Apresentação: Reflexividade e denúncia: Pierre Bourdieu e a pesquisa em educação, passadas duas décadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valle, Ione Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Knoblauch, Adriane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87319
Resumo: Em 2022 lembramos os 20 anos de morte de Pierre Bourdieu, um importante sociólogo que, ao longo de décadas, desenvolveu extensa obra passando por temas variados e definindo conceitos importantes para o desenvolvimento de suas pesquisas, tais como as noções de habitus, campo e capitais. O entrelaçamento dessas noções permitiu a tessitura de análises bastante originais. Especificamente sobre educação, seus escritos, que marcam sua reflexividade e seu espírito de denúncia, permitem compreender melhor as relações entre desigualdades sociais, culturais e escolares. Apresentamos, neste dossiê, dez artigos de diferentes regiões do país, abarcando pesquisas quantitativas e qualitativas e rica diversidade temática. São pesquisas que mobilizaram o modus operandi do autor, demonstrando que Pierre Bourdieu continua sendo uma referência incontornável para pesquisas em educação.
id UFPR-4_b4827a410a88f42a2876a8a2c2df651e
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/87319
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Apresentação: Reflexividade e denúncia: Pierre Bourdieu e a pesquisa em educação, passadas duas décadasEducação; Sociologia da EducaçãoPierre Bourdieu; Pesquisas em Educação; Processos Educativos.Em 2022 lembramos os 20 anos de morte de Pierre Bourdieu, um importante sociólogo que, ao longo de décadas, desenvolveu extensa obra passando por temas variados e definindo conceitos importantes para o desenvolvimento de suas pesquisas, tais como as noções de habitus, campo e capitais. O entrelaçamento dessas noções permitiu a tessitura de análises bastante originais. Especificamente sobre educação, seus escritos, que marcam sua reflexividade e seu espírito de denúncia, permitem compreender melhor as relações entre desigualdades sociais, culturais e escolares. Apresentamos, neste dossiê, dez artigos de diferentes regiões do país, abarcando pesquisas quantitativas e qualitativas e rica diversidade temática. São pesquisas que mobilizaram o modus operandi do autor, demonstrando que Pierre Bourdieu continua sendo uma referência incontornável para pesquisas em educação.UFPRCNPQValle, Ione RibeiroKnoblauch, Adriane2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87319Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 20221984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87319/48115https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87319/48114https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/87319/55231https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/87319/55232Direitos autorais 2022 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-04T13:46:20Zoai:revistas.ufpr.br:article/87319Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-04-04T13:46:20Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação: Reflexividade e denúncia: Pierre Bourdieu e a pesquisa em educação, passadas duas décadas
title Apresentação: Reflexividade e denúncia: Pierre Bourdieu e a pesquisa em educação, passadas duas décadas
spellingShingle Apresentação: Reflexividade e denúncia: Pierre Bourdieu e a pesquisa em educação, passadas duas décadas
Valle, Ione Ribeiro
Educação; Sociologia da Educação
Pierre Bourdieu; Pesquisas em Educação; Processos Educativos.
title_short Apresentação: Reflexividade e denúncia: Pierre Bourdieu e a pesquisa em educação, passadas duas décadas
title_full Apresentação: Reflexividade e denúncia: Pierre Bourdieu e a pesquisa em educação, passadas duas décadas
title_fullStr Apresentação: Reflexividade e denúncia: Pierre Bourdieu e a pesquisa em educação, passadas duas décadas
title_full_unstemmed Apresentação: Reflexividade e denúncia: Pierre Bourdieu e a pesquisa em educação, passadas duas décadas
title_sort Apresentação: Reflexividade e denúncia: Pierre Bourdieu e a pesquisa em educação, passadas duas décadas
author Valle, Ione Ribeiro
author_facet Valle, Ione Ribeiro
Knoblauch, Adriane
author_role author
author2 Knoblauch, Adriane
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPQ
dc.contributor.author.fl_str_mv Valle, Ione Ribeiro
Knoblauch, Adriane
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Sociologia da Educação
Pierre Bourdieu; Pesquisas em Educação; Processos Educativos.
topic Educação; Sociologia da Educação
Pierre Bourdieu; Pesquisas em Educação; Processos Educativos.
description Em 2022 lembramos os 20 anos de morte de Pierre Bourdieu, um importante sociólogo que, ao longo de décadas, desenvolveu extensa obra passando por temas variados e definindo conceitos importantes para o desenvolvimento de suas pesquisas, tais como as noções de habitus, campo e capitais. O entrelaçamento dessas noções permitiu a tessitura de análises bastante originais. Especificamente sobre educação, seus escritos, que marcam sua reflexividade e seu espírito de denúncia, permitem compreender melhor as relações entre desigualdades sociais, culturais e escolares. Apresentamos, neste dossiê, dez artigos de diferentes regiões do país, abarcando pesquisas quantitativas e qualitativas e rica diversidade temática. São pesquisas que mobilizaram o modus operandi do autor, demonstrando que Pierre Bourdieu continua sendo uma referência incontornável para pesquisas em educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87319
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87319
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87319/48115
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87319/48114
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/87319/55231
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/87319/55232
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900361031680