Depressão na esfera escolar: um relato de experiência sobre a perspectiva de alunos de ensino médio a respeito da depressão na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Theodoro, Cássia Corrêa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ricci Neta, Marisa Lima Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10899
Resumo: A depressão é uma doença mental que tem afetado cada vez mais pessoas ao longo dos anos, apresentando estatísticas alarmantes. Em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS), informou que, ao todo, cerca de 322 milhões de pessoas sofrem da doença mundo afora, de forma que esses dados vem preocupando tanto órgãos públicos da saúde, quanto a mídia e, sobretudo, o meio acadêmico. Contudo, a maioria das pesquisas que permeiam o tema na área educacional abordam a perspectiva dos professores. Desta maneira, o presente artigo busca dar voz aos alunos e conhecer as suas experiências durante o período do Ensino Médio, no que diz respeito a depressão em sala de aula. Para isso, o presente trabalho se baseia em autores da área de Psicologia (BAHLS; BAHLS, 2002) e da educação (MANTOAN, 2003) para discutir os conceitos acerca da depressão e da educação inclusiva. Com base no artigo “A visão do professor do ensino regular em relação à depressão: Uma formação necessária” (2016) escrito por Izovania Andrade e publicado pela Secretaria da Educação do Estado do Paraná (SEED/PR), a partir do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), foi elaborado um questionário de caráter qualitativo e quantitativo, o qual foi compartilhado via internet. Este questionário teve o propósito de verificar se as práticas sugeridas pelo documento têm sido, de fato, executadas nas escolas. No final da pesquisa, é possível atestar que a visão dos alunos com depressão é, na maior parte do tempo, desprezada pelos professores, uma vez que os funcionários da escola não interpretam corretamente e também distorcem a visão dos discentes. Por fim, faz-se necessário que os docentes voltem sua atenção à esses indivíduos, levando em conta sua bagagem cultural, social e histórica, além de compreendê-los em sua integridade. Ao lutar pela integração efetiva dos alunos com depressão, será possível contribuir, então, para a diminuição dos índices preocupantes que relacionam a doença com a escola.
id UTFPR-13_99a32c90913a54782aa42ad0dd2d49f7
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10899
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Depressão na esfera escolar: um relato de experiência sobre a perspectiva de alunos de ensino médio a respeito da depressão na escola7.08.01.06-1 Psicologia EducacionalDepressão; Educação inclusiva; Alunos.A depressão é uma doença mental que tem afetado cada vez mais pessoas ao longo dos anos, apresentando estatísticas alarmantes. Em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS), informou que, ao todo, cerca de 322 milhões de pessoas sofrem da doença mundo afora, de forma que esses dados vem preocupando tanto órgãos públicos da saúde, quanto a mídia e, sobretudo, o meio acadêmico. Contudo, a maioria das pesquisas que permeiam o tema na área educacional abordam a perspectiva dos professores. Desta maneira, o presente artigo busca dar voz aos alunos e conhecer as suas experiências durante o período do Ensino Médio, no que diz respeito a depressão em sala de aula. Para isso, o presente trabalho se baseia em autores da área de Psicologia (BAHLS; BAHLS, 2002) e da educação (MANTOAN, 2003) para discutir os conceitos acerca da depressão e da educação inclusiva. Com base no artigo “A visão do professor do ensino regular em relação à depressão: Uma formação necessária” (2016) escrito por Izovania Andrade e publicado pela Secretaria da Educação do Estado do Paraná (SEED/PR), a partir do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), foi elaborado um questionário de caráter qualitativo e quantitativo, o qual foi compartilhado via internet. Este questionário teve o propósito de verificar se as práticas sugeridas pelo documento têm sido, de fato, executadas nas escolas. No final da pesquisa, é possível atestar que a visão dos alunos com depressão é, na maior parte do tempo, desprezada pelos professores, uma vez que os funcionários da escola não interpretam corretamente e também distorcem a visão dos discentes. Por fim, faz-se necessário que os docentes voltem sua atenção à esses indivíduos, levando em conta sua bagagem cultural, social e histórica, além de compreendê-los em sua integridade. Ao lutar pela integração efetiva dos alunos com depressão, será possível contribuir, então, para a diminuição dos índices preocupantes que relacionam a doença com a escola.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Theodoro, Cássia CorrêaRicci Neta, Marisa Lima Corrêa2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1089910.3895/actio.v1n1.10899ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação OralACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10899/7002Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:54Zoai:periodicos.utfpr:article/10899Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:54Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Depressão na esfera escolar: um relato de experiência sobre a perspectiva de alunos de ensino médio a respeito da depressão na escola
title Depressão na esfera escolar: um relato de experiência sobre a perspectiva de alunos de ensino médio a respeito da depressão na escola
spellingShingle Depressão na esfera escolar: um relato de experiência sobre a perspectiva de alunos de ensino médio a respeito da depressão na escola
Theodoro, Cássia Corrêa
7.08.01.06-1 Psicologia Educacional
Depressão; Educação inclusiva; Alunos.
