Um Estudo de Caso sobre a Educação Infantil, Pobreza e Desigualdade Social no Município de Afrânio- PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ricardo de Araujo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Jatobá, Aítla Lidiane Hermógenes de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1299
Resumo: O presente trabalho consiste num estudo de caso, realizado através de uma pesquisa qualitativa e análise de documentos, tendo como campos de pesquisas a Secretaria de Educação do Ensino Básico-SEEB, Conselho Municipal de Educação de Afrânio-CMEA, Escola Municipal Aureliano Francisco Neto e a Creche Tipo C – Padrão FNDE, ambas localizadas no Distrito de Extrema- Afrânio-PE. Os sujeitos da pesquisa são os membros do CMEA, Coordenadores e técnicos da SEEB e a comunidade escolar do Distrito de Extrema. Foram utilizados para análise da temática em estudo, o Plano Municipal de Educação - PME 2015-2025, dados do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle/ Plano de Ações Articuladas – SIMEC- PAR Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, oportunizando uma reflexão acerca das politicas educacionais no âmbito da Educação Infantil, pobreza e desigualdade social no município de Afrânio- PE, tendo em vista, o que impede o pleno funcionamento da Educação Infantil neste município e as ações da gestão para as possíveis resoluções da falta de creches, o aumento de atendimento de crianças nesta modalidade de ensino, implementação da proposta pedagógica garantindo uma educação de qualidade. Neste contexto, faz-se necessário reconhecer também a pobreza e as desigualdades, ou seja, admitir que a existência persistente dos pobres nas escolas traz reflexões importantes para as práticas pedagógicas e para a gestão educacional. Nota-se também que é preciso não apenas saber que as escolas estão repletas de alunos pobres, mas atentar-se para as exigências que essas vivências da pobreza, da precariedade material extrema, fazem às nossas práticas.
id IPES_52e551c18035d3784df345d276811221
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1299
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Um Estudo de Caso sobre a Educação Infantil, Pobreza e Desigualdade Social no Município de Afrânio- PEEducação Infantil. Pobreza. Desigualdade Social.O presente trabalho consiste num estudo de caso, realizado através de uma pesquisa qualitativa e análise de documentos, tendo como campos de pesquisas a Secretaria de Educação do Ensino Básico-SEEB, Conselho Municipal de Educação de Afrânio-CMEA, Escola Municipal Aureliano Francisco Neto e a Creche Tipo C – Padrão FNDE, ambas localizadas no Distrito de Extrema- Afrânio-PE. Os sujeitos da pesquisa são os membros do CMEA, Coordenadores e técnicos da SEEB e a comunidade escolar do Distrito de Extrema. Foram utilizados para análise da temática em estudo, o Plano Municipal de Educação - PME 2015-2025, dados do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle/ Plano de Ações Articuladas – SIMEC- PAR Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, oportunizando uma reflexão acerca das politicas educacionais no âmbito da Educação Infantil, pobreza e desigualdade social no município de Afrânio- PE, tendo em vista, o que impede o pleno funcionamento da Educação Infantil neste município e as ações da gestão para as possíveis resoluções da falta de creches, o aumento de atendimento de crianças nesta modalidade de ensino, implementação da proposta pedagógica garantindo uma educação de qualidade. Neste contexto, faz-se necessário reconhecer também a pobreza e as desigualdades, ou seja, admitir que a existência persistente dos pobres nas escolas traz reflexões importantes para as práticas pedagógicas e para a gestão educacional. Nota-se também que é preciso não apenas saber que as escolas estão repletas de alunos pobres, mas atentar-se para as exigências que essas vivências da pobreza, da precariedade material extrema, fazem às nossas práticas.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORRodrigues, Ricardo de AraujoJatobá, Aítla Lidiane Hermógenes de Souza2018-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/129910.14295/idonline.v12i42.1299ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018); 279-2941981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1299/1908https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1299/1910Direitos autorais 2021 Ricardo de Araujo Rodrigues, Aítla Lidiane Hermógenes de Souza Jatobáhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-09T13:24:06Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Um Estudo de Caso sobre a Educação Infantil, Pobreza e Desigualdade Social no Município de Afrânio- PE
title Um Estudo de Caso sobre a Educação Infantil, Pobreza e Desigualdade Social no Município de Afrânio- PE
spellingShingle Um Estudo de Caso sobre a Educação Infantil, Pobreza e Desigualdade Social no Município de Afrânio- PE
Rodrigues, Ricardo de Araujo
Educação Infantil. Pobreza. Desigualdade Social.
