Fundamentos e estratégias pedagógicas inclusivas: respostas às diferenças na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poker, Rosimar Bortolini
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51052
Resumo: A presente resenha enfatizará a revisão do livro “Fundamentos e Estratégias Pedagógicas Inclusivas: respostas às diferenças na escola”, tem a pretensão de propor uma nova organização da escola e apresentar práticas pedagógicas alternativas, com base em pressupostos teóricos que sustentam e legitimam o paradigma educacional inclusivo. Com destaque a história da relação da sociedade com a pessoa com deficiência, a obra discutirá as diferentes concepções vinculadas aos paradigmas de atendimento ao deficiente, ou seja, de institucionalização, de serviços, até chegar ao paradigma de suporte, que tem como base a perspectiva interacionista. Tal paradigma dá origem ao conceito de inclusão social, em que se considera, além das condições orgânicas do sujeito, as normas e expectativas do meio social e, por isso mesmo, entende que o meio precisa se modificar, se ajustar, para acolher a pessoa com deficiência oferecendo-lhes os suportes necessários para sua efetiva participação na sociedade.
id UFPR-4_ad0ef6ba9f2c7472568b188ab3c13bcd
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/51052
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Fundamentos e estratégias pedagógicas inclusivas: respostas às diferenças na escolaEducaçãoFundamentos; Estratégias; Pedagogia inclusivaEducaçãoA presente resenha enfatizará a revisão do livro “Fundamentos e Estratégias Pedagógicas Inclusivas: respostas às diferenças na escola”, tem a pretensão de propor uma nova organização da escola e apresentar práticas pedagógicas alternativas, com base em pressupostos teóricos que sustentam e legitimam o paradigma educacional inclusivo. Com destaque a história da relação da sociedade com a pessoa com deficiência, a obra discutirá as diferentes concepções vinculadas aos paradigmas de atendimento ao deficiente, ou seja, de institucionalização, de serviços, até chegar ao paradigma de suporte, que tem como base a perspectiva interacionista. Tal paradigma dá origem ao conceito de inclusão social, em que se considera, além das condições orgânicas do sujeito, as normas e expectativas do meio social e, por isso mesmo, entende que o meio precisa se modificar, se ajustar, para acolher a pessoa com deficiência oferecendo-lhes os suportes necessários para sua efetiva participação na sociedade.UFPRPoker, Rosimar Bortolini2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51052Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 193-197Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 193-197Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 193-1971984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51052/34104Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-05T01:06:55Zoai:revistas.ufpr.br:article/51052Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-12-05T01:06:55Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Fundamentos e estratégias pedagógicas inclusivas: respostas às diferenças na escola
title Fundamentos e estratégias pedagógicas inclusivas: respostas às diferenças na escola
spellingShingle Fundamentos e estratégias pedagógicas inclusivas: respostas às diferenças na escola
Poker, Rosimar Bortolini
Educação
Fundamentos; Estratégias; Pedagogia inclusiva
Educação
title_short Fundamentos e estratégias pedagógicas inclusivas: respostas às diferenças na escola
title_full Fundamentos e estratégias pedagógicas inclusivas: respostas às diferenças na escola
title_fullStr Fundamentos e estratégias pedagógicas inclusivas: respostas às diferenças na escola
title_full_unstemmed Fundamentos e estratégias pedagógicas inclusivas: respostas às diferenças na escola
title_sort Fundamentos e estratégias pedagógicas inclusivas: respostas às diferenças na escola
author Poker, Rosimar Bortolini
author_facet Poker, Rosimar Bortolini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Poker, Rosimar Bortolini
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Fundamentos; Estratégias; Pedagogia inclusiva
Educação
topic Educação
Fundamentos; Estratégias; Pedagogia inclusiva
Educação
description A presente resenha enfatizará a revisão do livro “Fundamentos e Estratégias Pedagógicas Inclusivas: respostas às diferenças na escola”, tem a pretensão de propor uma nova organização da escola e apresentar práticas pedagógicas alternativas, com base em pressupostos teóricos que sustentam e legitimam o paradigma educacional inclusivo. Com destaque a história da relação da sociedade com a pessoa com deficiência, a obra discutirá as diferentes concepções vinculadas aos paradigmas de atendimento ao deficiente, ou seja, de institucionalização, de serviços, até chegar ao paradigma de suporte, que tem como base a perspectiva interacionista. Tal paradigma dá origem ao conceito de inclusão social, em que se considera, além das condições orgânicas do sujeito, as normas e expectativas do meio social e, por isso mesmo, entende que o meio precisa se modificar, se ajustar, para acolher a pessoa com deficiência oferecendo-lhes os suportes necessários para sua efetiva participação na sociedade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51052
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51052/34104
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 193-197
Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 193-197
Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 193-197
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898186285056