Escala de Motivação Docente: desenvolvimento e validação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47470 |
Resumo: | A Self-Determination Theory (SDT) propõe que a motivação autodeterminada possui locus de causalidade intrínseco ao self, sendo apoiada ou contrariada por influências sociocontextuais que se processam por meio das necessidades psicológicas básicas. Sua presença leva o professor a manter alto nível de reflexão e consciência sobre suas escolhas e ações, permanecendo envolvido em atividades interessantes e engajando-se socialmente, enfrentando desafios e desenvolvendo competências necessárias à sua atuação. A fim de contribuir com medidas válidas e confiáveis para explorar a motivação autodeterminada de professores este estudo teve por objetivo desenvolver a Escala de Motivação Docente (EMD) e obter evidências psicométricas de validade e confiabilidade, a partir dos dados coletados com 398 professores universitários brasileiros. Após a análise de conteúdo e semântica dos itens e um teste piloto com a versão preliminar, os resultados exploratórios levaram ao refinamento da escala. A versão prototípica da EMD ficou composta por 24 itens, distribuídos em cinco dimensões representativas da motivação autodeterminada, com boa consistência interna. A análise fatorial confirmatória evidenciou índices de ajustes adequados, confirmando o modelo estrutural proposto. Ainda que incipientes, os resultados atuais são consistentes para evidenciar a validade de construto da EMD, apontando perspectivas para a sua utilização. Educação |
id |
UFPR-4_b0daecee576bff7dbff66e0605942bea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/47470 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Escala de Motivação Docente: desenvolvimento e validaçãoEducação; Fundamentos da Educação; Psicologia EducacionalMotivação autodeterminada; professores; escala; validação7.08.01.06-1 Especialidade Psicologia EducacionalA Self-Determination Theory (SDT) propõe que a motivação autodeterminada possui locus de causalidade intrínseco ao self, sendo apoiada ou contrariada por influências sociocontextuais que se processam por meio das necessidades psicológicas básicas. Sua presença leva o professor a manter alto nível de reflexão e consciência sobre suas escolhas e ações, permanecendo envolvido em atividades interessantes e engajando-se socialmente, enfrentando desafios e desenvolvendo competências necessárias à sua atuação. A fim de contribuir com medidas válidas e confiáveis para explorar a motivação autodeterminada de professores este estudo teve por objetivo desenvolver a Escala de Motivação Docente (EMD) e obter evidências psicométricas de validade e confiabilidade, a partir dos dados coletados com 398 professores universitários brasileiros. Após a análise de conteúdo e semântica dos itens e um teste piloto com a versão preliminar, os resultados exploratórios levaram ao refinamento da escala. A versão prototípica da EMD ficou composta por 24 itens, distribuídos em cinco dimensões representativas da motivação autodeterminada, com boa consistência interna. A análise fatorial confirmatória evidenciou índices de ajustes adequados, confirmando o modelo estrutural proposto. Ainda que incipientes, os resultados atuais são consistentes para evidenciar a validade de construto da EMD, apontando perspectivas para a sua utilização. EducaçãoUFPRFundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul(FAPERGS)CAPESCNPqDavoglio, Tárcia RitaSantos, Bettina Steren dos2017-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47470Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 201-218Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 201-218Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 201-2181984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47470/33238https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/47470/25416https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/47470/25417https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/47470/25418Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-28T15:03:48Zoai:revistas.ufpr.br:article/47470Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-08-28T15:03:48Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escala de Motivação Docente: desenvolvimento e validação |
title |
Escala de Motivação Docente: desenvolvimento e validação |
spellingShingle |
Escala de Motivação Docente: desenvolvimento e validação Davoglio, Tárcia Rita Educação; Fundamentos da Educação; Psicologia Educacional Motivação autodeterminada; professores; escala; validação 7.08.01.06-1 Especialidade Psicologia Educacional |
title_short |
Escala de Motivação Docente: desenvolvimento e validação |
title_full |
Escala de Motivação Docente: desenvolvimento e validação |
title_fullStr |
Escala de Motivação Docente: desenvolvimento e validação |
title_full_unstemmed |
Escala de Motivação Docente: desenvolvimento e validação |
title_sort |
Escala de Motivação Docente: desenvolvimento e validação |
author |
Davoglio, Tárcia Rita |
author_facet |
Davoglio, Tárcia Rita Santos, Bettina Steren dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Bettina Steren dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul(FAPERGS) CAPES CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Davoglio, Tárcia Rita Santos, Bettina Steren dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Fundamentos da Educação; Psicologia Educacional Motivação autodeterminada; professores; escala; validação 7.08.01.06-1 Especialidade Psicologia Educacional |
topic |
Educação; Fundamentos da Educação; Psicologia Educacional Motivação autodeterminada; professores; escala; validação 7.08.01.06-1 Especialidade Psicologia Educacional |
description |
A Self-Determination Theory (SDT) propõe que a motivação autodeterminada possui locus de causalidade intrínseco ao self, sendo apoiada ou contrariada por influências sociocontextuais que se processam por meio das necessidades psicológicas básicas. Sua presença leva o professor a manter alto nível de reflexão e consciência sobre suas escolhas e ações, permanecendo envolvido em atividades interessantes e engajando-se socialmente, enfrentando desafios e desenvolvendo competências necessárias à sua atuação. A fim de contribuir com medidas válidas e confiáveis para explorar a motivação autodeterminada de professores este estudo teve por objetivo desenvolver a Escala de Motivação Docente (EMD) e obter evidências psicométricas de validade e confiabilidade, a partir dos dados coletados com 398 professores universitários brasileiros. Após a análise de conteúdo e semântica dos itens e um teste piloto com a versão preliminar, os resultados exploratórios levaram ao refinamento da escala. A versão prototípica da EMD ficou composta por 24 itens, distribuídos em cinco dimensões representativas da motivação autodeterminada, com boa consistência interna. A análise fatorial confirmatória evidenciou índices de ajustes adequados, confirmando o modelo estrutural proposto. Ainda que incipientes, os resultados atuais são consistentes para evidenciar a validade de construto da EMD, apontando perspectivas para a sua utilização. Educação |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47470 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47470/33238 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/47470/25416 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/47470/25417 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/47470/25418 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 201-218 Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 201-218 Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 201-218 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711896004198400 |