PERCEPTIONS ON THE ACCESSIBILITY THEME IN THE UNIVERSITY ENVIRONMENT: REPORTS OF STUDENTS WITH VISUAL DISABILITIES: relatos dos estudantes com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins de Arruda, Eduardo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: França de Lima, Izabel, Olegário, Maria da Luz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/55617
Resumo: Neste artigo temos como objetivo revelar aspectos subjetivos, como emoções e sentimentos, incu- tidos na fala de estudantes universitários com deficiência. Para tanto, foram convidados dez estudantes com deficiência visual vinculados ao Núcleo de Educação Especial (Nedesp) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para participarem de uma entrevista semiestruturada sobre a temática da acessibilidade dentro da instituição. O material resultante das entrevistas foram conjugados com a pesquisa documental, compondo assim o corpo deste trabalho. A pesquisa caracteriza-se metodologicamente como descritiva e de abordagem qualitativa. As falas dos entrevistados foram analisadas sob a ótica da Análise de Discurso (AD) enquanto instrumento metodológico. Conclui-se que a intersubjetividade presente nas falas dos entrevistados revela aspectos muitas vezes abafados pela trama social, que podem significar ausência de represent-tatividade no meio acadêmico, político e social. Embora cada entrevistado, tenha ressaltado pontos específicos fundamentados na sua experiência na instituição, percebeu-se uma certa congruência e convergência entre os discursos estudados. Com destaque para sentimentos de insatisfação, desmotivação, que muitas vezes caracterizam-nos como vítimas de segregação social. Por fim, os relatos dos estudantes participantes desta pesquisa reforçam a complexidade da temática acessibilidade, que perpassa o contexto universitário.
id UFPB-11_5445bdb964bc1a59710b3a573065e65c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/55617
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling PERCEPTIONS ON THE ACCESSIBILITY THEME IN THE UNIVERSITY ENVIRONMENT: REPORTS OF STUDENTS WITH VISUAL DISABILITIES: relatos dos estudantes com deficiência visualPERCEPCIONES SOBRE EL TEMA DE ACCESIBILIDAD EN EL ENTORNO UNIVERSITARIO: INFORMES DE ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD VISUAL: relatos dos estudantes com deficiência visualPercepções sobre a temática da acessibilidade no ambiente universitário: : relatos dos estudantes com deficiência visualAcessibilidade. Deficiente visual. Inclusão social. Análise de Discurso.Neste artigo temos como objetivo revelar aspectos subjetivos, como emoções e sentimentos, incu- tidos na fala de estudantes universitários com deficiência. Para tanto, foram convidados dez estudantes com deficiência visual vinculados ao Núcleo de Educação Especial (Nedesp) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para participarem de uma entrevista semiestruturada sobre a temática da acessibilidade dentro da instituição. O material resultante das entrevistas foram conjugados com a pesquisa documental, compondo assim o corpo deste trabalho. A pesquisa caracteriza-se metodologicamente como descritiva e de abordagem qualitativa. As falas dos entrevistados foram analisadas sob a ótica da Análise de Discurso (AD) enquanto instrumento metodológico. Conclui-se que a intersubjetividade presente nas falas dos entrevistados revela aspectos muitas vezes abafados pela trama social, que podem significar ausência de represent-tatividade no meio acadêmico, político e social. Embora cada entrevistado, tenha ressaltado pontos específicos fundamentados na sua experiência na instituição, percebeu-se uma certa congruência e convergência entre os discursos estudados. Com destaque para sentimentos de insatisfação, desmotivação, que muitas vezes caracterizam-nos como vítimas de segregação social. Por fim, os relatos dos estudantes participantes desta pesquisa reforçam a complexidade da temática acessibilidade, que perpassa o contexto universitário.Editora da UFPB2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/5561710.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.55617Revista Temas em Educação; Vol. 32 No. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202307Revista Temas em Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202307Revista Temas em Educação; v. 32 n. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte3212023072359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/55617/36452Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins de Arruda, EduardoFrança de Lima, IzabelOlegário, Maria da Luz2023-02-14T11:58:36Zoai:periodicos.ufpb.br:article/55617Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2023-02-14T11:58:36Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPTIONS ON THE ACCESSIBILITY THEME IN THE UNIVERSITY ENVIRONMENT: REPORTS OF STUDENTS WITH VISUAL DISABILITIES: relatos dos estudantes com deficiência visual
PERCEPCIONES SOBRE EL TEMA DE ACCESIBILIDAD EN EL ENTORNO UNIVERSITARIO: INFORMES DE ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD VISUAL: relatos dos estudantes com deficiência visual
Percepções sobre a temática da acessibilidade no ambiente universitário: : relatos dos estudantes com deficiência visual
title PERCEPTIONS ON THE ACCESSIBILITY THEME IN THE UNIVERSITY ENVIRONMENT: REPORTS OF STUDENTS WITH VISUAL DISABILITIES: relatos dos estudantes com deficiência visual
spellingShingle PERCEPTIONS ON THE ACCESSIBILITY THEME IN THE UNIVERSITY ENVIRONMENT: REPORTS OF STUDENTS WITH VISUAL DISABILITIES: relatos dos estudantes com deficiência visual
Martins de Arruda, Eduardo
Acessibilidade. Deficiente visual. Inclusão social. Análise de Discurso.
