Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Coelho da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54118
Resumo: Posicionando-nos em concordância com os chamados modelos críticos de formação docente, objetivamos analisar de que maneira o desenvolvimento de um trabalho pedagógico sobre o funcionamento de aparelhos e exames de diagnóstico médico por imagem atuou junto às representações de licenciandos em Física em face do papel do professor e dos conteúdos de ensino dessa disciplina. Apoiados em noções da Análise de Discurso iniciada por Michel Pêcheux, analisamos informações coletadas por meio de questionários escritos e da gravação das aulas em áudio. No início do trabalho pedagógico desenvolvido, obtivemos indícios de que entre os sentidos que constituíam as representações dos licenciandos acerca de suas futuras profissões e do papel que devem desempenhar como professores estavam sentidos que apontavam para a centralidade dos conteúdos específicos de física. Já ao final do trabalho, obtivemos indícios de que os licenciandos incorporaram e/ou consolidaram em suas representações sentidos que apontam para a relevância do papel social do professor enquanto formador de estudantes para a atuação na sociedade e agente problematizador de sentidos naturalizados, valorizando as relações entre conteúdos de ensino e questões sociais. Nesse sentido, a abordagem de um tema que guarda maior relação com questões sociopolíticas e éticas parece ter facilitado a formação de professores em concordância com os chamados modelos críticos de formação docente.
id UFPR-4_a6e6ac982b38c76ab5e2f5fc2647a995
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/54118
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em FísicaEducação; Currículopapel do professor; papel dos conteúdos; modelos de formação docente; formação inicial de professores; representações.Currículos Específicos para Níveis e Tipos de EducaçãoPosicionando-nos em concordância com os chamados modelos críticos de formação docente, objetivamos analisar de que maneira o desenvolvimento de um trabalho pedagógico sobre o funcionamento de aparelhos e exames de diagnóstico médico por imagem atuou junto às representações de licenciandos em Física em face do papel do professor e dos conteúdos de ensino dessa disciplina. Apoiados em noções da Análise de Discurso iniciada por Michel Pêcheux, analisamos informações coletadas por meio de questionários escritos e da gravação das aulas em áudio. No início do trabalho pedagógico desenvolvido, obtivemos indícios de que entre os sentidos que constituíam as representações dos licenciandos acerca de suas futuras profissões e do papel que devem desempenhar como professores estavam sentidos que apontavam para a centralidade dos conteúdos específicos de física. Já ao final do trabalho, obtivemos indícios de que os licenciandos incorporaram e/ou consolidaram em suas representações sentidos que apontam para a relevância do papel social do professor enquanto formador de estudantes para a atuação na sociedade e agente problematizador de sentidos naturalizados, valorizando as relações entre conteúdos de ensino e questões sociais. Nesse sentido, a abordagem de um tema que guarda maior relação com questões sociopolíticas e éticas parece ter facilitado a formação de professores em concordância com os chamados modelos críticos de formação docente.UFPRSilva, André Coelho daAlmeida, Maria José Pereira Monteiro de2018-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54118Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.181-198Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.181-198Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.181-1981984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54118/35084Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-06T18:38:30Zoai:revistas.ufpr.br:article/54118Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-04-06T18:38:30Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física
title Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física
spellingShingle Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física
Silva, André Coelho da
Educação; Currículo
papel do professor; papel dos conteúdos; modelos de formação docente; formação inicial de professores; representações.
Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
title_short Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física
title_full Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física
title_fullStr Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física
title_full_unstemmed Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física
title_sort Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física
author Silva, André Coelho da
author_facet Silva, André Coelho da
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
author_role author
author2 Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Coelho da
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Currículo
papel do professor; papel dos conteúdos; modelos de formação docente; formação inicial de professores; representações.
Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
topic Educação; Currículo
papel do professor; papel dos conteúdos; modelos de formação docente; formação inicial de professores; representações.
Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
description Posicionando-nos em concordância com os chamados modelos críticos de formação docente, objetivamos analisar de que maneira o desenvolvimento de um trabalho pedagógico sobre o funcionamento de aparelhos e exames de diagnóstico médico por imagem atuou junto às representações de licenciandos em Física em face do papel do professor e dos conteúdos de ensino dessa disciplina. Apoiados em noções da Análise de Discurso iniciada por Michel Pêcheux, analisamos informações coletadas por meio de questionários escritos e da gravação das aulas em áudio. No início do trabalho pedagógico desenvolvido, obtivemos indícios de que entre os sentidos que constituíam as representações dos licenciandos acerca de suas futuras profissões e do papel que devem desempenhar como professores estavam sentidos que apontavam para a centralidade dos conteúdos específicos de física. Já ao final do trabalho, obtivemos indícios de que os licenciandos incorporaram e/ou consolidaram em suas representações sentidos que apontam para a relevância do papel social do professor enquanto formador de estudantes para a atuação na sociedade e agente problematizador de sentidos naturalizados, valorizando as relações entre conteúdos de ensino e questões sociais. Nesse sentido, a abordagem de um tema que guarda maior relação com questões sociopolíticas e éticas parece ter facilitado a formação de professores em concordância com os chamados modelos críticos de formação docente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54118
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54118/35084
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.181-198
Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.181-198
Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.181-198
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898672824320