Quando a escola opera na conscientização dos jovens adolescentes no combate as DSTs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renan da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41170
Resumo: O objetivo deste estudo foi contribuir para o ensino das DST nas escolas de ensino médio. O estudo foi feito a partir da investigação do nível de conhecimento sobre DST de 61 alunos de duas escolas de Rio Claro – SP: uma estadual e uma particular, através de um questionário (Pré-teste) e da entrevista com dois professores de biologia, sendo um de cada escola. Os resultados indicaram que, de uma forma geral, os alunos da escola particular tinham mais conhecimento a respeito do tema.  Os alunos da escola pública mostraram mais dificuldade com relação ao conhecimento (conhecimento ou informação? ) sobre os sintomas das DST. Nas duas escolas o conhecimento sobre o assunto se mostrou genérico e superficial. De acordo os professores de biologia, ambos ensinam sobre o conteúdo e o material didático contém os temas de sexualidade e DST. A partir desses resultados foi elaborada uma intervenção com os alunos, usando como metodologia a dinâmica de grupo e a aula expositiva dialogada. Após a intervenção verificou-se um aumento da porcentagem de respostas corretas dos alunos de ambas as escolas (Pós-teste) o que demonstra que a mesma tenha sido eficaz. Concluímos que este trabalho alcançou seu objetivo de esclarecer os alunos sobre o tema, porém falta às escolas um melhor diálogo com eles para o planejamento desse conteúdo, já que embora seja previsto o seu ensino, não está havendo uma aprendizagem esperada.  
id UFPR-4_a85b4792d60a86e425ea26138a849a0d
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/41170
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Quando a escola opera na conscientização dos jovens adolescentes no combate as DSTsEscola;Saúde;ConscientizaçãoAdolescência, DST, educação e saúde, educação sexual, ensino médio.Sistema Educacional e Prevenção as DSTsO objetivo deste estudo foi contribuir para o ensino das DST nas escolas de ensino médio. O estudo foi feito a partir da investigação do nível de conhecimento sobre DST de 61 alunos de duas escolas de Rio Claro – SP: uma estadual e uma particular, através de um questionário (Pré-teste) e da entrevista com dois professores de biologia, sendo um de cada escola. Os resultados indicaram que, de uma forma geral, os alunos da escola particular tinham mais conhecimento a respeito do tema.  Os alunos da escola pública mostraram mais dificuldade com relação ao conhecimento (conhecimento ou informação? ) sobre os sintomas das DST. Nas duas escolas o conhecimento sobre o assunto se mostrou genérico e superficial. De acordo os professores de biologia, ambos ensinam sobre o conteúdo e o material didático contém os temas de sexualidade e DST. A partir desses resultados foi elaborada uma intervenção com os alunos, usando como metodologia a dinâmica de grupo e a aula expositiva dialogada. Após a intervenção verificou-se um aumento da porcentagem de respostas corretas dos alunos de ambas as escolas (Pós-teste) o que demonstra que a mesma tenha sido eficaz. Concluímos que este trabalho alcançou seu objetivo de esclarecer os alunos sobre o tema, porém falta às escolas um melhor diálogo com eles para o planejamento desse conteúdo, já que embora seja previsto o seu ensino, não está havendo uma aprendizagem esperada.  UFPRSilva, Renan da2015-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41170Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 221-238Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 221-238Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 221-2381984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41170/26348https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41170/30362info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:06:00Zoai:revistas.ufpr.br:article/41170Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando a escola opera na conscientização dos jovens adolescentes no combate as DSTs
title Quando a escola opera na conscientização dos jovens adolescentes no combate as DSTs
spellingShingle Quando a escola opera na conscientização dos jovens adolescentes no combate as DSTs
Silva, Renan da
Escola;Saúde;Conscientização
Adolescência, DST, educação e saúde, educação sexual, ensino médio.
Sistema Educacional e Prevenção as DSTs
title_short Quando a escola opera na conscientização dos jovens adolescentes no combate as DSTs
title_full Quando a escola opera na conscientização dos jovens adolescentes no combate as DSTs
title_fullStr Quando a escola opera na conscientização dos jovens adolescentes no combate as DSTs
title_full_unstemmed Quando a escola opera na conscientização dos jovens adolescentes no combate as DSTs
title_sort Quando a escola opera na conscientização dos jovens adolescentes no combate as DSTs
author Silva, Renan da
author_facet Silva, Renan da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Renan da
dc.subject.por.fl_str_mv Escola;Saúde;Conscientização
Adolescência, DST, educação e saúde, educação sexual, ensino médio.
Sistema Educacional e Prevenção as DSTs
topic Escola;Saúde;Conscientização
Adolescência, DST, educação e saúde, educação sexual, ensino médio.
Sistema Educacional e Prevenção as DSTs
description O objetivo deste estudo foi contribuir para o ensino das DST nas escolas de ensino médio. O estudo foi feito a partir da investigação do nível de conhecimento sobre DST de 61 alunos de duas escolas de Rio Claro – SP: uma estadual e uma particular, através de um questionário (Pré-teste) e da entrevista com dois professores de biologia, sendo um de cada escola. Os resultados indicaram que, de uma forma geral, os alunos da escola particular tinham mais conhecimento a respeito do tema.  Os alunos da escola pública mostraram mais dificuldade com relação ao conhecimento (conhecimento ou informação? ) sobre os sintomas das DST. Nas duas escolas o conhecimento sobre o assunto se mostrou genérico e superficial. De acordo os professores de biologia, ambos ensinam sobre o conteúdo e o material didático contém os temas de sexualidade e DST. A partir desses resultados foi elaborada uma intervenção com os alunos, usando como metodologia a dinâmica de grupo e a aula expositiva dialogada. Após a intervenção verificou-se um aumento da porcentagem de respostas corretas dos alunos de ambas as escolas (Pós-teste) o que demonstra que a mesma tenha sido eficaz. Concluímos que este trabalho alcançou seu objetivo de esclarecer os alunos sobre o tema, porém falta às escolas um melhor diálogo com eles para o planejamento desse conteúdo, já que embora seja previsto o seu ensino, não está havendo uma aprendizagem esperada.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41170
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41170/26348
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41170/30362
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 221-238
Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 221-238
Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 221-238
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897126174720