Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baggio Osinski, Dulce Regina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Taborda de Oliveira, Marcus Aurelio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64330
Resumo: O objetivo deste dossiê é problematizar, a partir de um enfoque histórico,as relações entre os campos da arte e da educação. Enfatizamos não só a análiseda arte como campo específi co que envolve áreas profi ssionais distintas, aexemplo da literatura, artes visuais, música, artes cênicas (dança e teatro), jardinagem (ARGAN; 1992, p. 13), o cinema e as mídias interativas, mas tambémas concepções estéticas propostas para a educação geral, em diferentes tempose lugares, por agentes plurais.É preciso ter em mente, inicialmente, que a palavra arte pode significarcoisas muito diferentes, devendo-se tentar evitar, como remarca Gombrich (1979,p. 4), a ideia da existência de uma arte com A maiúsculo e a polarização entre, porexemplo, arte erudita versus arte popular, ou arte de elite versus arte de massa.
id UFPR-4_b1cc0b9c81dfe4e0331ca5e820b8b942
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/64330
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história.O objetivo deste dossiê é problematizar, a partir de um enfoque histórico,as relações entre os campos da arte e da educação. Enfatizamos não só a análiseda arte como campo específi co que envolve áreas profi ssionais distintas, aexemplo da literatura, artes visuais, música, artes cênicas (dança e teatro), jardinagem (ARGAN; 1992, p. 13), o cinema e as mídias interativas, mas tambémas concepções estéticas propostas para a educação geral, em diferentes tempose lugares, por agentes plurais.É preciso ter em mente, inicialmente, que a palavra arte pode significarcoisas muito diferentes, devendo-se tentar evitar, como remarca Gombrich (1979,p. 4), a ideia da existência de uma arte com A maiúsculo e a polarização entre, porexemplo, arte erudita versus arte popular, ou arte de elite versus arte de massa.UFPRBaggio Osinski, Dulce ReginaTaborda de Oliveira, Marcus Aurelio2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64330Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 7-13Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 7-13Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 7-131984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64330/37902Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:21:12Zoai:revistas.ufpr.br:article/64330Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:21:12Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história.
title Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história.
spellingShingle Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história.
Baggio Osinski, Dulce Regina
title_short Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história.
title_full Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história.
title_fullStr Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história.
title_full_unstemmed Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história.
title_sort Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história.
author Baggio Osinski, Dulce Regina
author_facet Baggio Osinski, Dulce Regina
Taborda de Oliveira, Marcus Aurelio
author_role author
author2 Taborda de Oliveira, Marcus Aurelio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Baggio Osinski, Dulce Regina
Taborda de Oliveira, Marcus Aurelio
dc.subject.none.fl_str_mv


description O objetivo deste dossiê é problematizar, a partir de um enfoque histórico,as relações entre os campos da arte e da educação. Enfatizamos não só a análiseda arte como campo específi co que envolve áreas profi ssionais distintas, aexemplo da literatura, artes visuais, música, artes cênicas (dança e teatro), jardinagem (ARGAN; 1992, p. 13), o cinema e as mídias interativas, mas tambémas concepções estéticas propostas para a educação geral, em diferentes tempose lugares, por agentes plurais.É preciso ter em mente, inicialmente, que a palavra arte pode significarcoisas muito diferentes, devendo-se tentar evitar, como remarca Gombrich (1979,p. 4), a ideia da existência de uma arte com A maiúsculo e a polarização entre, porexemplo, arte erudita versus arte popular, ou arte de elite versus arte de massa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64330
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64330/37902
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 7-13
Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 7-13
Educar em Revista; v. 35, n. 73 (2019); 7-13
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898755661824