Apresentação: Reflexividade e denúncia: Pierre Bourdieu e a pesquisa em educação, passadas duas décadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87319 |
Resumo: | Em 2022 lembramos os 20 anos de morte de Pierre Bourdieu, um importante sociólogo que, ao longo de décadas, desenvolveu extensa obra passando por temas variados e definindo conceitos importantes para o desenvolvimento de suas pesquisas, tais como as noções de habitus, campo e capitais. O entrelaçamento dessas noções permitiu a tessitura de análises bastante originais. Especificamente sobre educação, seus escritos, que marcam sua reflexividade e seu espírito de denúncia, permitem compreender melhor as relações entre desigualdades sociais, culturais e escolares. Apresentamos, neste dossiê, dez artigos de diferentes regiões do país, abarcando pesquisas quantitativas e qualitativas e rica diversidade temática. São pesquisas que mobilizaram o modus operandi do autor, demonstrando que Pierre Bourdieu continua sendo uma referência incontornável para pesquisas em educação. |
id |
UFPR-4_b4827a410a88f42a2876a8a2c2df651e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/87319 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Apresentação: Reflexividade e denúncia: Pierre Bourdieu e a pesquisa em educação, passadas duas décadasEducação; Sociologia da EducaçãoPierre Bourdieu; Pesquisas em Educação; Processos Educativos.Em 2022 lembramos os 20 anos de morte de Pierre Bourdieu, um importante sociólogo que, ao longo de décadas, desenvolveu extensa obra passando por temas variados e definindo conceitos importantes para o desenvolvimento de suas pesquisas, tais como as noções de habitus, campo e capitais. O entrelaçamento dessas noções permitiu a tessitura de análises bastante originais. Especificamente sobre educação, seus escritos, que marcam sua reflexividade e seu espírito de denúncia, permitem compreender melhor as relações entre desigualdades sociais, culturais e escolares. Apresentamos, neste dossiê, dez artigos de diferentes regiões do país, abarcando pesquisas quantitativas e qualitativas e rica diversidade temática. São pesquisas que mobilizaram o modus operandi do autor, demonstrando que Pierre Bourdieu continua sendo uma referência incontornável para pesquisas em educação.UFPRCNPQValle, Ione RibeiroKnoblauch, Adriane2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87319Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 20221984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87319/48115https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87319/48114https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/87319/55231https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/87319/55232Direitos autorais 2022 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-04T13:46:20Zoai:revistas.ufpr.br:article/87319Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-04-04T13:46:20Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apresentação: Reflexividade e denúncia: Pierre Bourdieu e a pesquisa em educação, passadas duas décadas |
title |
Apresentação: Reflexividade e denúncia: Pierre Bourdieu e a pesquisa em educação, passadas duas décadas |
spellingShingle |
Apresentação: Reflexividade e denúncia: Pierre Bourdieu e a pesquisa em educação, passadas duas décadas Valle, Ione Ribeiro Educação; Sociologia da Educação Pierre Bourdieu; Pesquisas em Educação; Processos Educativos. |
title_short |
Apresentação: Reflexividade e denúncia: Pierre Bourdieu e a pesquisa em educação, passadas duas décadas |
title_full |
Apresentação: Reflexividade e denúncia: Pierre Bourdieu e a pesquisa em educação, passadas duas décadas |
title_fullStr |
Apresentação: Reflexividade e denúncia: Pierre Bourdieu e a pesquisa em educação, passadas duas décadas |
title_full_unstemmed |
Apresentação: Reflexividade e denúncia: Pierre Bourdieu e a pesquisa em educação, passadas duas décadas |
title_sort |
Apresentação: Reflexividade e denúncia: Pierre Bourdieu e a pesquisa em educação, passadas duas décadas |
author |
Valle, Ione Ribeiro |
author_facet |
Valle, Ione Ribeiro Knoblauch, Adriane |
author_role |
author |
author2 |
Knoblauch, Adriane |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPQ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valle, Ione Ribeiro Knoblauch, Adriane |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Sociologia da Educação Pierre Bourdieu; Pesquisas em Educação; Processos Educativos. |
topic |
Educação; Sociologia da Educação Pierre Bourdieu; Pesquisas em Educação; Processos Educativos. |
description |
Em 2022 lembramos os 20 anos de morte de Pierre Bourdieu, um importante sociólogo que, ao longo de décadas, desenvolveu extensa obra passando por temas variados e definindo conceitos importantes para o desenvolvimento de suas pesquisas, tais como as noções de habitus, campo e capitais. O entrelaçamento dessas noções permitiu a tessitura de análises bastante originais. Especificamente sobre educação, seus escritos, que marcam sua reflexividade e seu espírito de denúncia, permitem compreender melhor as relações entre desigualdades sociais, culturais e escolares. Apresentamos, neste dossiê, dez artigos de diferentes regiões do país, abarcando pesquisas quantitativas e qualitativas e rica diversidade temática. São pesquisas que mobilizaram o modus operandi do autor, demonstrando que Pierre Bourdieu continua sendo uma referência incontornável para pesquisas em educação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87319 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87319/48115 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87319/48114 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/87319/55231 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/87319/55232 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022 Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022 Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900361031680 |