Desafios e dilemas da condição de trabalho de professores iniciantes no magistério público no DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ramos Rocha, Deise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59375
Resumo: Financiamento: CNPq, FAPDF Desafios e dilemas da condição de trabalho de professores iniciantes no magistério público no DF Resumo: Este trabalho se origina nas preocupações voltadas às condições de trabalho de professores que iniciam na docência e tem por objetivo estudar a condição de trabalho do professor no início da carreira, buscando entender os desafios e dilemas enfrentados, no intuito de contribuir com a análise da realidade da atividade docente. O foco é o professor iniciante na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Os resultados são obtidos a partir da análise documental em legislações e publicações no Diário Oficial do DF, e na aplicação de questionários e entrevistas. Os dados revelam um quantitativo expressivo de desistentes na carreira, compreendido em um terço dos professores que são aprovados no concurso público, anunciando questões objetivas ligadas as condições de trabalho, nos levando em questionar a necessidade de políticas de formação pensadas a partir da realidade do trabalho docente. Chamamos atenção para a omissão de políticas públicas diante do caso, como um fator condicionador para intensificar ainda mais as dificuldades enfrentadas nesta etapa da carreira. Se espera contribuir para a produção de conhecimento na área de formação de professores no que se refere aos dilemas vividos pelo professor iniciante, visando fundamentar propostas sobre acompanhamento profissional dos docentes iniciantes na carreira. Palavras-chave: Trabalho Docente; Professor Iniciante; Condições de Trabalho Challenges and dilemms of the working condition of initiating teachers in the public magistery in DF Abstract: This work originates from concerns about the working conditions of teachers who start teaching and aims to study the teacher's working condition at the beginning of their career, seeking to understand the challenges and dilemmas faced, in order to contribute to the analysis of reality teaching activity. The focus is the beginner teacher at the Education Department of the Federal District. The results are obtained from documentary analysis in legislation and publications in the Federal Official Gazette, and in the application of questionnaires and interviews. The data reveal an expressive number of dropouts in the career, comprised in one third of the teachers who are approved in the public exam, announcing objective questions related to working conditions, leading us to question the need for training policies designed from the reality of the work. teacher. We call attention to the omission of public policies in the case, as a conditioning factor to further intensify the difficulties faced at this stage of the career. It is expected to contribute to the production of knowledge in the area of ​​teacher training with regard to the dilemmas experienced by the beginning teacher, aiming to substantiate proposals on professional accompaniment of teachers beginning in their careers. Key words: Teaching Work; Beginner Teacher; Work conditions Challenges and dilemms of the working condition of initiating teachers in the public magistery in DF Resumen: Este trabajo nace de inquietudes sobre las condiciones laborales de los docentes que inician la docencia y tiene como objetivo estudiar la condición laboral del docente al inicio de su carrera, buscando comprender los desafíos y dilemas que enfrenta, con el fin de contribuir al análisis de la realidad de la actividad docente. El enfoque es el maestro principiante en el Departamento de Educación del Distrito Federal. Los resultados se obtienen del análisis documental en la legislación y publicaciones en el Diario Oficial de la Federación, y en la aplicación de cuestionarios y entrevistas. Los datos revelan un expresivo número de abandonos en la carrera, comprendido en un tercio de los docentes que son aprobados en el examen público, anunciando cuestiones objetivas relacionadas con las condiciones laborales, lo que nos lleva a cuestionar la necesidad de políticas de formación diseñadas a partir de la realidad del trabajo. profesor. Llamamos la atención sobre la omisión de políticas públicas en el caso, como factor condicionante para intensificar aún más las dificultades enfrentadas en esta etapa de la carrera. Se espera contribuir a la producción de conocimiento en el ámbito de la formación docente frente a los dilemas vividos por el docente principiante, con el objetivo de fundamentar propuestas sobre el acompañamiento profesional del docente que se inicia en su carrera. Palabras clave : Trabajo Docente; Profesor principiante; Condiciones de trabajo. Data de registro: 18/02/2020 Data de aceite: 30/06/2021  
id UFU-2_cadd5003829865a00e854b4a71b34253
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/59375
