Os desafios da construção da gestão participativa na universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66804 |
Resumo: | O artigo busca delinear a trajetória na gestão do Setor de Educação da UFPR,no período de 2010 a 2014, quando as autoras estiveram à frente da direçãosetorial, buscando indicar os desafios da construção de bases mais participativasna gestão acadêmica. Aborda o processo de implantação do modelo deorçamento participativo e da rediscussão do projeto institucional e articulaçãode diversas ações que buscaram envolver a comunidade educacional internae externa ao Setor e à Universidade. Entre as ações que serão abordadas,merecem destaque a criação de uma metodologia de orçamento participativo,a revisão do Planejamento Institucional, a criação de um evento permanenteque pensasse a docência para além das práticas formativas universitárias, acriação de uma instância de articulação do Setor de Educação com as coordenaçõesdos cursos de licenciatura e por fim a elaboração de uma propostade qualificação e participação efetiva dos técnicos-administrativos, entreoutras. Procura deslindar os impasses presentes na cultura enraizada de umainstituição calcada nos moldes da estrutura legada pela ditadura militar e aspotencialidades advindas dos novos processos democratização. |
id |
UFPR-4_ab65df396fad44e95ee1660e48526be5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/66804 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios da construção da gestão participativa na universidadeO artigo busca delinear a trajetória na gestão do Setor de Educação da UFPR,no período de 2010 a 2014, quando as autoras estiveram à frente da direçãosetorial, buscando indicar os desafios da construção de bases mais participativasna gestão acadêmica. Aborda o processo de implantação do modelo deorçamento participativo e da rediscussão do projeto institucional e articulaçãode diversas ações que buscaram envolver a comunidade educacional internae externa ao Setor e à Universidade. Entre as ações que serão abordadas,merecem destaque a criação de uma metodologia de orçamento participativo,a revisão do Planejamento Institucional, a criação de um evento permanenteque pensasse a docência para além das práticas formativas universitárias, acriação de uma instância de articulação do Setor de Educação com as coordenaçõesdos cursos de licenciatura e por fim a elaboração de uma propostade qualificação e participação efetiva dos técnicos-administrativos, entreoutras. Procura deslindar os impasses presentes na cultura enraizada de umainstituição calcada nos moldes da estrutura legada pela ditadura militar e aspotencialidades advindas dos novos processos democratização.UFPRdo Rocio Caldas, Andrea do RocioCristina de Lima Picanço, Deisi2019-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66804Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 81-102Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 81-102Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 81-1021984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66804/39099Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:20:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/66804Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:20:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios da construção da gestão participativa na universidade |
title |
Os desafios da construção da gestão participativa na universidade |
spellingShingle |
Os desafios da construção da gestão participativa na universidade do Rocio Caldas, Andrea do Rocio |
title_short |
Os desafios da construção da gestão participativa na universidade |
title_full |
Os desafios da construção da gestão participativa na universidade |
title_fullStr |
Os desafios da construção da gestão participativa na universidade |
title_full_unstemmed |
Os desafios da construção da gestão participativa na universidade |
title_sort |
Os desafios da construção da gestão participativa na universidade |
author |
do Rocio Caldas, Andrea do Rocio |
author_facet |
do Rocio Caldas, Andrea do Rocio Cristina de Lima Picanço, Deisi |
author_role |
author |
author2 |
Cristina de Lima Picanço, Deisi |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Rocio Caldas, Andrea do Rocio Cristina de Lima Picanço, Deisi |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O artigo busca delinear a trajetória na gestão do Setor de Educação da UFPR,no período de 2010 a 2014, quando as autoras estiveram à frente da direçãosetorial, buscando indicar os desafios da construção de bases mais participativasna gestão acadêmica. Aborda o processo de implantação do modelo deorçamento participativo e da rediscussão do projeto institucional e articulaçãode diversas ações que buscaram envolver a comunidade educacional internae externa ao Setor e à Universidade. Entre as ações que serão abordadas,merecem destaque a criação de uma metodologia de orçamento participativo,a revisão do Planejamento Institucional, a criação de um evento permanenteque pensasse a docência para além das práticas formativas universitárias, acriação de uma instância de articulação do Setor de Educação com as coordenaçõesdos cursos de licenciatura e por fim a elaboração de uma propostade qualificação e participação efetiva dos técnicos-administrativos, entreoutras. Procura deslindar os impasses presentes na cultura enraizada de umainstituição calcada nos moldes da estrutura legada pela ditadura militar e aspotencialidades advindas dos novos processos democratização. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66804 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66804/39099 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 81-102 Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 81-102 Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 81-102 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711892245053440 |