O desenho e o diálogo: alfabetização do aluno no ateliê de projeto arquitetônico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42037 |
Resumo: | Este texto defende a premissa de que o desenho, como instrumento do pensar a Arquitetura, promove a capacidade ordenadora, que estrutura e molda o próprio pensamento e que o expõe para o desenvolvimento das ideias, favorecendo o diálogo entre professor e aluno e, por conseguinte, o processo de “alfabetização em projeto arquitetônico”, constitutivo da identidade profissional do futuro arquiteto. Utilizando a metodologia de estudo de caso do tipo etnográfico, foram observadas as aulas de uma turma do segundo ano de um curso de Arquitetura e Urbanismo, de uma universidade pública, durante o período de atividade de um exercício de projeto, no decurso de três meses. Os dados foram analisados a partir de duas categorias: a) alunos que se auto avaliaram com dificuldades de se expressar por meio de desenhos e b) alunos que se auto avaliaram com facilidades de se expressar por meio de desenhos. A partir dos dados observou-se que as atividades propostas pelos professores, durante a disciplina de Arquitetura no ateliê de projeto, favoreceram parte de um grupo de alunos e desfavoreceram outro. Sendo assim, pode-se afirmar que a prática pedagógica dos professores, mediante o desenho, a participação e a efetivação do diálogo, intervém no processo de construção do conhecimento do aluno. Palavras-chave: pedagogia universitária; desenho; alfabetização em projeto arquitetônico; prática pedagógica do projeto no ateliê. |
id |
UFPR-4_aa86574899f4ea7e42ffc54d510d4d80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/42037 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenho e o diálogo: alfabetização do aluno no ateliê de projeto arquitetônicoEste texto defende a premissa de que o desenho, como instrumento do pensar a Arquitetura, promove a capacidade ordenadora, que estrutura e molda o próprio pensamento e que o expõe para o desenvolvimento das ideias, favorecendo o diálogo entre professor e aluno e, por conseguinte, o processo de “alfabetização em projeto arquitetônico”, constitutivo da identidade profissional do futuro arquiteto. Utilizando a metodologia de estudo de caso do tipo etnográfico, foram observadas as aulas de uma turma do segundo ano de um curso de Arquitetura e Urbanismo, de uma universidade pública, durante o período de atividade de um exercício de projeto, no decurso de três meses. Os dados foram analisados a partir de duas categorias: a) alunos que se auto avaliaram com dificuldades de se expressar por meio de desenhos e b) alunos que se auto avaliaram com facilidades de se expressar por meio de desenhos. A partir dos dados observou-se que as atividades propostas pelos professores, durante a disciplina de Arquitetura no ateliê de projeto, favoreceram parte de um grupo de alunos e desfavoreceram outro. Sendo assim, pode-se afirmar que a prática pedagógica dos professores, mediante o desenho, a participação e a efetivação do diálogo, intervém no processo de construção do conhecimento do aluno. Palavras-chave: pedagogia universitária; desenho; alfabetização em projeto arquitetônico; prática pedagógica do projeto no ateliê. UFPROrtega, Artur RenatoBaibich, Tânia Maria2015-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42037Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 131-146Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 131-146Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 131-1461984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42037/26343https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42037/30357https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/42037/21629info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:06:00Zoai:revistas.ufpr.br:article/42037Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenho e o diálogo: alfabetização do aluno no ateliê de projeto arquitetônico |
title |
O desenho e o diálogo: alfabetização do aluno no ateliê de projeto arquitetônico |
spellingShingle |
O desenho e o diálogo: alfabetização do aluno no ateliê de projeto arquitetônico Ortega, Artur Renato |
title_short |
O desenho e o diálogo: alfabetização do aluno no ateliê de projeto arquitetônico |
title_full |
O desenho e o diálogo: alfabetização do aluno no ateliê de projeto arquitetônico |
title_fullStr |
O desenho e o diálogo: alfabetização do aluno no ateliê de projeto arquitetônico |
title_full_unstemmed |
O desenho e o diálogo: alfabetização do aluno no ateliê de projeto arquitetônico |
title_sort |
O desenho e o diálogo: alfabetização do aluno no ateliê de projeto arquitetônico |
author |
Ortega, Artur Renato |
author_facet |
Ortega, Artur Renato Baibich, Tânia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Baibich, Tânia Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ortega, Artur Renato Baibich, Tânia Maria |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este texto defende a premissa de que o desenho, como instrumento do pensar a Arquitetura, promove a capacidade ordenadora, que estrutura e molda o próprio pensamento e que o expõe para o desenvolvimento das ideias, favorecendo o diálogo entre professor e aluno e, por conseguinte, o processo de “alfabetização em projeto arquitetônico”, constitutivo da identidade profissional do futuro arquiteto. Utilizando a metodologia de estudo de caso do tipo etnográfico, foram observadas as aulas de uma turma do segundo ano de um curso de Arquitetura e Urbanismo, de uma universidade pública, durante o período de atividade de um exercício de projeto, no decurso de três meses. Os dados foram analisados a partir de duas categorias: a) alunos que se auto avaliaram com dificuldades de se expressar por meio de desenhos e b) alunos que se auto avaliaram com facilidades de se expressar por meio de desenhos. A partir dos dados observou-se que as atividades propostas pelos professores, durante a disciplina de Arquitetura no ateliê de projeto, favoreceram parte de um grupo de alunos e desfavoreceram outro. Sendo assim, pode-se afirmar que a prática pedagógica dos professores, mediante o desenho, a participação e a efetivação do diálogo, intervém no processo de construção do conhecimento do aluno. Palavras-chave: pedagogia universitária; desenho; alfabetização em projeto arquitetônico; prática pedagógica do projeto no ateliê. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42037 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42037/26343 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42037/30357 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/42037/21629 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 131-146 Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 131-146 Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 131-146 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711902637490176 |