Desigualdade de acesso à Educação Infantil: uma análise da meta 1 do PNE na região metropolitana de Maringá
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/63738 |
Resumo: | O artigo apresenta uma análise dos 26 municípios que compõem aregião metropolitana de Maringá (RMM) quanto ao cumprimentoda meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE), com destaquepara a desigualdade e o tamanho do desafio dos municípios. Oestudo utilizou os microdados do Censo demográfico/IBGE 2010,Censo Escolar/Inep 2010 e 2016 e dados da estimativa populacionalpara 2016 fornecidos pelo IBGE. Foram calculadas ‘taxa de atendimento’,‘taxa de escolarização líquida’, ‘percentual de variaçãodas matrículas 2010-2016’ e ‘Demanda por novas matrículas eturmas’ para cada município. Os resultados evidenciam expressivadesigualdade de acesso à educação para as crianças de 0 a 5 anosentre os municípios; mostram uma expansão no período de 2010 a 2016 de 5.099 matrículas (40%) para as crianças de 0 a 3 anos e de 2.008 matrículas (12,2%) para as crianças de 4 e 5 anos; e que, após a expansão, em 2016, quase todos os municípios estavam próximos de atingir a meta de universalização do acesso para a população de 4 e 5 anos, mas, quanto ao atendimento de 0 a 3 anos, sete municípios estavam abaixo da meta de 50% definida no PNE. O quadro diversificado identificado na RMM quanto ao acesso das crianças de 0 a 5 anos à educação reforça a importância do monitoramento dos indicadores de acesso para orientar o planejamento e gestão das políticas educacionais nos municípios. |
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Desigualdade de acesso à Educação Infantil: uma análise da meta 1 do PNE na região metropolitana de MaringáAdministração EducacionalEducação Infantil – Plano Nacional de Educação – DesigualdadeEducação InfantilO artigo apresenta uma análise dos 26 municípios que compõem aregião metropolitana de Maringá (RMM) quanto ao cumprimentoda meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE), com destaquepara a desigualdade e o tamanho do desafio dos municípios. Oestudo utilizou os microdados do Censo demográfico/IBGE 2010,Censo Escolar/Inep 2010 e 2016 e dados da estimativa populacionalpara 2016 fornecidos pelo IBGE. Foram calculadas ‘taxa de atendimento’,‘taxa de escolarização líquida’, ‘percentual de variaçãodas matrículas 2010-2016’ e ‘Demanda por novas matrículas eturmas’ para cada município. Os resultados evidenciam expressivadesigualdade de acesso à educação para as crianças de 0 a 5 anosentre os municípios; mostram uma expansão no período de 2010 a 2016 de 5.099 matrículas (40%) para as crianças de 0 a 3 anos e de 2.008 matrículas (12,2%) para as crianças de 4 e 5 anos; e que, após a expansão, em 2016, quase todos os municípios estavam próximos de atingir a meta de universalização do acesso para a população de 4 e 5 anos, mas, quanto ao atendimento de 0 a 3 anos, sete municípios estavam abaixo da meta de 50% definida no PNE. O quadro diversificado identificado na RMM quanto ao acesso das crianças de 0 a 5 anos à educação reforça a importância do monitoramento dos indicadores de acesso para orientar o planejamento e gestão das políticas educacionais nos municípios.UFPRScalabrin Coutinho, ÂngelaAlves, Thiago2019-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/63738Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 194-217Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 194-217Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 194-2171984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/63738/39104https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/63738/37207Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:20:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/63738Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:20:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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