title_short Depressão na esfera escolar: um relato de experiência sobre a perspectiva de alunos de ensino médio a respeito da depressão na escola
title_full Depressão na esfera escolar: um relato de experiência sobre a perspectiva de alunos de ensino médio a respeito da depressão na escola
title_fullStr Depressão na esfera escolar: um relato de experiência sobre a perspectiva de alunos de ensino médio a respeito da depressão na escola
title_full_unstemmed Depressão na esfera escolar: um relato de experiência sobre a perspectiva de alunos de ensino médio a respeito da depressão na escola
title_sort Depressão na esfera escolar: um relato de experiência sobre a perspectiva de alunos de ensino médio a respeito da depressão na escola
author Theodoro, Cássia Corrêa
author_facet Theodoro, Cássia Corrêa
Ricci Neta, Marisa Lima Corrêa
author_role author
author2 Ricci Neta, Marisa Lima Corrêa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Theodoro, Cássia Corrêa
Ricci Neta, Marisa Lima Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.01.06-1 Psicologia Educacional
Depressão; Educação inclusiva; Alunos.
topic 7.08.01.06-1 Psicologia Educacional
Depressão; Educação inclusiva; Alunos.
description A depressão é uma doença mental que tem afetado cada vez mais pessoas ao longo dos anos, apresentando estatísticas alarmantes. Em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS), informou que, ao todo, cerca de 322 milhões de pessoas sofrem da doença mundo afora, de forma que esses dados vem preocupando tanto órgãos públicos da saúde, quanto a mídia e, sobretudo, o meio acadêmico. Contudo, a maioria das pesquisas que permeiam o tema na área educacional abordam a perspectiva dos professores. Desta maneira, o presente artigo busca dar voz aos alunos e conhecer as suas experiências durante o período do Ensino Médio, no que diz respeito a depressão em sala de aula. Para isso, o presente trabalho se baseia em autores da área de Psicologia (BAHLS; BAHLS, 2002) e da educação (MANTOAN, 2003) para discutir os conceitos acerca da depressão e da educação inclusiva. Com base no artigo “A visão do professor do ensino regular em relação à depressão: Uma formação necessária” (2016) escrito por Izovania Andrade e publicado pela Secretaria da Educação do Estado do Paraná (SEED/PR), a partir do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), foi elaborado um questionário de caráter qualitativo e quantitativo, o qual foi compartilhado via internet. Este questionário teve o propósito de verificar se as práticas sugeridas pelo documento têm sido, de fato, executadas nas escolas. No final da pesquisa, é possível atestar que a visão dos alunos com depressão é, na maior parte do tempo, desprezada pelos professores, uma vez que os funcionários da escola não interpretam corretamente e também distorcem a visão dos discentes. Por fim, faz-se necessário que os docentes voltem sua atenção à esses indivíduos, levando em conta sua bagagem cultural, social e histórica, além de compreendê-los em sua integridade. Ao lutar pela integração efetiva dos alunos com depressão, será possível contribuir, então, para a diminuição dos índices preocupantes que relacionam a doença com a escola.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10899
10.3895/actio.v1n1.10899
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10899
identifier_str_mv 10.3895/actio.v1n1.10899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10899/7002
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral
ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral
2525-8923
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983851962368