O desenho e o diálogo: alfabetização do aluno no ateliê de projeto arquitetônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortega, Artur Renato
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Baibich, Tânia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42037
Resumo: Este texto defende a premissa de que o desenho, como instrumento do pensar a Arquitetura, promove a capacidade ordenadora, que estrutura e molda o próprio pensamento e que o expõe para o desenvolvimento das ideias, favorecendo o diálogo entre professor e aluno e, por conseguinte, o processo de “alfabetização em projeto arquitetônico”, constitutivo da identidade profissional do futuro arquiteto. Utilizando a metodologia de estudo de caso do tipo etnográfico, foram observadas as aulas de uma turma do segundo ano de um curso de Arquitetura e Urbanismo, de uma universidade pública, durante o período de atividade de um exercício de projeto, no decurso de três meses. Os dados foram analisados a partir de duas categorias: a) alunos que se auto avaliaram com dificuldades de se expressar por meio de desenhos e b) alunos que se auto avaliaram com facilidades de se expressar por meio de desenhos. A partir dos dados observou-se que as atividades propostas pelos professores, durante a disciplina de Arquitetura no ateliê de projeto, favoreceram parte de um grupo de alunos e desfavoreceram outro. Sendo assim, pode-se afirmar que a prática pedagógica dos professores, mediante o desenho, a participação e a efetivação do diálogo, intervém no processo de construção do conhecimento do aluno. Palavras-chave: pedagogia universitária; desenho; alfabetização em projeto arquitetônico;  prática pedagógica do projeto no ateliê. 
id UFPR-4_aa86574899f4ea7e42ffc54d510d4d80
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/42037
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling O desenho e o diálogo: alfabetização do aluno no ateliê de projeto arquitetônicoEste texto defende a premissa de que o desenho, como instrumento do pensar a Arquitetura, promove a capacidade ordenadora, que estrutura e molda o próprio pensamento e que o expõe para o desenvolvimento das ideias, favorecendo o diálogo entre professor e aluno e, por conseguinte, o processo de “alfabetização em projeto arquitetônico”, constitutivo da identidade profissional do futuro arquiteto. Utilizando a metodologia de estudo de caso do tipo etnográfico, foram observadas as aulas de uma turma do segundo ano de um curso de Arquitetura e Urbanismo, de uma universidade pública, durante o período de atividade de um exercício de projeto, no decurso de três meses. Os dados foram analisados a partir de duas categorias: a) alunos que se auto avaliaram com dificuldades de se expressar por meio de desenhos e b) alunos que se auto avaliaram com facilidades de se expressar por meio de desenhos. A partir dos dados observou-se que as atividades propostas pelos professores, durante a disciplina de Arquitetura no ateliê de projeto, favoreceram parte de um grupo de alunos e desfavoreceram outro. Sendo assim, pode-se afirmar que a prática pedagógica dos professores, mediante o desenho, a participação e a efetivação do diálogo, intervém no processo de construção do conhecimento do aluno. Palavras-chave: pedagogia universitária; desenho; alfabetização em projeto arquitetônico;  prática pedagógica do projeto no ateliê. UFPROrtega, Artur RenatoBaibich, Tânia Maria2015-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42037Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 131-146Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 131-146Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 131-1461984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42037/26343https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42037/30357https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/42037/21629info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:06:00Zoai:revistas.ufpr.br:article/42037Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenho e o diálogo: alfabetização do aluno no ateliê de projeto arquitetônico
title O desenho e o diálogo: alfabetização do aluno no ateliê de projeto arquitetônico
spellingShingle O desenho e o diálogo: alfabetização do aluno no ateliê de projeto arquitetônico
Ortega, Artur Renato
title_short O desenho e o diálogo: alfabetização do aluno no ateliê de projeto arquitetônico
title_full O desenho e o diálogo: alfabetização do aluno no ateliê de projeto arquitetônico
title_fullStr O desenho e o diálogo: alfabetização do aluno no ateliê de projeto arquitetônico
title_full_unstemmed O desenho e o diálogo: alfabetização do aluno no ateliê de projeto arquitetônico
title_sort O desenho e o diálogo: alfabetização do aluno no ateliê de projeto arquitetônico
author Ortega, Artur Renato
author_facet Ortega, Artur Renato
Baibich, Tânia Maria
author_role author
author2 Baibich, Tânia Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortega, Artur Renato
Baibich, Tânia Maria
dc.subject.none.fl_str_mv


description Este texto defende a premissa de que o desenho, como instrumento do pensar a Arquitetura, promove a capacidade ordenadora, que estrutura e molda o próprio pensamento e que o expõe para o desenvolvimento das ideias, favorecendo o diálogo entre professor e aluno e, por conseguinte, o processo de “alfabetização em projeto arquitetônico”, constitutivo da identidade profissional do futuro arquiteto. Utilizando a metodologia de estudo de caso do tipo etnográfico, foram observadas as aulas de uma turma do segundo ano de um curso de Arquitetura e Urbanismo, de uma universidade pública, durante o período de atividade de um exercício de projeto, no decurso de três meses. Os dados foram analisados a partir de duas categorias: a) alunos que se auto avaliaram com dificuldades de se expressar por meio de desenhos e b) alunos que se auto avaliaram com facilidades de se expressar por meio de desenhos. A partir dos dados observou-se que as atividades propostas pelos professores, durante a disciplina de Arquitetura no ateliê de projeto, favoreceram parte de um grupo de alunos e desfavoreceram outro. Sendo assim, pode-se afirmar que a prática pedagógica dos professores, mediante o desenho, a participação e a efetivação do diálogo, intervém no processo de construção do conhecimento do aluno. Palavras-chave: pedagogia universitária; desenho; alfabetização em projeto arquitetônico;  prática pedagógica do projeto no ateliê. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42037
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42037/26343
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42037/30357
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/42037/21629
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 131-146
Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 131-146
Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 131-146
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902637490176