Fundamentos e estratégias pedagógicas inclusivas: respostas às diferenças na escola
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51052 |
Resumo: | A presente resenha enfatizará a revisão do livro “Fundamentos e Estratégias Pedagógicas Inclusivas: respostas às diferenças na escola”, tem a pretensão de propor uma nova organização da escola e apresentar práticas pedagógicas alternativas, com base em pressupostos teóricos que sustentam e legitimam o paradigma educacional inclusivo. Com destaque a história da relação da sociedade com a pessoa com deficiência, a obra discutirá as diferentes concepções vinculadas aos paradigmas de atendimento ao deficiente, ou seja, de institucionalização, de serviços, até chegar ao paradigma de suporte, que tem como base a perspectiva interacionista. Tal paradigma dá origem ao conceito de inclusão social, em que se considera, além das condições orgânicas do sujeito, as normas e expectativas do meio social e, por isso mesmo, entende que o meio precisa se modificar, se ajustar, para acolher a pessoa com deficiência oferecendo-lhes os suportes necessários para sua efetiva participação na sociedade. |
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Fundamentos e estratégias pedagógicas inclusivas: respostas às diferenças na escolaEducaçãoFundamentos; Estratégias; Pedagogia inclusivaEducaçãoA presente resenha enfatizará a revisão do livro “Fundamentos e Estratégias Pedagógicas Inclusivas: respostas às diferenças na escola”, tem a pretensão de propor uma nova organização da escola e apresentar práticas pedagógicas alternativas, com base em pressupostos teóricos que sustentam e legitimam o paradigma educacional inclusivo. Com destaque a história da relação da sociedade com a pessoa com deficiência, a obra discutirá as diferentes concepções vinculadas aos paradigmas de atendimento ao deficiente, ou seja, de institucionalização, de serviços, até chegar ao paradigma de suporte, que tem como base a perspectiva interacionista. Tal paradigma dá origem ao conceito de inclusão social, em que se considera, além das condições orgânicas do sujeito, as normas e expectativas do meio social e, por isso mesmo, entende que o meio precisa se modificar, se ajustar, para acolher a pessoa com deficiência oferecendo-lhes os suportes necessários para sua efetiva participação na sociedade.UFPRPoker, Rosimar Bortolini2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51052Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 193-197Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 193-197Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 193-1971984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51052/34104Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-05T01:06:55Zoai:revistas.ufpr.br:article/51052Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-12-05T01:06:55Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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