O ensino de Matemática no pensamento de Comênius, Pestalozzi e Montessori

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros Neta, Olivia Morais
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gutierre, Liliane dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64213
Resumo: Neste artigo, discutimos os fundamentos para o ensino da Matemática na Pedagogia Tradicional e na Pedagogia Nova, marcadamente, a partir das teorias de fronteira de Comenius, Pestalozzi e Montessori. Esta pesquisa é de cunho documental e bibliográfico. Ao final da análise, concluímos que: há uma circulação de ideias entre o pensamento educacional de Comenius, Pestalozzi e Maria Montessori no que diz respeito ao uso de materiais didáticos e que nos métodos por estes pensadores a Matemática está associada às atividades práticas e gradativas.
id UFPR-4_b38422e056f95eca694c969e3879ca67
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/64213
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling O ensino de Matemática no pensamento de Comênius, Pestalozzi e MontessoriFundamentos da educação; Educação matemáticaFundamentos da educação; Matemática; Ensino.EducaçãoNeste artigo, discutimos os fundamentos para o ensino da Matemática na Pedagogia Tradicional e na Pedagogia Nova, marcadamente, a partir das teorias de fronteira de Comenius, Pestalozzi e Montessori. Esta pesquisa é de cunho documental e bibliográfico. Ao final da análise, concluímos que: há uma circulação de ideias entre o pensamento educacional de Comenius, Pestalozzi e Maria Montessori no que diz respeito ao uso de materiais didáticos e que nos métodos por estes pensadores a Matemática está associada às atividades práticas e gradativas.UFPRMedeiros Neta, Olivia MoraisGutierre, Liliane dos Santos2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64213Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64213/41490https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64213/41491https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/64213/37418https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/64213/42710Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/64213Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Matemática no pensamento de Comênius, Pestalozzi e Montessori
title O ensino de Matemática no pensamento de Comênius, Pestalozzi e Montessori
spellingShingle O ensino de Matemática no pensamento de Comênius, Pestalozzi e Montessori
Medeiros Neta, Olivia Morais
Fundamentos da educação; Educação matemática
Fundamentos da educação; Matemática; Ensino.
Educação
title_short O ensino de Matemática no pensamento de Comênius, Pestalozzi e Montessori
title_full O ensino de Matemática no pensamento de Comênius, Pestalozzi e Montessori
title_fullStr O ensino de Matemática no pensamento de Comênius, Pestalozzi e Montessori
title_full_unstemmed O ensino de Matemática no pensamento de Comênius, Pestalozzi e Montessori
title_sort O ensino de Matemática no pensamento de Comênius, Pestalozzi e Montessori
author Medeiros Neta, Olivia Morais
author_facet Medeiros Neta, Olivia Morais
Gutierre, Liliane dos Santos
author_role author
author2 Gutierre, Liliane dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros Neta, Olivia Morais
Gutierre, Liliane dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Fundamentos da educação; Educação matemática
Fundamentos da educação; Matemática; Ensino.
Educação
topic Fundamentos da educação; Educação matemática
Fundamentos da educação; Matemática; Ensino.
Educação
description Neste artigo, discutimos os fundamentos para o ensino da Matemática na Pedagogia Tradicional e na Pedagogia Nova, marcadamente, a partir das teorias de fronteira de Comenius, Pestalozzi e Montessori. Esta pesquisa é de cunho documental e bibliográfico. Ao final da análise, concluímos que: há uma circulação de ideias entre o pensamento educacional de Comenius, Pestalozzi e Maria Montessori no que diz respeito ao uso de materiais didáticos e que nos métodos por estes pensadores a Matemática está associada às atividades práticas e gradativas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64213
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64213
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64213/41490
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64213/41491
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/64213/37418
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/64213/42710
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899228569600