Apresentação - História da educação e migrações em perspectiva transnacional, algumas interlocuções teórico-metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ângela Luchese, Terciane
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Barausse, Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/91041
Resumo: Ao longo de diferentes tempos e espaços, os seres humanos migraram e ao fazê-lo vivenciaram a intensidade de aprendizagens vinculadas à língua, aos modos de vida e nas formas de significar, conviver e organizar a própria existência mediante diferentes culturas. Migrar como promessa, escolha ou refúgio produziu aprendizagens e, no confronto com o outro, novos modos de ser, compreender e (sobre)viver. Ao mirar os deslocamentos de diferentes grupos humanos, atentando para os processos educativos vividos e as suas formas, em perspectiva transnacional, enriquecemos a compreensão da complexidade da história dos processos educativos (escolares e não-escolares) e este é o objetivo do presente dossiê. Consideramos que tais investimentos nos tornam capazes de iluminar dimensões pouco exploradas nas relações entre migrações e educação no Brasil e América Latina, sob diferentes matizes metodológicas e teóricas. Mobilizando análises que relacionam História da Educação e a História das Migrações, em perspectiva transnacional, percebemos  a constituição de estratégias educativas e escolares, produção, circulação e distribuição de materiais didáticos, bem como a constituição de culturas escolares marcadas por algumas especificidades.  Ao pensar nos itinerários dos sujeitos, os modos como distintas agências e iniciativas educacionais - religiosas ou civis, estatais ou associativas -, se percebe a pluralidade da história da educação no conjunto de artigos que compõem o dossiê Processos Migratórios e História da Educação em perspectiva transnacional. 
id UFPR-4_af49b69806fb401fcf65af898203b3f9
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/91041
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Apresentação - História da educação e migrações em perspectiva transnacional, algumas interlocuções teórico-metodológicasEducação; Fundamentos da EducaçãoHistória da Educação; Migrações; Transnacional; Diferença; Processos identitários.História da EducaçãoAo longo de diferentes tempos e espaços, os seres humanos migraram e ao fazê-lo vivenciaram a intensidade de aprendizagens vinculadas à língua, aos modos de vida e nas formas de significar, conviver e organizar a própria existência mediante diferentes culturas. Migrar como promessa, escolha ou refúgio produziu aprendizagens e, no confronto com o outro, novos modos de ser, compreender e (sobre)viver. Ao mirar os deslocamentos de diferentes grupos humanos, atentando para os processos educativos vividos e as suas formas, em perspectiva transnacional, enriquecemos a compreensão da complexidade da história dos processos educativos (escolares e não-escolares) e este é o objetivo do presente dossiê. Consideramos que tais investimentos nos tornam capazes de iluminar dimensões pouco exploradas nas relações entre migrações e educação no Brasil e América Latina, sob diferentes matizes metodológicas e teóricas. Mobilizando análises que relacionam História da Educação e a História das Migrações, em perspectiva transnacional, percebemos  a constituição de estratégias educativas e escolares, produção, circulação e distribuição de materiais didáticos, bem como a constituição de culturas escolares marcadas por algumas especificidades.  Ao pensar nos itinerários dos sujeitos, os modos como distintas agências e iniciativas educacionais - religiosas ou civis, estatais ou associativas -, se percebe a pluralidade da história da educação no conjunto de artigos que compõem o dossiê Processos Migratórios e História da Educação em perspectiva transnacional. UFPRCNPqFAPERGSÂngela Luchese, TercianeBarausse, Alberto2023-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/91041Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e91041Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e91041Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e910411984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/91041/50471https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/91041/50420Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:15:56Zoai:revistas.ufpr.br:article/91041Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:15:56Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação - História da educação e migrações em perspectiva transnacional, algumas interlocuções teórico-metodológicas
title Apresentação - História da educação e migrações em perspectiva transnacional, algumas interlocuções teórico-metodológicas
spellingShingle Apresentação - História da educação e migrações em perspectiva transnacional, algumas interlocuções teórico-metodológicas
Ângela Luchese, Terciane
Educação; Fundamentos da Educação
História da Educação; Migrações; Transnacional; Diferença; Processos identitários.
História da Educação
title_short Apresentação - História da educação e migrações em perspectiva transnacional, algumas interlocuções teórico-metodológicas
title_full Apresentação - História da educação e migrações em perspectiva transnacional, algumas interlocuções teórico-metodológicas
title_fullStr Apresentação - História da educação e migrações em perspectiva transnacional, algumas interlocuções teórico-metodológicas
title_full_unstemmed Apresentação - História da educação e migrações em perspectiva transnacional, algumas interlocuções teórico-metodológicas
title_sort Apresentação - História da educação e migrações em perspectiva transnacional, algumas interlocuções teórico-metodológicas
author Ângela Luchese, Terciane
author_facet Ângela Luchese, Terciane
Barausse, Alberto
author_role author
author2 Barausse, Alberto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
FAPERGS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ângela Luchese, Terciane
Barausse, Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Fundamentos da Educação
História da Educação; Migrações; Transnacional; Diferença; Processos identitários.
História da Educação
topic Educação; Fundamentos da Educação
História da Educação; Migrações; Transnacional; Diferença; Processos identitários.
História da Educação
description Ao longo de diferentes tempos e espaços, os seres humanos migraram e ao fazê-lo vivenciaram a intensidade de aprendizagens vinculadas à língua, aos modos de vida e nas formas de significar, conviver e organizar a própria existência mediante diferentes culturas. Migrar como promessa, escolha ou refúgio produziu aprendizagens e, no confronto com o outro, novos modos de ser, compreender e (sobre)viver. Ao mirar os deslocamentos de diferentes grupos humanos, atentando para os processos educativos vividos e as suas formas, em perspectiva transnacional, enriquecemos a compreensão da complexidade da história dos processos educativos (escolares e não-escolares) e este é o objetivo do presente dossiê. Consideramos que tais investimentos nos tornam capazes de iluminar dimensões pouco exploradas nas relações entre migrações e educação no Brasil e América Latina, sob diferentes matizes metodológicas e teóricas. Mobilizando análises que relacionam História da Educação e a História das Migrações, em perspectiva transnacional, percebemos  a constituição de estratégias educativas e escolares, produção, circulação e distribuição de materiais didáticos, bem como a constituição de culturas escolares marcadas por algumas especificidades.  Ao pensar nos itinerários dos sujeitos, os modos como distintas agências e iniciativas educacionais - religiosas ou civis, estatais ou associativas -, se percebe a pluralidade da história da educação no conjunto de artigos que compõem o dossiê Processos Migratórios e História da Educação em perspectiva transnacional. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/91041
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/91041
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/91041/50471
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/91041/50420
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e91041
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e91041
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e91041
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900235202560