Formation by cycles
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7623 |
Resumo: | Artigo desenvolvido a partir dos estudos de Mestrado na UniversidadeFederal do Paraná, na linha de pesquisa Currículo, Conhecimento e Saberes nas Práticas Escolares, investigando a Formação por Ciclos. Analisa a diversidade de termos utilizados como complemento ao termo ciclos no ensino fundamental (Ciclos de Aprendizagem; Escola em Ciclos; Ensino em Ciclos; Ciclos de Desenvolvimento; Ciclos de Formação; Ciclo de Estudos) e esclarece a inadequação do uso dos mesmos indistintamente. Considerando os fundamentos epistemológicos e eixos estruturadores do Currículo Escolar,faz considerações sobre promoção automática e progressão continuada e suas relações com o Ensino por Ciclos. |
id |
UFPR-4_a66993bfabb3b2eb9c43e6abeff0cdbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/7623 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Formation by cyclesFormação por ciclosCiclo; progressão continuada; promoção automática; eixos estruturadores; Cycle; continued progression; automatic promotion; supporting axesArtigo desenvolvido a partir dos estudos de Mestrado na UniversidadeFederal do Paraná, na linha de pesquisa Currículo, Conhecimento e Saberes nas Práticas Escolares, investigando a Formação por Ciclos. Analisa a diversidade de termos utilizados como complemento ao termo ciclos no ensino fundamental (Ciclos de Aprendizagem; Escola em Ciclos; Ensino em Ciclos; Ciclos de Desenvolvimento; Ciclos de Formação; Ciclo de Estudos) e esclarece a inadequação do uso dos mesmos indistintamente. Considerando os fundamentos epistemológicos e eixos estruturadores do Currículo Escolar,faz considerações sobre promoção automática e progressão continuada e suas relações com o Ensino por Ciclos.This article was developed having as source the Mastercourse studies at Universidade Federal do Paraná, based on Curriculum research, Knowledge and Acquaintance on School Practices, tracing Formation by Cycles. It analyses the diversity of terms used as complement to the term “cycles” at elementary school. (Learning cycles, School by means of cycles, Teaching by means of cycles, Development cycles, Formation cycles; Cycles of Studies) and explains the inadequacy of its use indistinctly. Considering the epistemological basis and supporting axes of School Curriculum, it ponders the automatic promotion and continued progression and its links with Teaching by means of cycles.UFPR2006-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7623Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 247-261Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 247-261Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 247-2611984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7623/5436https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7623/31460Nedbajluk, Lidiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:10:09Zoai:revistas.ufpr.br:article/7623Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:10:09Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formation by cycles Formação por ciclos |
title |
Formation by cycles |
spellingShingle |
Formation by cycles Nedbajluk, Lidia Ciclo; progressão continuada; promoção automática; eixos estruturadores; Cycle; continued progression; automatic promotion; supporting axes |
title_short |
Formation by cycles |
title_full |
Formation by cycles |
title_fullStr |
Formation by cycles |
title_full_unstemmed |
Formation by cycles |
title_sort |
Formation by cycles |
author |
Nedbajluk, Lidia |
author_facet |
Nedbajluk, Lidia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nedbajluk, Lidia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciclo; progressão continuada; promoção automática; eixos estruturadores; Cycle; continued progression; automatic promotion; supporting axes |
topic |
Ciclo; progressão continuada; promoção automática; eixos estruturadores; Cycle; continued progression; automatic promotion; supporting axes |
description |
Artigo desenvolvido a partir dos estudos de Mestrado na UniversidadeFederal do Paraná, na linha de pesquisa Currículo, Conhecimento e Saberes nas Práticas Escolares, investigando a Formação por Ciclos. Analisa a diversidade de termos utilizados como complemento ao termo ciclos no ensino fundamental (Ciclos de Aprendizagem; Escola em Ciclos; Ensino em Ciclos; Ciclos de Desenvolvimento; Ciclos de Formação; Ciclo de Estudos) e esclarece a inadequação do uso dos mesmos indistintamente. Considerando os fundamentos epistemológicos e eixos estruturadores do Currículo Escolar,faz considerações sobre promoção automática e progressão continuada e suas relações com o Ensino por Ciclos. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7623 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7623/5436 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7623/31460 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 247-261 Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 247-261 Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 247-261 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711893544239104 |