title_short PERCEPTIONS ON THE ACCESSIBILITY THEME IN THE UNIVERSITY ENVIRONMENT: REPORTS OF STUDENTS WITH VISUAL DISABILITIES: relatos dos estudantes com deficiência visual
title_full PERCEPTIONS ON THE ACCESSIBILITY THEME IN THE UNIVERSITY ENVIRONMENT: REPORTS OF STUDENTS WITH VISUAL DISABILITIES: relatos dos estudantes com deficiência visual
title_fullStr PERCEPTIONS ON THE ACCESSIBILITY THEME IN THE UNIVERSITY ENVIRONMENT: REPORTS OF STUDENTS WITH VISUAL DISABILITIES: relatos dos estudantes com deficiência visual
title_full_unstemmed PERCEPTIONS ON THE ACCESSIBILITY THEME IN THE UNIVERSITY ENVIRONMENT: REPORTS OF STUDENTS WITH VISUAL DISABILITIES: relatos dos estudantes com deficiência visual
title_sort PERCEPTIONS ON THE ACCESSIBILITY THEME IN THE UNIVERSITY ENVIRONMENT: REPORTS OF STUDENTS WITH VISUAL DISABILITIES: relatos dos estudantes com deficiência visual
author Martins de Arruda, Eduardo
author_facet Martins de Arruda, Eduardo
França de Lima, Izabel
Olegário, Maria da Luz
author_role author
author2 França de Lima, Izabel
Olegário, Maria da Luz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins de Arruda, Eduardo
França de Lima, Izabel
Olegário, Maria da Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade. Deficiente visual. Inclusão social. Análise de Discurso.
topic Acessibilidade. Deficiente visual. Inclusão social. Análise de Discurso.
description Neste artigo temos como objetivo revelar aspectos subjetivos, como emoções e sentimentos, incu- tidos na fala de estudantes universitários com deficiência. Para tanto, foram convidados dez estudantes com deficiência visual vinculados ao Núcleo de Educação Especial (Nedesp) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para participarem de uma entrevista semiestruturada sobre a temática da acessibilidade dentro da instituição. O material resultante das entrevistas foram conjugados com a pesquisa documental, compondo assim o corpo deste trabalho. A pesquisa caracteriza-se metodologicamente como descritiva e de abordagem qualitativa. As falas dos entrevistados foram analisadas sob a ótica da Análise de Discurso (AD) enquanto instrumento metodológico. Conclui-se que a intersubjetividade presente nas falas dos entrevistados revela aspectos muitas vezes abafados pela trama social, que podem significar ausência de represent-tatividade no meio acadêmico, político e social. Embora cada entrevistado, tenha ressaltado pontos específicos fundamentados na sua experiência na instituição, percebeu-se uma certa congruência e convergência entre os discursos estudados. Com destaque para sentimentos de insatisfação, desmotivação, que muitas vezes caracterizam-nos como vítimas de segregação social. Por fim, os relatos dos estudantes participantes desta pesquisa reforçam a complexidade da temática acessibilidade, que perpassa o contexto universitário.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/55617
10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.55617
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/55617
identifier_str_mv 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.55617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/55617/36452
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; Vol. 32 No. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202307
Revista Temas em Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202307
Revista Temas em Educação; v. 32 n. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202307
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908074496000