O Ensino de projetos arquitetônicos e o espaço atelier: uma abordagem ergonômica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feiber, Fúlvio Natércio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106714
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2010
id UFSC_225ce44a7e276961bdc70dadf17d871f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/106714
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O Ensino de projetos arquitetônicos e o espaço atelier: uma abordagem ergonômicaEngenharia de produçãoErgonomiaProjeto arquitetonicoEstudo e ensinoArquiteturaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2010O presente trabalho propõe um modelo de ensino em disciplinas de projeto arquitetônico. Neste sentido parte da ergonomia cognitiva aplicada aos ateliês de projeto do curso de arquitetura e urbanismo. Para tal, é estruturado em etapas de investigação onde inicialmente organiza-se o referencial teórico dos diversos temas abordados na pesquisa; em seguida apresenta-se um panorama geral do ensino de arquitetura no Brasil; posteriormente, averigua-se a percepção de discentes e docentes por meio de representações gráficas mentais e aplicação de questionários, abordando as relações entre a elaboração de desenhos manuais e o desenvolvimento da percepção espacial sob e enfoque da ergonomia cognitiva; por fim elabora-se e aplica-se um modelo de ensino concentrando-se nos laboratórios acadêmicos de projeto, os ateliês. Para realização desta última etapa, é apresentado estudo de caso, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Assis Gurgacz, em Cascavel - PR. Como resultados e considerando o uso da computação gráfica, verificou-se a influência dos arranjos físicos e organizacionais no desempenho dos discentes, bem como a associação do arquiteto como aquele que domina a graficação manual. A relevância dos resultados traz a eficiência no que concerne à maior permanência em sala quando do re-arranjo físico e organizacional do layout do ateliê acompanhado de maior discussão entre os participantes. Constatou-se também melhoria da qualidade projetual face à metodologia de ensino. A relação ensino/aprendizagem de projeto não segue uma linearidade objetiva e de fácil mensuração e, neste sentido, o aprendizado se efetiva de maneira complexa onde as diversas problemáticas do projeto devem ser avaliadas e debatidas. Os estudos, que permeiam os campos objetivo e subjetivo, por isso, de competência da Ergonomia, podem colaborar com o desenvolvimento de novas práticas em outras áreas profissionais relacionadas à elaboração e concepção de projetos, propiciando melhor eficiência nos processos de criação e produção.Merino, Eugenio Andrés DíazUniversidade Federal de Santa CatarinaFeiber, Fúlvio Natércio2013-12-05T22:04:34Z2013-12-05T22:04:34Z2013-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis205 p.| il., grafs., tabs.application/pdf284360https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106714porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:15:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/106714Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:15:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de projetos arquitetônicos e o espaço atelier: uma abordagem ergonômica
title O Ensino de projetos arquitetônicos e o espaço atelier: uma abordagem ergonômica
spellingShingle O Ensino de projetos arquitetônicos e o espaço atelier: uma abordagem ergonômica
Feiber, Fúlvio Natércio
Engenharia de produção
Ergonomia
Projeto arquitetonico
Estudo e ensino
Arquitetura
title_short O Ensino de projetos arquitetônicos e o espaço atelier: uma abordagem ergonômica
title_full O Ensino de projetos arquitetônicos e o espaço atelier: uma abordagem ergonômica
title_fullStr O Ensino de projetos arquitetônicos e o espaço atelier: uma abordagem ergonômica
title_full_unstemmed O Ensino de projetos arquitetônicos e o espaço atelier: uma abordagem ergonômica
title_sort O Ensino de projetos arquitetônicos e o espaço atelier: uma abordagem ergonômica
author Feiber, Fúlvio Natércio
author_facet Feiber, Fúlvio Natércio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Merino, Eugenio Andrés Díaz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Feiber, Fúlvio Natércio
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ergonomia
Projeto arquitetonico
Estudo e ensino
Arquitetura
topic Engenharia de produção
Ergonomia
Projeto arquitetonico
Estudo e ensino
Arquitetura
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2010
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-05T22:04:34Z
2013-12-05T22:04:34Z
2013-12-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 284360
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106714
identifier_str_mv 284360
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 205 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804766534919258112