Ensino médio e educação profissional reformas excludentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2111 |
Resumo: | Argumenta-se que o governo brasileiro, ao desencadear as reformas do ensino médio e da educação profissional, aprofunda a dualidade no sistema educacional. Ao estabelecer para a educação profissional a responsabilidade de formar para uma atividade específica no mercado de trabalho, retirando do seu interior os conteúdos fundamentais para uma formação mais integral do aluno, o governo brasileiro influenciado pelas agências multilaterais, particularmente o Banco Mundial − assevera a exclusão dos estudantes das camadas populares ao acesso a conteúdos fundamentais ao exercício da cidadania. Middle school and professional education excluding reforms Abstract It is argued that the Brazilian governments reform of middle schools and professional education deepens the duality of the educational system. Its aim of establishing for professional education the task of training for specific activities existing in the labour market increases the exclusion of popular classes students from learning the main contents concerning the practice of citizenship. It is also argued that the governments reform of middle schools and professional education has been influenced by international organizations education policies, particularly the World Bank. |
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Argumenta-se que o governo brasileiro, ao desencadear as reformas do ensino médio e da educação profissional, aprofunda a dualidade no sistema educacional. Ao estabelecer para a educação profissional a responsabilidade de formar para uma atividade específica no mercado de trabalho, retirando do seu interior os conteúdos fundamentais para uma formação mais integral do aluno, o governo brasileiro influenciado pelas agências multilaterais, particularmente o Banco Mundial − assevera a exclusão dos estudantes das camadas populares ao acesso a conteúdos fundamentais ao exercício da cidadania. Middle school and professional education excluding reforms Abstract It is argued that the Brazilian governments reform of middle schools and professional education deepens the duality of the educational system. Its aim of establishing for professional education the task of training for specific activities existing in the labour market increases the exclusion of popular classes students from learning the main contents concerning the practice of citizenship. It is also argued that the governments reform of middle schools and professional education has been influenced by international organizations education policies, particularly the World Bank. |
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