Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhã
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49478 |
Resumo: | Estamos vivenciando processos insustentáveis de desenvolvimento, cujo principal passivo materializa-se no crescimento da pobreza e na crise ambiental. E, o campo educacional não está alheio a essas questões, especialmente aos aspectos socioambientais. É nesse contexto que destacamos a importância de um ensino que problematize as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), cuja perspectiva e papel expressam as diversas ordens de implicações no campo social, econômico, ambiental, ético, entre outras. O presente trabalho, de natureza qualitativa, que é parte de uma pesquisa mais ampla, foi conduzido buscando responder o seguinte problema: em que termos observa-se a inserção do tema (in)sustentabilidade, em trabalhos de tese e de dissertações que se caracterizam como análise de práticas/ações de educação com enfoque CTS, nas pesquisas da área de ensino, no contexto da Educação em Ciências/Educação Científica e Tecnológica? Os resultados revelam que cerca de ¼ desses trabalhos sequer referenciaram os termos conceitos sustentabilidade e sustentável. Dos mais de setenta por cento dos trabalhos que fizeram notações, em pouco mais da metade deles constava mera menção aos referidos termos. A sustentabilidade constitui-se um novo valor, do pensar no amanhã e do agir no presente, o que demanda que este valor seja infundido e problematizado em todos os contextos societários, inclusive na educação. |
id |
UFPR-4_aa3282964df6cdae24a93a249b478024 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/49478 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhãEnsinoSustentabilidade; Educação em Ciências; CTSEstamos vivenciando processos insustentáveis de desenvolvimento, cujo principal passivo materializa-se no crescimento da pobreza e na crise ambiental. E, o campo educacional não está alheio a essas questões, especialmente aos aspectos socioambientais. É nesse contexto que destacamos a importância de um ensino que problematize as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), cuja perspectiva e papel expressam as diversas ordens de implicações no campo social, econômico, ambiental, ético, entre outras. O presente trabalho, de natureza qualitativa, que é parte de uma pesquisa mais ampla, foi conduzido buscando responder o seguinte problema: em que termos observa-se a inserção do tema (in)sustentabilidade, em trabalhos de tese e de dissertações que se caracterizam como análise de práticas/ações de educação com enfoque CTS, nas pesquisas da área de ensino, no contexto da Educação em Ciências/Educação Científica e Tecnológica? Os resultados revelam que cerca de ¼ desses trabalhos sequer referenciaram os termos conceitos sustentabilidade e sustentável. Dos mais de setenta por cento dos trabalhos que fizeram notações, em pouco mais da metade deles constava mera menção aos referidos termos. A sustentabilidade constitui-se um novo valor, do pensar no amanhã e do agir no presente, o que demanda que este valor seja infundido e problematizado em todos os contextos societários, inclusive na educação. UFPRFreitas, Nadia Magalhães da SilvaMarques, Carlos Alberto2017-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49478Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 219-235Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 219-235Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 219-2351984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49478/33240Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-28T15:03:58Zoai:revistas.ufpr.br:article/49478Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-08-28T15:03:58Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhã |
title |
Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhã |
spellingShingle |
Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhã Freitas, Nadia Magalhães da Silva Ensino Sustentabilidade; Educação em Ciências; CTS |
title_short |
Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhã |
title_full |
Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhã |
title_fullStr |
Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhã |
title_full_unstemmed |
Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhã |
title_sort |
Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhã |
author |
Freitas, Nadia Magalhães da Silva |
author_facet |
Freitas, Nadia Magalhães da Silva Marques, Carlos Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Carlos Alberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Nadia Magalhães da Silva Marques, Carlos Alberto |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Sustentabilidade; Educação em Ciências; CTS |
topic |
Ensino Sustentabilidade; Educação em Ciências; CTS |
description |
Estamos vivenciando processos insustentáveis de desenvolvimento, cujo principal passivo materializa-se no crescimento da pobreza e na crise ambiental. E, o campo educacional não está alheio a essas questões, especialmente aos aspectos socioambientais. É nesse contexto que destacamos a importância de um ensino que problematize as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), cuja perspectiva e papel expressam as diversas ordens de implicações no campo social, econômico, ambiental, ético, entre outras. O presente trabalho, de natureza qualitativa, que é parte de uma pesquisa mais ampla, foi conduzido buscando responder o seguinte problema: em que termos observa-se a inserção do tema (in)sustentabilidade, em trabalhos de tese e de dissertações que se caracterizam como análise de práticas/ações de educação com enfoque CTS, nas pesquisas da área de ensino, no contexto da Educação em Ciências/Educação Científica e Tecnológica? Os resultados revelam que cerca de ¼ desses trabalhos sequer referenciaram os termos conceitos sustentabilidade e sustentável. Dos mais de setenta por cento dos trabalhos que fizeram notações, em pouco mais da metade deles constava mera menção aos referidos termos. A sustentabilidade constitui-se um novo valor, do pensar no amanhã e do agir no presente, o que demanda que este valor seja infundido e problematizado em todos os contextos societários, inclusive na educação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49478 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49478/33240 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 219-235 Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 219-235 Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 219-235 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711898169507840 |