Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Nadia Magalhães da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Marques, Carlos Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49478
Resumo: Estamos vivenciando processos insustentáveis de desenvolvimento, cujo principal passivo materializa-se no crescimento da pobreza e na crise ambiental. E, o campo educacional não está alheio a essas questões, especialmente aos aspectos socioambientais. É nesse contexto que destacamos a importância de um ensino que problematize as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), cuja perspectiva e papel expressam as diversas ordens de implicações no campo social, econômico, ambiental, ético, entre outras. O presente trabalho, de natureza qualitativa, que é parte de uma pesquisa mais ampla, foi conduzido buscando responder o seguinte problema: em que termos observa-se a inserção do tema (in)sustentabilidade, em trabalhos de tese e de dissertações que se caracterizam como análise de práticas/ações de educação com enfoque CTS, nas pesquisas da área de ensino, no contexto da Educação em Ciências/Educação Científica e Tecnológica? Os resultados revelam que cerca de ¼ desses trabalhos sequer referenciaram os termos conceitos sustentabilidade e sustentável. Dos mais de setenta por cento dos trabalhos que fizeram notações, em pouco mais da metade deles constava mera menção aos referidos termos. A sustentabilidade constitui-se um novo valor, do pensar no amanhã e do agir no presente, o que demanda que este valor seja infundido e problematizado em todos os contextos societários, inclusive na educação. 
id UFPR-4_aa3282964df6cdae24a93a249b478024
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/49478
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhãEnsinoSustentabilidade; Educação em Ciências; CTSEstamos vivenciando processos insustentáveis de desenvolvimento, cujo principal passivo materializa-se no crescimento da pobreza e na crise ambiental. E, o campo educacional não está alheio a essas questões, especialmente aos aspectos socioambientais. É nesse contexto que destacamos a importância de um ensino que problematize as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), cuja perspectiva e papel expressam as diversas ordens de implicações no campo social, econômico, ambiental, ético, entre outras. O presente trabalho, de natureza qualitativa, que é parte de uma pesquisa mais ampla, foi conduzido buscando responder o seguinte problema: em que termos observa-se a inserção do tema (in)sustentabilidade, em trabalhos de tese e de dissertações que se caracterizam como análise de práticas/ações de educação com enfoque CTS, nas pesquisas da área de ensino, no contexto da Educação em Ciências/Educação Científica e Tecnológica? Os resultados revelam que cerca de ¼ desses trabalhos sequer referenciaram os termos conceitos sustentabilidade e sustentável. Dos mais de setenta por cento dos trabalhos que fizeram notações, em pouco mais da metade deles constava mera menção aos referidos termos. A sustentabilidade constitui-se um novo valor, do pensar no amanhã e do agir no presente, o que demanda que este valor seja infundido e problematizado em todos os contextos societários, inclusive na educação. UFPRFreitas, Nadia Magalhães da SilvaMarques, Carlos Alberto2017-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49478Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 219-235Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 219-235Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 219-2351984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49478/33240Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-28T15:03:58Zoai:revistas.ufpr.br:article/49478Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-08-28T15:03:58Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhã
title Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhã
spellingShingle Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhã
Freitas, Nadia Magalhães da Silva
Ensino
Sustentabilidade; Educação em Ciências; CTS
title_short Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhã
title_full Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhã
title_fullStr Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhã
title_full_unstemmed Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhã
title_sort Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhã
author Freitas, Nadia Magalhães da Silva
author_facet Freitas, Nadia Magalhães da Silva
Marques, Carlos Alberto
author_role author
author2 Marques, Carlos Alberto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Nadia Magalhães da Silva
Marques, Carlos Alberto
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Sustentabilidade; Educação em Ciências; CTS
topic Ensino
Sustentabilidade; Educação em Ciências; CTS
description Estamos vivenciando processos insustentáveis de desenvolvimento, cujo principal passivo materializa-se no crescimento da pobreza e na crise ambiental. E, o campo educacional não está alheio a essas questões, especialmente aos aspectos socioambientais. É nesse contexto que destacamos a importância de um ensino que problematize as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), cuja perspectiva e papel expressam as diversas ordens de implicações no campo social, econômico, ambiental, ético, entre outras. O presente trabalho, de natureza qualitativa, que é parte de uma pesquisa mais ampla, foi conduzido buscando responder o seguinte problema: em que termos observa-se a inserção do tema (in)sustentabilidade, em trabalhos de tese e de dissertações que se caracterizam como análise de práticas/ações de educação com enfoque CTS, nas pesquisas da área de ensino, no contexto da Educação em Ciências/Educação Científica e Tecnológica? Os resultados revelam que cerca de ¼ desses trabalhos sequer referenciaram os termos conceitos sustentabilidade e sustentável. Dos mais de setenta por cento dos trabalhos que fizeram notações, em pouco mais da metade deles constava mera menção aos referidos termos. A sustentabilidade constitui-se um novo valor, do pensar no amanhã e do agir no presente, o que demanda que este valor seja infundido e problematizado em todos os contextos societários, inclusive na educação. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49478
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49478/33240
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 219-235
Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 219-235
Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 219-235
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898169507840