De cantor a maestro: viagens e horizontes (auto)biográficos do barítono Raimundo Pereira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Conduru, Roberto Luís Torres, Oliveira, Marcia Pereria de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75181
Resumo: Este artigo objetiva compreender a relação entre migrações e viagens na formação musical e artística de Raimundo Pereira, por meio de reflexões sobre a (auto)biografia “Muito prazer: sirva-se Raimundo Pereira Confidencial”, publicada em 2004, articulada com entrevistas realizadas com dois docentes, um poeta e um músico – pessoas que perpassaram a vida desse sujeito. Nesta perspectiva, interroga-se: como o estudante negro ampliou e consolidou suas redes de sociabilidade em movimentos migratórios? Como se deu sua formação artística em viagens? Como as narrativas (auto)biográficas do cantor gay apresentam-se como táticas de res(ex)istência e empoderamento? A partir dos documentos escritos e orais, foi possível interpretar que, embora o barítono não assine o livro e nem use o recurso da escrita delegada, o próprio ato de narrar uma (auto)biografia, suas migrações e viagens, configura-se num gesto de afirmação, resistência e empoderamento do uso de sua voz para além do ato de cantar.
id UFPR-4_a573df2d44cb90b416ccda2bb973e9f1
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/75181
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling De cantor a maestro: viagens e horizontes (auto)biográficos do barítono Raimundo PereiraEducação; Fundamentos da Educação; História da EducaçãoHistória da Educação; (Auto)biografia; Viagens; Formação; Raimundo Pereira.(auto)biografiaEste artigo objetiva compreender a relação entre migrações e viagens na formação musical e artística de Raimundo Pereira, por meio de reflexões sobre a (auto)biografia “Muito prazer: sirva-se Raimundo Pereira Confidencial”, publicada em 2004, articulada com entrevistas realizadas com dois docentes, um poeta e um músico – pessoas que perpassaram a vida desse sujeito. Nesta perspectiva, interroga-se: como o estudante negro ampliou e consolidou suas redes de sociabilidade em movimentos migratórios? Como se deu sua formação artística em viagens? Como as narrativas (auto)biográficas do cantor gay apresentam-se como táticas de res(ex)istência e empoderamento? A partir dos documentos escritos e orais, foi possível interpretar que, embora o barítono não assine o livro e nem use o recurso da escrita delegada, o próprio ato de narrar uma (auto)biografia, suas migrações e viagens, configura-se num gesto de afirmação, resistência e empoderamento do uso de sua voz para além do ato de cantar.UFPRMonti, Ednardo Monteiro Gonzaga doConduru, Roberto Luís TorresOliveira, Marcia Pereria de2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75181Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75181/43508https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75181/43510Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/75181Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv De cantor a maestro: viagens e horizontes (auto)biográficos do barítono Raimundo Pereira
title De cantor a maestro: viagens e horizontes (auto)biográficos do barítono Raimundo Pereira
spellingShingle De cantor a maestro: viagens e horizontes (auto)biográficos do barítono Raimundo Pereira
Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do
Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação
História da Educação; (Auto)biografia; Viagens; Formação; Raimundo Pereira.
(auto)biografia
title_short De cantor a maestro: viagens e horizontes (auto)biográficos do barítono Raimundo Pereira
title_full De cantor a maestro: viagens e horizontes (auto)biográficos do barítono Raimundo Pereira
title_fullStr De cantor a maestro: viagens e horizontes (auto)biográficos do barítono Raimundo Pereira
title_full_unstemmed De cantor a maestro: viagens e horizontes (auto)biográficos do barítono Raimundo Pereira
title_sort De cantor a maestro: viagens e horizontes (auto)biográficos do barítono Raimundo Pereira
author Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do
author_facet Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do
Conduru, Roberto Luís Torres
Oliveira, Marcia Pereria de
author_role author
author2 Conduru, Roberto Luís Torres
Oliveira, Marcia Pereria de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do
Conduru, Roberto Luís Torres
Oliveira, Marcia Pereria de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação
História da Educação; (Auto)biografia; Viagens; Formação; Raimundo Pereira.
(auto)biografia
topic Educação; Fundamentos da Educação; História da Educação
História da Educação; (Auto)biografia; Viagens; Formação; Raimundo Pereira.
(auto)biografia
description Este artigo objetiva compreender a relação entre migrações e viagens na formação musical e artística de Raimundo Pereira, por meio de reflexões sobre a (auto)biografia “Muito prazer: sirva-se Raimundo Pereira Confidencial”, publicada em 2004, articulada com entrevistas realizadas com dois docentes, um poeta e um músico – pessoas que perpassaram a vida desse sujeito. Nesta perspectiva, interroga-se: como o estudante negro ampliou e consolidou suas redes de sociabilidade em movimentos migratórios? Como se deu sua formação artística em viagens? Como as narrativas (auto)biográficas do cantor gay apresentam-se como táticas de res(ex)istência e empoderamento? A partir dos documentos escritos e orais, foi possível interpretar que, embora o barítono não assine o livro e nem use o recurso da escrita delegada, o próprio ato de narrar uma (auto)biografia, suas migrações e viagens, configura-se num gesto de afirmação, resistência e empoderamento do uso de sua voz para além do ato de cantar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75181
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75181
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75181/43508
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75181/43510
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899283095552