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Desafios e dilemas da condição de trabalho de professores iniciantes no magistério público no DFTrabalho DocenteProfessor InicianteCondições de TrabalhoFinanciamento: CNPq, FAPDF Desafios e dilemas da condição de trabalho de professores iniciantes no magistério público no DF Resumo: Este trabalho se origina nas preocupações voltadas às condições de trabalho de professores que iniciam na docência e tem por objetivo estudar a condição de trabalho do professor no início da carreira, buscando entender os desafios e dilemas enfrentados, no intuito de contribuir com a análise da realidade da atividade docente. O foco é o professor iniciante na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Os resultados são obtidos a partir da análise documental em legislações e publicações no Diário Oficial do DF, e na aplicação de questionários e entrevistas. Os dados revelam um quantitativo expressivo de desistentes na carreira, compreendido em um terço dos professores que são aprovados no concurso público, anunciando questões objetivas ligadas as condições de trabalho, nos levando em questionar a necessidade de políticas de formação pensadas a partir da realidade do trabalho docente. Chamamos atenção para a omissão de políticas públicas diante do caso, como um fator condicionador para intensificar ainda mais as dificuldades enfrentadas nesta etapa da carreira. Se espera contribuir para a produção de conhecimento na área de formação de professores no que se refere aos dilemas vividos pelo professor iniciante, visando fundamentar propostas sobre acompanhamento profissional dos docentes iniciantes na carreira. Palavras-chave: Trabalho Docente; Professor Iniciante; Condições de Trabalho Challenges and dilemms of the working condition of initiating teachers in the public magistery in DF Abstract: This work originates from concerns about the working conditions of teachers who start teaching and aims to study the teacher's working condition at the beginning of their career, seeking to understand the challenges and dilemmas faced, in order to contribute to the analysis of reality teaching activity. The focus is the beginner teacher at the Education Department of the Federal District. The results are obtained from documentary analysis in legislation and publications in the Federal Official Gazette, and in the application of questionnaires and interviews. The data reveal an expressive number of dropouts in the career, comprised in one third of the teachers who are approved in the public exam, announcing objective questions related to working conditions, leading us to question the need for training policies designed from the reality of the work. teacher. We call attention to the omission of public policies in the case, as a conditioning factor to further intensify the difficulties faced at this stage of the career. It is expected to contribute to the production of knowledge in the area of ​​teacher training with regard to the dilemmas experienced by the beginning teacher, aiming to substantiate proposals on professional accompaniment of teachers beginning in their careers. Key words: Teaching Work; Beginner Teacher; Work conditions Challenges and dilemms of the working condition of initiating teachers in the public magistery in DF Resumen: Este trabajo nace de inquietudes sobre las condiciones laborales de los docentes que inician la docencia y tiene como objetivo estudiar la condición laboral del docente al inicio de su carrera, buscando comprender los desafíos y dilemas que enfrenta, con el fin de contribuir al análisis de la realidad de la actividad docente. El enfoque es el maestro principiante en el Departamento de Educación del Distrito Federal. Los resultados se obtienen del análisis documental en la legislación y publicaciones en el Diario Oficial de la Federación, y en la aplicación de cuestionarios y entrevistas. Los datos revelan un expresivo número de abandonos en la carrera, comprendido en un tercio de los docentes que son aprobados en el examen público, anunciando cuestiones objetivas relacionadas con las condiciones laborales, lo que nos lleva a cuestionar la necesidad de políticas de formación diseñadas a partir de la realidad del trabajo. profesor. Llamamos la atención sobre la omisión de políticas públicas en el caso, como factor condicionante para intensificar aún más las dificultades enfrentadas en esta etapa de la carrera. Se espera contribuir a la producción de conocimiento en el ámbito de la formación docente frente a los dilemas vividos por el docente principiante, con el objetivo de fundamentar propuestas sobre el acompañamiento profesional del docente que se inicia en su carrera. Palabras clave : Trabajo Docente; Profesor principiante; Condiciones de trabajo. Data de registro: 18/02/2020 Data de aceite: 30/06/2021  EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTexto application/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/5937510.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-59375Educação e Filosofia; v. 35 n. 73 (2021); 113-1301982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59375/37623https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59375/37624Copyright (c) 2021 Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro Silva, Deise Ramos Rochahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro CordeiroRamos Rocha, Deise2024-01-17T11:51:50Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/59375Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-01-17T11:51:50Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e dilemas da condição de trabalho de professores iniciantes no magistério público no DF
title Desafios e dilemas da condição de trabalho de professores iniciantes no magistério público no DF
spellingShingle Desafios e dilemas da condição de trabalho de professores iniciantes no magistério público no DF
Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro
Trabalho Docente
Professor Iniciante
Condições de Trabalho
title_short Desafios e dilemas da condição de trabalho de professores iniciantes no magistério público no DF
title_full Desafios e dilemas da condição de trabalho de professores iniciantes no magistério público no DF
title_fullStr Desafios e dilemas da condição de trabalho de professores iniciantes no magistério público no DF
title_full_unstemmed Desafios e dilemas da condição de trabalho de professores iniciantes no magistério público no DF
title_sort Desafios e dilemas da condição de trabalho de professores iniciantes no magistério público no DF
author Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro
author_facet Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro
Ramos Rocha, Deise
author_role author
author2 Ramos Rocha, Deise
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro
Ramos Rocha, Deise
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho Docente
Professor Iniciante
Condições de Trabalho
topic Trabalho Docente
Professor Iniciante
Condições de Trabalho
description Financiamento: CNPq, FAPDF Desafios e dilemas da condição de trabalho de professores iniciantes no magistério público no DF Resumo: Este trabalho se origina nas preocupações voltadas às condições de trabalho de professores que iniciam na docência e tem por objetivo estudar a condição de trabalho do professor no início da carreira, buscando entender os desafios e dilemas enfrentados, no intuito de contribuir com a análise da realidade da atividade docente. O foco é o professor iniciante na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Os resultados são obtidos a partir da análise documental em legislações e publicações no Diário Oficial do DF, e na aplicação de questionários e entrevistas. Os dados revelam um quantitativo expressivo de desistentes na carreira, compreendido em um terço dos professores que são aprovados no concurso público, anunciando questões objetivas ligadas as condições de trabalho, nos levando em questionar a necessidade de políticas de formação pensadas a partir da realidade do trabalho docente. Chamamos atenção para a omissão de políticas públicas diante do caso, como um fator condicionador para intensificar ainda mais as dificuldades enfrentadas nesta etapa da carreira. Se espera contribuir para a produção de conhecimento na área de formação de professores no que se refere aos dilemas vividos pelo professor iniciante, visando fundamentar propostas sobre acompanhamento profissional dos docentes iniciantes na carreira. Palavras-chave: Trabalho Docente; Professor Iniciante; Condições de Trabalho Challenges and dilemms of the working condition of initiating teachers in the public magistery in DF Abstract: This work originates from concerns about the working conditions of teachers who start teaching and aims to study the teacher's working condition at the beginning of their career, seeking to understand the challenges and dilemmas faced, in order to contribute to the analysis of reality teaching activity. The focus is the beginner teacher at the Education Department of the Federal District. The results are obtained from documentary analysis in legislation and publications in the Federal Official Gazette, and in the application of questionnaires and interviews. The data reveal an expressive number of dropouts in the career, comprised in one third of the teachers who are approved in the public exam, announcing objective questions related to working conditions, leading us to question the need for training policies designed from the reality of the work. teacher. We call attention to the omission of public policies in the case, as a conditioning factor to further intensify the difficulties faced at this stage of the career. It is expected to contribute to the production of knowledge in the area of ​​teacher training with regard to the dilemmas experienced by the beginning teacher, aiming to substantiate proposals on professional accompaniment of teachers beginning in their careers. Key words: Teaching Work; Beginner Teacher; Work conditions Challenges and dilemms of the working condition of initiating teachers in the public magistery in DF Resumen: Este trabajo nace de inquietudes sobre las condiciones laborales de los docentes que inician la docencia y tiene como objetivo estudiar la condición laboral del docente al inicio de su carrera, buscando comprender los desafíos y dilemas que enfrenta, con el fin de contribuir al análisis de la realidad de la actividad docente. El enfoque es el maestro principiante en el Departamento de Educación del Distrito Federal. Los resultados se obtienen del análisis documental en la legislación y publicaciones en el Diario Oficial de la Federación, y en la aplicación de cuestionarios y entrevistas. Los datos revelan un expresivo número de abandonos en la carrera, comprendido en un tercio de los docentes que son aprobados en el examen público, anunciando cuestiones objetivas relacionadas con las condiciones laborales, lo que nos lleva a cuestionar la necesidad de políticas de formación diseñadas a partir de la realidad del trabajo. profesor. Llamamos la atención sobre la omisión de políticas públicas en el caso, como factor condicionante para intensificar aún más las dificultades enfrentadas en esta etapa de la carrera. Se espera contribuir a la producción de conocimiento en el ámbito de la formación docente frente a los dilemas vividos por el docente principiante, con el objetivo de fundamentar propuestas sobre el acompañamiento profesional del docente que se inicia en su carrera. Palabras clave : Trabajo Docente; Profesor principiante; Condiciones de trabajo. Data de registro: 18/02/2020 Data de aceite: 30/06/2021  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59375
10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-59375
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59375
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-59375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59375/37623
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59375/37624
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro Silva, Deise Ramos Rocha
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro Silva, Deise Ramos Rocha
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 35 n. 73 (2021); 113-130
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211166803263488