Socialização, profissionalização e trabalho de professores iniciantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Isabel de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pimenta, Selma Garrido, Fusari, José Cerchi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66134
Resumo: O presente artigo tem como ponto de partida a indagação acerca de como os modos de inserção profissional de professores iniciantes repercutem na vida desses profissionais. Para buscar respostas a essa indagação, investigou-se as formas como se processa a inserção de licenciados egressos de uma universidade pública como professores nos sistemas escolares públicos do estado de São Paulo. Foram entrevistados 20 professores iniciantes, de distintas áreas de conhecimento que estavam atuando em escolas públicas nos primeiros cinco anos após a formatura. Tomou-se como categorias de análise socialização profissional, profissionalização docente e trabalho docente. O texto busca compreender as formas de ingresso no magistério, o aprender da profissão, relação com os parceiros de trabalho, formas de aproximação com o ambiente profissional, inserção em escolas do sistema público, condições de exercício da docência, motivação para ingresso e permanência na profissão, dificuldades e expectativas quanto ao futuro profissional. Os dados qualitativos, obtidos nas entrevistas semiestruturadas, foram analisados na confluência com a literatura sobre o tema e à luz da concepção crítico-dialética, o que permitiu evidenciar a complexidade e as contradições dos processos de socialização e profissionalização, bem como do trabalho docente.
id UFPR-4_bdd23eb7bc469303e7d83772a4121255
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/66134
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Socialização, profissionalização e trabalho de professores iniciantesEducaçãoprofessor iniciante, egressos de licenciaturas, condições de trabalho, acolhimento profissionaltrabalho docenteO presente artigo tem como ponto de partida a indagação acerca de como os modos de inserção profissional de professores iniciantes repercutem na vida desses profissionais. Para buscar respostas a essa indagação, investigou-se as formas como se processa a inserção de licenciados egressos de uma universidade pública como professores nos sistemas escolares públicos do estado de São Paulo. Foram entrevistados 20 professores iniciantes, de distintas áreas de conhecimento que estavam atuando em escolas públicas nos primeiros cinco anos após a formatura. Tomou-se como categorias de análise socialização profissional, profissionalização docente e trabalho docente. O texto busca compreender as formas de ingresso no magistério, o aprender da profissão, relação com os parceiros de trabalho, formas de aproximação com o ambiente profissional, inserção em escolas do sistema público, condições de exercício da docência, motivação para ingresso e permanência na profissão, dificuldades e expectativas quanto ao futuro profissional. Os dados qualitativos, obtidos nas entrevistas semiestruturadas, foram analisados na confluência com a literatura sobre o tema e à luz da concepção crítico-dialética, o que permitiu evidenciar a complexidade e as contradições dos processos de socialização e profissionalização, bem como do trabalho docente.UFPRFAPESPFEUSPAlmeida, Maria Isabel dePimenta, Selma GarridoFusari, José Cerchi2019-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66134Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 187-206Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 187-206Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 187-2061984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66134/39856https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/66134/38788Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:23:13Zoai:revistas.ufpr.br:article/66134Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:23:13Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Socialização, profissionalização e trabalho de professores iniciantes
title Socialização, profissionalização e trabalho de professores iniciantes
spellingShingle Socialização, profissionalização e trabalho de professores iniciantes
Almeida, Maria Isabel de
Educação
professor iniciante, egressos de licenciaturas, condições de trabalho, acolhimento profissional
trabalho docente
title_short Socialização, profissionalização e trabalho de professores iniciantes
title_full Socialização, profissionalização e trabalho de professores iniciantes
title_fullStr Socialização, profissionalização e trabalho de professores iniciantes
title_full_unstemmed Socialização, profissionalização e trabalho de professores iniciantes
title_sort Socialização, profissionalização e trabalho de professores iniciantes
author Almeida, Maria Isabel de
author_facet Almeida, Maria Isabel de
Pimenta, Selma Garrido
Fusari, José Cerchi
author_role author
author2 Pimenta, Selma Garrido
Fusari, José Cerchi
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPESP
FEUSP
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria Isabel de
Pimenta, Selma Garrido
Fusari, José Cerchi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
professor iniciante, egressos de licenciaturas, condições de trabalho, acolhimento profissional
trabalho docente
topic Educação
professor iniciante, egressos de licenciaturas, condições de trabalho, acolhimento profissional
trabalho docente
description O presente artigo tem como ponto de partida a indagação acerca de como os modos de inserção profissional de professores iniciantes repercutem na vida desses profissionais. Para buscar respostas a essa indagação, investigou-se as formas como se processa a inserção de licenciados egressos de uma universidade pública como professores nos sistemas escolares públicos do estado de São Paulo. Foram entrevistados 20 professores iniciantes, de distintas áreas de conhecimento que estavam atuando em escolas públicas nos primeiros cinco anos após a formatura. Tomou-se como categorias de análise socialização profissional, profissionalização docente e trabalho docente. O texto busca compreender as formas de ingresso no magistério, o aprender da profissão, relação com os parceiros de trabalho, formas de aproximação com o ambiente profissional, inserção em escolas do sistema público, condições de exercício da docência, motivação para ingresso e permanência na profissão, dificuldades e expectativas quanto ao futuro profissional. Os dados qualitativos, obtidos nas entrevistas semiestruturadas, foram analisados na confluência com a literatura sobre o tema e à luz da concepção crítico-dialética, o que permitiu evidenciar a complexidade e as contradições dos processos de socialização e profissionalização, bem como do trabalho docente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66134
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66134/39856
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/66134/38788
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 187-206
Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 187-206
Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 187-206
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899138392064