Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64330 |
Resumo: | O objetivo deste dossiê é problematizar, a partir de um enfoque histórico,as relações entre os campos da arte e da educação. Enfatizamos não só a análiseda arte como campo específi co que envolve áreas profi ssionais distintas, aexemplo da literatura, artes visuais, música, artes cênicas (dança e teatro), jardinagem (ARGAN; 1992, p. 13), o cinema e as mídias interativas, mas tambémas concepções estéticas propostas para a educação geral, em diferentes tempose lugares, por agentes plurais.É preciso ter em mente, inicialmente, que a palavra arte pode significarcoisas muito diferentes, devendo-se tentar evitar, como remarca Gombrich (1979,p. 4), a ideia da existência de uma arte com A maiúsculo e a polarização entre, porexemplo, arte erudita versus arte popular, ou arte de elite versus arte de massa. |
id |
UFPR-4_b1cc0b9c81dfe4e0331ca5e820b8b942 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/64330 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história.O objetivo deste dossiê é problematizar, a partir de um enfoque histórico,as relações entre os campos da arte e da educação. Enfatizamos não só a análiseda arte como campo específi co que envolve áreas profi ssionais distintas, aexemplo da literatura, artes visuais, música, artes cênicas (dança e teatro), jardinagem (ARGAN; 1992, p. 13), o cinema e as mídias interativas, mas tambémas concepções estéticas propostas para a educação geral, em diferentes tempose lugares, por agentes plurais.É preciso ter em mente, inicialmente, que a palavra arte pode significarcoisas muito diferentes, devendo-se tentar evitar, como remarca Gombrich (1979,p. 4), a ideia da existência de uma arte com A maiúsculo e a polarização entre, porexemplo, arte erudita versus arte popular, ou arte de elite versus arte de massa.UFPRBaggio Osinski, Dulce ReginaTaborda de Oliveira, Marcus Aurelio2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64330Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 7-13Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 7-13Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 7-131984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64330/37902Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:21:12Zoai:revistas.ufpr.br:article/64330Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:21:12Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história. |
title |
Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história. |
spellingShingle |
Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história. Baggio Osinski, Dulce Regina |
title_short |
Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história. |
title_full |
Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história. |
title_fullStr |
Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história. |
title_full_unstemmed |
Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história. |
title_sort |
Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história. |
author |
Baggio Osinski, Dulce Regina |
author_facet |
Baggio Osinski, Dulce Regina Taborda de Oliveira, Marcus Aurelio |
author_role |
author |
author2 |
Taborda de Oliveira, Marcus Aurelio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baggio Osinski, Dulce Regina Taborda de Oliveira, Marcus Aurelio |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O objetivo deste dossiê é problematizar, a partir de um enfoque histórico,as relações entre os campos da arte e da educação. Enfatizamos não só a análiseda arte como campo específi co que envolve áreas profi ssionais distintas, aexemplo da literatura, artes visuais, música, artes cênicas (dança e teatro), jardinagem (ARGAN; 1992, p. 13), o cinema e as mídias interativas, mas tambémas concepções estéticas propostas para a educação geral, em diferentes tempose lugares, por agentes plurais.É preciso ter em mente, inicialmente, que a palavra arte pode significarcoisas muito diferentes, devendo-se tentar evitar, como remarca Gombrich (1979,p. 4), a ideia da existência de uma arte com A maiúsculo e a polarização entre, porexemplo, arte erudita versus arte popular, ou arte de elite versus arte de massa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64330 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64330/37902 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 7-13 Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 7-13 Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 7-13 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711898755661824 |