Formation by cycles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nedbajluk, Lidia
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7623
Resumo: Artigo desenvolvido a partir dos estudos de Mestrado na UniversidadeFederal do Paraná, na linha de pesquisa Currículo, Conhecimento e Saberes nas Práticas Escolares, investigando a Formação por Ciclos. Analisa a diversidade de termos utilizados como complemento ao termo ciclos no ensino fundamental (Ciclos de Aprendizagem; Escola em Ciclos; Ensino em Ciclos; Ciclos de Desenvolvimento; Ciclos de Formação; Ciclo de Estudos) e esclarece a inadequação do uso dos mesmos indistintamente. Considerando os fundamentos epistemológicos e eixos estruturadores do Currículo Escolar,faz considerações sobre promoção automática e progressão continuada e suas relações com o Ensino por Ciclos.
id UFPR-4_a66993bfabb3b2eb9c43e6abeff0cdbf
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/7623
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Formation by cyclesFormação por ciclosCiclo; progressão continuada; promoção automática; eixos estruturadores; Cycle; continued progression; automatic promotion; supporting axesArtigo desenvolvido a partir dos estudos de Mestrado na UniversidadeFederal do Paraná, na linha de pesquisa Currículo, Conhecimento e Saberes nas Práticas Escolares, investigando a Formação por Ciclos. Analisa a diversidade de termos utilizados como complemento ao termo ciclos no ensino fundamental (Ciclos de Aprendizagem; Escola em Ciclos; Ensino em Ciclos; Ciclos de Desenvolvimento; Ciclos de Formação; Ciclo de Estudos) e esclarece a inadequação do uso dos mesmos indistintamente. Considerando os fundamentos epistemológicos e eixos estruturadores do Currículo Escolar,faz considerações sobre promoção automática e progressão continuada e suas relações com o Ensino por Ciclos.This article was developed having as source the Mastercourse studies at Universidade Federal do Paraná, based on Curriculum research, Knowledge and Acquaintance on School Practices, tracing Formation by Cycles. It analyses the diversity of terms used as complement to the term “cycles” at elementary school. (Learning cycles, School by means of cycles, Teaching by means of cycles, Development cycles, Formation cycles; Cycles of Studies) and explains the inadequacy of its use indistinctly. Considering the epistemological basis and supporting axes of School Curriculum, it ponders the automatic promotion and continued progression and its links with Teaching by means of cycles.UFPR2006-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7623Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 247-261Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 247-261Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 247-2611984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7623/5436https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7623/31460Nedbajluk, Lidiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:10:09Zoai:revistas.ufpr.br:article/7623Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:10:09Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Formation by cycles
Formação por ciclos
title Formation by cycles
spellingShingle Formation by cycles
Nedbajluk, Lidia
Ciclo; progressão continuada; promoção automática; eixos estruturadores; Cycle; continued progression; automatic promotion; supporting axes
title_short Formation by cycles
title_full Formation by cycles
title_fullStr Formation by cycles
title_full_unstemmed Formation by cycles
title_sort Formation by cycles
author Nedbajluk, Lidia
author_facet Nedbajluk, Lidia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nedbajluk, Lidia
dc.subject.por.fl_str_mv Ciclo; progressão continuada; promoção automática; eixos estruturadores; Cycle; continued progression; automatic promotion; supporting axes
topic Ciclo; progressão continuada; promoção automática; eixos estruturadores; Cycle; continued progression; automatic promotion; supporting axes
description Artigo desenvolvido a partir dos estudos de Mestrado na UniversidadeFederal do Paraná, na linha de pesquisa Currículo, Conhecimento e Saberes nas Práticas Escolares, investigando a Formação por Ciclos. Analisa a diversidade de termos utilizados como complemento ao termo ciclos no ensino fundamental (Ciclos de Aprendizagem; Escola em Ciclos; Ensino em Ciclos; Ciclos de Desenvolvimento; Ciclos de Formação; Ciclo de Estudos) e esclarece a inadequação do uso dos mesmos indistintamente. Considerando os fundamentos epistemológicos e eixos estruturadores do Currículo Escolar,faz considerações sobre promoção automática e progressão continuada e suas relações com o Ensino por Ciclos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7623
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7623/5436
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7623/31460
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 247-261
Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 247-261
Educar em Revista; v. 22, n. 28 (2006); p. 247-261
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711893544239104