Memoriais e narrativas na formação de educadores da saúde: escritas de si, acompanhamento e mediação biográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75640 |
Resumo: | As narrativas de educadores da saúde configuram-se como dispositivo quefavorece a compreensão de aprendizagens experienciais no espaço formativoda Pós-Graduação em Educação na Saúde. Seu contexto de inserção sãoas Residências em Saúde, espaços de formação que integram o ensinoe os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Ancoradosem princípios da pesquisa (auto)biográfica e na utilização de memoriais,objetiva-se discutir questões relacionadas ao processo de acompanhamento,suas interfaces com as escritas de si e as disposições de investigação-formaçãomobilizadas pela escrita de memoriais de três educadores no campo daformação em saúde, na condição de preceptores no Programa de Residênciasda Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) na Bahia. As experiênciasde cuidado e de educação em equipes multiprofissionais são colocadas emreflexão nos memoriais de formação de educadores da saúde como processode mediação do vivido e das relações entre formador e formandos, por meiodas narrativas de experiências, com ênfase no desenvolvimento pessoal eprofissional no contexto da formação em saúde. |
id |
UFPR-4_a83650333c4ac7bf9b9ef4de64937eae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/75640 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Memoriais e narrativas na formação de educadores da saúde: escritas de si, acompanhamento e mediação biográficaEducaçã; Saúde coletivaPesquisa (Auto)biográfica; Memoriais; Saúde; Formação; EducadoresEducação em saúdeAs narrativas de educadores da saúde configuram-se como dispositivo quefavorece a compreensão de aprendizagens experienciais no espaço formativoda Pós-Graduação em Educação na Saúde. Seu contexto de inserção sãoas Residências em Saúde, espaços de formação que integram o ensinoe os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Ancoradosem princípios da pesquisa (auto)biográfica e na utilização de memoriais,objetiva-se discutir questões relacionadas ao processo de acompanhamento,suas interfaces com as escritas de si e as disposições de investigação-formaçãomobilizadas pela escrita de memoriais de três educadores no campo daformação em saúde, na condição de preceptores no Programa de Residênciasda Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) na Bahia. As experiênciasde cuidado e de educação em equipes multiprofissionais são colocadas emreflexão nos memoriais de formação de educadores da saúde como processode mediação do vivido e das relações entre formador e formandos, por meiodas narrativas de experiências, com ênfase no desenvolvimento pessoal eprofissional no contexto da formação em saúde.UFPRCNPqReis, Alessandra Martins dosSouza, Elizeu Clementino de2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75640Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75640/43502https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75640/43503Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/75640Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memoriais e narrativas na formação de educadores da saúde: escritas de si, acompanhamento e mediação biográfica |
title |
Memoriais e narrativas na formação de educadores da saúde: escritas de si, acompanhamento e mediação biográfica |
spellingShingle |
Memoriais e narrativas na formação de educadores da saúde: escritas de si, acompanhamento e mediação biográfica Reis, Alessandra Martins dos Educaçã; Saúde coletiva Pesquisa (Auto)biográfica; Memoriais; Saúde; Formação; Educadores Educação em saúde |
title_short |
Memoriais e narrativas na formação de educadores da saúde: escritas de si, acompanhamento e mediação biográfica |
title_full |
Memoriais e narrativas na formação de educadores da saúde: escritas de si, acompanhamento e mediação biográfica |
title_fullStr |
Memoriais e narrativas na formação de educadores da saúde: escritas de si, acompanhamento e mediação biográfica |
title_full_unstemmed |
Memoriais e narrativas na formação de educadores da saúde: escritas de si, acompanhamento e mediação biográfica |
title_sort |
Memoriais e narrativas na formação de educadores da saúde: escritas de si, acompanhamento e mediação biográfica |
author |
Reis, Alessandra Martins dos |
author_facet |
Reis, Alessandra Martins dos Souza, Elizeu Clementino de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Elizeu Clementino de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Alessandra Martins dos Souza, Elizeu Clementino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educaçã; Saúde coletiva Pesquisa (Auto)biográfica; Memoriais; Saúde; Formação; Educadores Educação em saúde |
topic |
Educaçã; Saúde coletiva Pesquisa (Auto)biográfica; Memoriais; Saúde; Formação; Educadores Educação em saúde |
description |
As narrativas de educadores da saúde configuram-se como dispositivo quefavorece a compreensão de aprendizagens experienciais no espaço formativoda Pós-Graduação em Educação na Saúde. Seu contexto de inserção sãoas Residências em Saúde, espaços de formação que integram o ensinoe os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Ancoradosem princípios da pesquisa (auto)biográfica e na utilização de memoriais,objetiva-se discutir questões relacionadas ao processo de acompanhamento,suas interfaces com as escritas de si e as disposições de investigação-formaçãomobilizadas pela escrita de memoriais de três educadores no campo daformação em saúde, na condição de preceptores no Programa de Residênciasda Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) na Bahia. As experiênciasde cuidado e de educação em equipes multiprofissionais são colocadas emreflexão nos memoriais de formação de educadores da saúde como processode mediação do vivido e das relações entre formador e formandos, por meiodas narrativas de experiências, com ênfase no desenvolvimento pessoal eprofissional no contexto da formação em saúde. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75640 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75640/43502 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75640/43503 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711899278901248 |