Memoriais e narrativas na formação de educadores da saúde: escritas de si, acompanhamento e mediação biográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Alessandra Martins dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Elizeu Clementino de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75640
Resumo: As narrativas de educadores da saúde configuram-se como dispositivo quefavorece a compreensão de aprendizagens experienciais no espaço formativoda Pós-Graduação em Educação na Saúde. Seu contexto de inserção sãoas Residências em Saúde, espaços de formação que integram o ensinoe os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Ancoradosem princípios da pesquisa (auto)biográfica e na utilização de memoriais,objetiva-se discutir questões relacionadas ao processo de acompanhamento,suas interfaces com as escritas de si e as disposições de investigação-formaçãomobilizadas pela escrita de memoriais de três educadores no campo daformação em saúde, na condição de preceptores no Programa de Residênciasda Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) na Bahia. As experiênciasde cuidado e de educação em equipes multiprofissionais são colocadas emreflexão nos memoriais de formação de educadores da saúde como processode mediação do vivido e das relações entre formador e formandos, por meiodas narrativas de experiências, com ênfase no desenvolvimento pessoal eprofissional no contexto da formação em saúde.
id UFPR-4_a83650333c4ac7bf9b9ef4de64937eae
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/75640
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Memoriais e narrativas na formação de educadores da saúde: escritas de si, acompanhamento e mediação biográficaEducaçã; Saúde coletivaPesquisa (Auto)biográfica; Memoriais; Saúde; Formação; EducadoresEducação em saúdeAs narrativas de educadores da saúde configuram-se como dispositivo quefavorece a compreensão de aprendizagens experienciais no espaço formativoda Pós-Graduação em Educação na Saúde. Seu contexto de inserção sãoas Residências em Saúde, espaços de formação que integram o ensinoe os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Ancoradosem princípios da pesquisa (auto)biográfica e na utilização de memoriais,objetiva-se discutir questões relacionadas ao processo de acompanhamento,suas interfaces com as escritas de si e as disposições de investigação-formaçãomobilizadas pela escrita de memoriais de três educadores no campo daformação em saúde, na condição de preceptores no Programa de Residênciasda Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) na Bahia. As experiênciasde cuidado e de educação em equipes multiprofissionais são colocadas emreflexão nos memoriais de formação de educadores da saúde como processode mediação do vivido e das relações entre formador e formandos, por meiodas narrativas de experiências, com ênfase no desenvolvimento pessoal eprofissional no contexto da formação em saúde.UFPRCNPqReis, Alessandra Martins dosSouza, Elizeu Clementino de2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75640Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75640/43502https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75640/43503Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/75640Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Memoriais e narrativas na formação de educadores da saúde: escritas de si, acompanhamento e mediação biográfica
title Memoriais e narrativas na formação de educadores da saúde: escritas de si, acompanhamento e mediação biográfica
spellingShingle Memoriais e narrativas na formação de educadores da saúde: escritas de si, acompanhamento e mediação biográfica
Reis, Alessandra Martins dos
Educaçã; Saúde coletiva
Pesquisa (Auto)biográfica; Memoriais; Saúde; Formação; Educadores
Educação em saúde
title_short Memoriais e narrativas na formação de educadores da saúde: escritas de si, acompanhamento e mediação biográfica
title_full Memoriais e narrativas na formação de educadores da saúde: escritas de si, acompanhamento e mediação biográfica
title_fullStr Memoriais e narrativas na formação de educadores da saúde: escritas de si, acompanhamento e mediação biográfica
title_full_unstemmed Memoriais e narrativas na formação de educadores da saúde: escritas de si, acompanhamento e mediação biográfica
title_sort Memoriais e narrativas na formação de educadores da saúde: escritas de si, acompanhamento e mediação biográfica
author Reis, Alessandra Martins dos
author_facet Reis, Alessandra Martins dos
Souza, Elizeu Clementino de
author_role author
author2 Souza, Elizeu Clementino de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Alessandra Martins dos
Souza, Elizeu Clementino de
dc.subject.por.fl_str_mv Educaçã; Saúde coletiva
Pesquisa (Auto)biográfica; Memoriais; Saúde; Formação; Educadores
Educação em saúde
topic Educaçã; Saúde coletiva
Pesquisa (Auto)biográfica; Memoriais; Saúde; Formação; Educadores
Educação em saúde
description As narrativas de educadores da saúde configuram-se como dispositivo quefavorece a compreensão de aprendizagens experienciais no espaço formativoda Pós-Graduação em Educação na Saúde. Seu contexto de inserção sãoas Residências em Saúde, espaços de formação que integram o ensinoe os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Ancoradosem princípios da pesquisa (auto)biográfica e na utilização de memoriais,objetiva-se discutir questões relacionadas ao processo de acompanhamento,suas interfaces com as escritas de si e as disposições de investigação-formaçãomobilizadas pela escrita de memoriais de três educadores no campo daformação em saúde, na condição de preceptores no Programa de Residênciasda Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) na Bahia. As experiênciasde cuidado e de educação em equipes multiprofissionais são colocadas emreflexão nos memoriais de formação de educadores da saúde como processode mediação do vivido e das relações entre formador e formandos, por meiodas narrativas de experiências, com ênfase no desenvolvimento pessoal eprofissional no contexto da formação em saúde.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75640
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75640
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75640/43502
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75640/43503
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899278901248