do barítono Raimundo Pereira |
title_full_unstemmed |
De cantor a maestro: viagens e horizontes (auto)biográficos do barítono Raimundo Pereira |
title_sort |
De cantor a maestro: viagens e horizontes (auto)biográficos do barítono Raimundo Pereira |
author |
Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do |
author_facet |
Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do Conduru, Roberto Luís Torres Oliveira, Marcia Pereria de |
author_role |
author |
author2 |
Conduru, Roberto Luís Torres Oliveira, Marcia Pereria de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do Conduru, Roberto Luís Torres Oliveira, Marcia Pereria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação História da Educação; (Auto)biografia; Viagens; Formação; Raimundo Pereira. (auto)biografia |
topic |
Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação História da Educação; (Auto)biografia; Viagens; Formação; Raimundo Pereira. (auto)biografia |
description |
Este artigo objetiva compreender a relação entre migrações e viagens na formação musical e artística de Raimundo Pereira, por meio de reflexões sobre a (auto)biografia “Muito prazer: sirva-se Raimundo Pereira Confidencial”, publicada em 2004, articulada com entrevistas realizadas com dois docentes, um poeta e um músico – pessoas que perpassaram a vida desse sujeito. Nesta perspectiva, interroga-se: como o estudante negro ampliou e consolidou suas redes de sociabilidade em movimentos migratórios? Como se deu sua formação artística em viagens? Como as narrativas (auto)biográficas do cantor gay apresentam-se como táticas de res(ex)istência e empoderamento? A partir dos documentos escritos e orais, foi possível interpretar que, embora o barítono não assine o livro e nem use o recurso da escrita delegada, o próprio ato de narrar uma (auto)biografia, suas migrações e viagens, configura-se num gesto de afirmação, resistência e empoderamento do uso de sua voz para além do ato de cantar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75181 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75181/43508 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75181/43510 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711899283095552 |