Quando a escola opera na conscientização dos jovens adolescentes no combate as DSTs
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41170 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi contribuir para o ensino das DST nas escolas de ensino médio. O estudo foi feito a partir da investigação do nível de conhecimento sobre DST de 61 alunos de duas escolas de Rio Claro – SP: uma estadual e uma particular, através de um questionário (Pré-teste) e da entrevista com dois professores de biologia, sendo um de cada escola. Os resultados indicaram que, de uma forma geral, os alunos da escola particular tinham mais conhecimento a respeito do tema. Os alunos da escola pública mostraram mais dificuldade com relação ao conhecimento (conhecimento ou informação? ) sobre os sintomas das DST. Nas duas escolas o conhecimento sobre o assunto se mostrou genérico e superficial. De acordo os professores de biologia, ambos ensinam sobre o conteúdo e o material didático contém os temas de sexualidade e DST. A partir desses resultados foi elaborada uma intervenção com os alunos, usando como metodologia a dinâmica de grupo e a aula expositiva dialogada. Após a intervenção verificou-se um aumento da porcentagem de respostas corretas dos alunos de ambas as escolas (Pós-teste) o que demonstra que a mesma tenha sido eficaz. Concluímos que este trabalho alcançou seu objetivo de esclarecer os alunos sobre o tema, porém falta às escolas um melhor diálogo com eles para o planejamento desse conteúdo, já que embora seja previsto o seu ensino, não está havendo uma aprendizagem esperada. |
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