title_short Um Estudo de Caso sobre a Educação Infantil, Pobreza e Desigualdade Social no Município de Afrânio- PE
title_full Um Estudo de Caso sobre a Educação Infantil, Pobreza e Desigualdade Social no Município de Afrânio- PE
title_fullStr Um Estudo de Caso sobre a Educação Infantil, Pobreza e Desigualdade Social no Município de Afrânio- PE
title_full_unstemmed Um Estudo de Caso sobre a Educação Infantil, Pobreza e Desigualdade Social no Município de Afrânio- PE
title_sort Um Estudo de Caso sobre a Educação Infantil, Pobreza e Desigualdade Social no Município de Afrânio- PE
author Rodrigues, Ricardo de Araujo
author_facet Rodrigues, Ricardo de Araujo
Jatobá, Aítla Lidiane Hermógenes de Souza
author_role author
author2 Jatobá, Aítla Lidiane Hermógenes de Souza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ricardo de Araujo
Jatobá, Aítla Lidiane Hermógenes de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil. Pobreza. Desigualdade Social.
topic Educação Infantil. Pobreza. Desigualdade Social.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho consiste num estudo de caso, realizado através de uma pesquisa qualitativa e análise de documentos, tendo como campos de pesquisas a Secretaria de Educação do Ensino Básico-SEEB, Conselho Municipal de Educação de Afrânio-CMEA, Escola Municipal Aureliano Francisco Neto e a Creche Tipo C – Padrão FNDE, ambas localizadas no Distrito de Extrema- Afrânio-PE. Os sujeitos da pesquisa são os membros do CMEA, Coordenadores e técnicos da SEEB e a comunidade escolar do Distrito de Extrema. Foram utilizados para análise da temática em estudo, o Plano Municipal de Educação - PME 2015-2025, dados do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle/ Plano de Ações Articuladas – SIMEC- PAR Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, oportunizando uma reflexão acerca das politicas educacionais no âmbito da Educação Infantil, pobreza e desigualdade social no município de Afrânio- PE, tendo em vista, o que impede o pleno funcionamento da Educação Infantil neste município e as ações da gestão para as possíveis resoluções da falta de creches, o aumento de atendimento de crianças nesta modalidade de ensino, implementação da proposta pedagógica garantindo uma educação de qualidade. Neste contexto, faz-se necessário reconhecer também a pobreza e as desigualdades, ou seja, admitir que a existência persistente dos pobres nas escolas traz reflexões importantes para as práticas pedagógicas e para a gestão educacional. Nota-se também que é preciso não apenas saber que as escolas estão repletas de alunos pobres, mas atentar-se para as exigências que essas vivências da pobreza, da precariedade material extrema, fazem às nossas práticas.
description O presente trabalho consiste num estudo de caso, realizado através de uma pesquisa qualitativa e análise de documentos, tendo como campos de pesquisas a Secretaria de Educação do Ensino Básico-SEEB, Conselho Municipal de Educação de Afrânio-CMEA, Escola Municipal Aureliano Francisco Neto e a Creche Tipo C – Padrão FNDE, ambas localizadas no Distrito de Extrema- Afrânio-PE. Os sujeitos da pesquisa são os membros do CMEA, Coordenadores e técnicos da SEEB e a comunidade escolar do Distrito de Extrema. Foram utilizados para análise da temática em estudo, o Plano Municipal de Educação - PME 2015-2025, dados do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle/ Plano de Ações Articuladas – SIMEC- PAR Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, oportunizando uma reflexão acerca das politicas educacionais no âmbito da Educação Infantil, pobreza e desigualdade social no município de Afrânio- PE, tendo em vista, o que impede o pleno funcionamento da Educação Infantil neste município e as ações da gestão para as possíveis resoluções da falta de creches, o aumento de atendimento de crianças nesta modalidade de ensino, implementação da proposta pedagógica garantindo uma educação de qualidade. Neste contexto, faz-se necessário reconhecer também a pobreza e as desigualdades, ou seja, admitir que a existência persistente dos pobres nas escolas traz reflexões importantes para as práticas pedagógicas e para a gestão educacional. Nota-se também que é preciso não apenas saber que as escolas estão repletas de alunos pobres, mas atentar-se para as exigências que essas vivências da pobreza, da precariedade material extrema, fazem às nossas práticas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1299
10.14295/idonline.v12i42.1299
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1299
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i42.1299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1299/1908
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1299/1910
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Ricardo de Araujo Rodrigues, Aítla Lidiane Hermógenes de Souza Jatobá
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Ricardo de Araujo Rodrigues, Aítla Lidiane Hermógenes de Souza Jatobá
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018); 279-294
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037434416988160