A participação dos estudantes com deficiência física e visual no ensino superior: apontamentos e contribuições das teorias feministas da deficiência / The participation of students with physical and visual disabilities in higher education: notes and contributions of feministtheories of disability

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gesser, Marivete
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nuernberg, Adriano Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52925
Resumo: No cenário de produções acadêmicas sobre a acessibilidade no ensino superior tem predominado pesquisas descritivas que mapeiam a realidade e discutem o impacto das políticas públicas atuais nesse contexto. O objetivo deste texto é fomentar o debate teórico em torno deste tema, visando subsidiar a reflexão conceitual sobre essa realidade a partir das contribuições das teorias feministas da deficiência. Destacando os conceitos de cuidado e o princípio da interdependência, busca-se promover a ampliação da capacidade de agência dos estudantes em todo processo educativo. Conclui-se esse ensaio apontando-se para a importância da abordagem crítica da deficiência e do princípio dos direitos humanos como balizadores da inclusão dos estudantes com deficiência no ensino superior.
id UFPR-4_ac94cd9c597055a20f030d7edc6950b1
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/52925
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A participação dos estudantes com deficiência física e visual no ensino superior: apontamentos e contribuições das teorias feministas da deficiência / The participation of students with physical and visual disabilities in higher education: notes and contributions of feministtheories of disabilityEducaçãoEducaçãoNo cenário de produções acadêmicas sobre a acessibilidade no ensino superior tem predominado pesquisas descritivas que mapeiam a realidade e discutem o impacto das políticas públicas atuais nesse contexto. O objetivo deste texto é fomentar o debate teórico em torno deste tema, visando subsidiar a reflexão conceitual sobre essa realidade a partir das contribuições das teorias feministas da deficiência. Destacando os conceitos de cuidado e o princípio da interdependência, busca-se promover a ampliação da capacidade de agência dos estudantes em todo processo educativo. Conclui-se esse ensaio apontando-se para a importância da abordagem crítica da deficiência e do princípio dos direitos humanos como balizadores da inclusão dos estudantes com deficiência no ensino superior.UFPRGesser, MariveteNuernberg, Adriano Henrique2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52925Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 151-166Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 151-166Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 151-1661984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52925/34102Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-13T00:55:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/52925Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-02-13T00:55:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A participação dos estudantes com deficiência física e visual no ensino superior: apontamentos e contribuições das teorias feministas da deficiência / The participation of students with physical and visual disabilities in higher education: notes and contributions of feministtheories of disability
title A participação dos estudantes com deficiência física e visual no ensino superior: apontamentos e contribuições das teorias feministas da deficiência / The participation of students with physical and visual disabilities in higher education: notes and contributions of feministtheories of disability
spellingShingle A participação dos estudantes com deficiência física e visual no ensino superior: apontamentos e contribuições das teorias feministas da deficiência / The participation of students with physical and visual disabilities in higher education: notes and contributions of feministtheories of disability
Gesser, Marivete
Educação
Educação
title_short A participação dos estudantes com deficiência física e visual no ensino superior: apontamentos e contribuições das teorias feministas da deficiência / The participation of students with physical and visual disabilities in higher education: notes and contributions of feministtheories of disability
title_full A participação dos estudantes com deficiência física e visual no ensino superior: apontamentos e contribuições das teorias feministas da deficiência / The participation of students with physical and visual disabilities in higher education: notes and contributions of feministtheories of disability
title_fullStr A participação dos estudantes com deficiência física e visual no ensino superior: apontamentos e contribuições das teorias feministas da deficiência / The participation of students with physical and visual disabilities in higher education: notes and contributions of feministtheories of disability
title_full_unstemmed A participação dos estudantes com deficiência física e visual no ensino superior: apontamentos e contribuições das teorias feministas da deficiência / The participation of students with physical and visual disabilities in higher education: notes and contributions of feministtheories of disability
title_sort A participação dos estudantes com deficiência física e visual no ensino superior: apontamentos e contribuições das teorias feministas da deficiência / The participation of students with physical and visual disabilities in higher education: notes and contributions of feministtheories of disability
author Gesser, Marivete
author_facet Gesser, Marivete
Nuernberg, Adriano Henrique
author_role author
author2 Nuernberg, Adriano Henrique
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gesser, Marivete
Nuernberg, Adriano Henrique
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação
topic Educação
Educação
description No cenário de produções acadêmicas sobre a acessibilidade no ensino superior tem predominado pesquisas descritivas que mapeiam a realidade e discutem o impacto das políticas públicas atuais nesse contexto. O objetivo deste texto é fomentar o debate teórico em torno deste tema, visando subsidiar a reflexão conceitual sobre essa realidade a partir das contribuições das teorias feministas da deficiência. Destacando os conceitos de cuidado e o princípio da interdependência, busca-se promover a ampliação da capacidade de agência dos estudantes em todo processo educativo. Conclui-se esse ensaio apontando-se para a importância da abordagem crítica da deficiência e do princípio dos direitos humanos como balizadores da inclusão dos estudantes com deficiência no ensino superior.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52925
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52925/34102
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 151-166
Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 151-166
Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 151-166
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898238713856