Os desafios da construção da gestão participativa na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Rocio Caldas, Andrea do Rocio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cristina de Lima Picanço, Deisi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66804
Resumo: O artigo busca delinear a trajetória na gestão do Setor de Educação da UFPR,no período de 2010 a 2014, quando as autoras estiveram à frente da direçãosetorial, buscando indicar os desafios da construção de bases mais participativasna gestão acadêmica. Aborda o processo de implantação do modelo deorçamento participativo e da rediscussão do projeto institucional e articulaçãode diversas ações que buscaram envolver a comunidade educacional internae externa ao Setor e à Universidade. Entre as ações que serão abordadas,merecem destaque a criação de uma metodologia de orçamento participativo,a revisão do Planejamento Institucional, a criação de um evento permanenteque pensasse a docência para além das práticas formativas universitárias, acriação de uma instância de articulação do Setor de Educação com as coordenaçõesdos cursos de licenciatura e por fim a elaboração de uma propostade qualificação e participação efetiva dos técnicos-administrativos, entreoutras. Procura deslindar os impasses presentes na cultura enraizada de umainstituição calcada nos moldes da estrutura legada pela ditadura militar e aspotencialidades advindas dos novos processos democratização.
id UFPR-4_ab65df396fad44e95ee1660e48526be5
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/66804
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Os desafios da construção da gestão participativa na universidadeO artigo busca delinear a trajetória na gestão do Setor de Educação da UFPR,no período de 2010 a 2014, quando as autoras estiveram à frente da direçãosetorial, buscando indicar os desafios da construção de bases mais participativasna gestão acadêmica. Aborda o processo de implantação do modelo deorçamento participativo e da rediscussão do projeto institucional e articulaçãode diversas ações que buscaram envolver a comunidade educacional internae externa ao Setor e à Universidade. Entre as ações que serão abordadas,merecem destaque a criação de uma metodologia de orçamento participativo,a revisão do Planejamento Institucional, a criação de um evento permanenteque pensasse a docência para além das práticas formativas universitárias, acriação de uma instância de articulação do Setor de Educação com as coordenaçõesdos cursos de licenciatura e por fim a elaboração de uma propostade qualificação e participação efetiva dos técnicos-administrativos, entreoutras. Procura deslindar os impasses presentes na cultura enraizada de umainstituição calcada nos moldes da estrutura legada pela ditadura militar e aspotencialidades advindas dos novos processos democratização.UFPRdo Rocio Caldas, Andrea do RocioCristina de Lima Picanço, Deisi2019-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66804Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 81-102Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 81-102Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 81-1021984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66804/39099Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:20:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/66804Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:20:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da construção da gestão participativa na universidade
title Os desafios da construção da gestão participativa na universidade
spellingShingle Os desafios da construção da gestão participativa na universidade
do Rocio Caldas, Andrea do Rocio
title_short Os desafios da construção da gestão participativa na universidade
title_full Os desafios da construção da gestão participativa na universidade
title_fullStr Os desafios da construção da gestão participativa na universidade
title_full_unstemmed Os desafios da construção da gestão participativa na universidade
title_sort Os desafios da construção da gestão participativa na universidade
author do Rocio Caldas, Andrea do Rocio
author_facet do Rocio Caldas, Andrea do Rocio
Cristina de Lima Picanço, Deisi
author_role author
author2 Cristina de Lima Picanço, Deisi
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv do Rocio Caldas, Andrea do Rocio
Cristina de Lima Picanço, Deisi
dc.subject.none.fl_str_mv


description O artigo busca delinear a trajetória na gestão do Setor de Educação da UFPR,no período de 2010 a 2014, quando as autoras estiveram à frente da direçãosetorial, buscando indicar os desafios da construção de bases mais participativasna gestão acadêmica. Aborda o processo de implantação do modelo deorçamento participativo e da rediscussão do projeto institucional e articulaçãode diversas ações que buscaram envolver a comunidade educacional internae externa ao Setor e à Universidade. Entre as ações que serão abordadas,merecem destaque a criação de uma metodologia de orçamento participativo,a revisão do Planejamento Institucional, a criação de um evento permanenteque pensasse a docência para além das práticas formativas universitárias, acriação de uma instância de articulação do Setor de Educação com as coordenaçõesdos cursos de licenciatura e por fim a elaboração de uma propostade qualificação e participação efetiva dos técnicos-administrativos, entreoutras. Procura deslindar os impasses presentes na cultura enraizada de umainstituição calcada nos moldes da estrutura legada pela ditadura militar e aspotencialidades advindas dos novos processos democratização.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66804
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66804/39099
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 81-102
Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 81-102
Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 81-102
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892245053440