Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54118 |
Resumo: | Posicionando-nos em concordância com os chamados modelos críticos de formação docente, objetivamos analisar de que maneira o desenvolvimento de um trabalho pedagógico sobre o funcionamento de aparelhos e exames de diagnóstico médico por imagem atuou junto às representações de licenciandos em Física em face do papel do professor e dos conteúdos de ensino dessa disciplina. Apoiados em noções da Análise de Discurso iniciada por Michel Pêcheux, analisamos informações coletadas por meio de questionários escritos e da gravação das aulas em áudio. No início do trabalho pedagógico desenvolvido, obtivemos indícios de que entre os sentidos que constituíam as representações dos licenciandos acerca de suas futuras profissões e do papel que devem desempenhar como professores estavam sentidos que apontavam para a centralidade dos conteúdos específicos de física. Já ao final do trabalho, obtivemos indícios de que os licenciandos incorporaram e/ou consolidaram em suas representações sentidos que apontam para a relevância do papel social do professor enquanto formador de estudantes para a atuação na sociedade e agente problematizador de sentidos naturalizados, valorizando as relações entre conteúdos de ensino e questões sociais. Nesse sentido, a abordagem de um tema que guarda maior relação com questões sociopolíticas e éticas parece ter facilitado a formação de professores em concordância com os chamados modelos críticos de formação docente. |
id |
UFPR-4_a6e6ac982b38c76ab5e2f5fc2647a995 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/54118 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em FísicaEducação; Currículopapel do professor; papel dos conteúdos; modelos de formação docente; formação inicial de professores; representações.Currículos Específicos para Níveis e Tipos de EducaçãoPosicionando-nos em concordância com os chamados modelos críticos de formação docente, objetivamos analisar de que maneira o desenvolvimento de um trabalho pedagógico sobre o funcionamento de aparelhos e exames de diagnóstico médico por imagem atuou junto às representações de licenciandos em Física em face do papel do professor e dos conteúdos de ensino dessa disciplina. Apoiados em noções da Análise de Discurso iniciada por Michel Pêcheux, analisamos informações coletadas por meio de questionários escritos e da gravação das aulas em áudio. No início do trabalho pedagógico desenvolvido, obtivemos indícios de que entre os sentidos que constituíam as representações dos licenciandos acerca de suas futuras profissões e do papel que devem desempenhar como professores estavam sentidos que apontavam para a centralidade dos conteúdos específicos de física. Já ao final do trabalho, obtivemos indícios de que os licenciandos incorporaram e/ou consolidaram em suas representações sentidos que apontam para a relevância do papel social do professor enquanto formador de estudantes para a atuação na sociedade e agente problematizador de sentidos naturalizados, valorizando as relações entre conteúdos de ensino e questões sociais. Nesse sentido, a abordagem de um tema que guarda maior relação com questões sociopolíticas e éticas parece ter facilitado a formação de professores em concordância com os chamados modelos críticos de formação docente.UFPRSilva, André Coelho daAlmeida, Maria José Pereira Monteiro de2018-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54118Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.181-198Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.181-198Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.181-1981984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54118/35084Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-06T18:38:30Zoai:revistas.ufpr.br:article/54118Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-04-06T18:38:30Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física |
title |
Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física |
spellingShingle |
Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física Silva, André Coelho da Educação; Currículo papel do professor; papel dos conteúdos; modelos de formação docente; formação inicial de professores; representações. Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação |
title_short |
Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física |
title_full |
Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física |
title_fullStr |
Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física |
title_full_unstemmed |
Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física |
title_sort |
Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física |
author |
Silva, André Coelho da |
author_facet |
Silva, André Coelho da Almeida, Maria José Pereira Monteiro de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, André Coelho da Almeida, Maria José Pereira Monteiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Currículo papel do professor; papel dos conteúdos; modelos de formação docente; formação inicial de professores; representações. Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação |
topic |
Educação; Currículo papel do professor; papel dos conteúdos; modelos de formação docente; formação inicial de professores; representações. Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação |
description |
Posicionando-nos em concordância com os chamados modelos críticos de formação docente, objetivamos analisar de que maneira o desenvolvimento de um trabalho pedagógico sobre o funcionamento de aparelhos e exames de diagnóstico médico por imagem atuou junto às representações de licenciandos em Física em face do papel do professor e dos conteúdos de ensino dessa disciplina. Apoiados em noções da Análise de Discurso iniciada por Michel Pêcheux, analisamos informações coletadas por meio de questionários escritos e da gravação das aulas em áudio. No início do trabalho pedagógico desenvolvido, obtivemos indícios de que entre os sentidos que constituíam as representações dos licenciandos acerca de suas futuras profissões e do papel que devem desempenhar como professores estavam sentidos que apontavam para a centralidade dos conteúdos específicos de física. Já ao final do trabalho, obtivemos indícios de que os licenciandos incorporaram e/ou consolidaram em suas representações sentidos que apontam para a relevância do papel social do professor enquanto formador de estudantes para a atuação na sociedade e agente problematizador de sentidos naturalizados, valorizando as relações entre conteúdos de ensino e questões sociais. Nesse sentido, a abordagem de um tema que guarda maior relação com questões sociopolíticas e éticas parece ter facilitado a formação de professores em concordância com os chamados modelos críticos de formação docente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54118 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54118/35084 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.181-198 Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.181-198 Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.181-198 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711898672824320 |