Teacher profession in the school institution: the historicity of the practices and professional cultures
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12794 |
Resumo: | Neste ensaio, apresentamos para debate um tema bastante tratado no campoda pesquisa em educação: a constituição da profissão docente. Muito já seproduziu a respeito dessa temática considerando, por exemplo, a relaçãoentre o trabalho e a condição de classe, de gênero e a identidade profissionalconstituída ao longo da trajetória de vida dos docentes.Nosso intuito é mostrar a relevância de pesquisas que procurem compreendera realização da profissão docente nas instituições escolares apartir da investigação das práticas sociais que nela se realizam e, ao mesmotempo, reafirmar a importância da perspectiva teórico-metodológicamarxista para esta análise, especialmente porque nos remetem à historicidade das práticas profissionais.A reorientação das políticas educacionais parece indicar a valorização dodocente – ideologia do profissionalismo – e ao mesmo tempo contém oselementos que permitirão no cotidiano da escola, aprofundar os processosde realização de trabalho alienado.Paralelamente ao processo de reforma educacional, observa-se a produçãode análises fundamentadas em conceitos “pós-modernos” a orientar a compreensãodo trabalho, da formação e da própria constituição da profissãodocente. Sem pretender esgotar a vasta bibliografia já produzida sobre o assunto, apontamos alguns limites desses conceitos para a compreensãoda profissão docente, os quais parecem coincidir com os pressupostosneoliberais nas políticas educacionais, o que, no nosso entender, reafirmaa relevância das categorias marxistas para a pesquisa em educação. |
id |
UFPR-4_be7cfcc17333039697e860d1c68fb3f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/12794 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Teacher profession in the school institution: the historicity of the practices and professional culturesProfissão docente na instituição escolar: a historicidade das práticas e culturas profissionaisculturas profissionais; práticas profissionais; trabalho docente; políticas educacionais; educação e trabalho; professional cultures; professional practices; teacher work; educational policies; education and workNeste ensaio, apresentamos para debate um tema bastante tratado no campoda pesquisa em educação: a constituição da profissão docente. Muito já seproduziu a respeito dessa temática considerando, por exemplo, a relaçãoentre o trabalho e a condição de classe, de gênero e a identidade profissionalconstituída ao longo da trajetória de vida dos docentes.Nosso intuito é mostrar a relevância de pesquisas que procurem compreendera realização da profissão docente nas instituições escolares apartir da investigação das práticas sociais que nela se realizam e, ao mesmotempo, reafirmar a importância da perspectiva teórico-metodológicamarxista para esta análise, especialmente porque nos remetem à historicidade das práticas profissionais.A reorientação das políticas educacionais parece indicar a valorização dodocente – ideologia do profissionalismo – e ao mesmo tempo contém oselementos que permitirão no cotidiano da escola, aprofundar os processosde realização de trabalho alienado.Paralelamente ao processo de reforma educacional, observa-se a produçãode análises fundamentadas em conceitos “pós-modernos” a orientar a compreensãodo trabalho, da formação e da própria constituição da profissãodocente. Sem pretender esgotar a vasta bibliografia já produzida sobre o assunto, apontamos alguns limites desses conceitos para a compreensãoda profissão docente, os quais parecem coincidir com os pressupostosneoliberais nas políticas educacionais, o que, no nosso entender, reafirmaa relevância das categorias marxistas para a pesquisa em educação. In this essay we present a subject-matter frequently faced in the educationalresearch field: the constitution of the teacher’s profession. A lot hasbeen written about this subject-matter, considering, for instance, therelation between work and class condition, gender and the professionalidentity constituted along the trajectory of the teacher’s life. Our aim isto stress the relevance of this research that tries to understand teachersin scholarly institutions by investigating the social practices put intopractice. By so doing, we emphasize the importance of the Marxisttheoretical-methodological approach, since it clarifies the historicalnessof professional practices. The reorientation in educational policies seemsto indicate a valorization of the teacher – ideology of professionalism – atthe same time that it contains the elements that will permit probing in theschool’s everyday life and the processes of alienated work. Simultaneouslywith the educational reform process, one can observe the production ofanalysis grounded in ‘post-modern’ concepts, orienting the understandingof the teacher’s work formation and the constitution of the teacher’sjob. Without trying to render account of the huge bibliography dealingwith those matters, we try to highlight the limits of these post-modernconcepts to understanding the teacher’s job, which seems to coincide withneo-liberal educational policy presuppositions. This coincidence, to ourunderstanding, only stresses the importance of Marxist categories for the research in education.UFPR2008-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12794Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 191-211Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 191-211Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 191-2111984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12794/8686https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12794/31139https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12794/31108Monfredini, Ivaniseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:07:15Zoai:revistas.ufpr.br:article/12794Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:07:15Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teacher profession in the school institution: the historicity of the practices and professional cultures Profissão docente na instituição escolar: a historicidade das práticas e culturas profissionais |
title |
Teacher profession in the school institution: the historicity of the practices and professional cultures |
spellingShingle |
Teacher profession in the school institution: the historicity of the practices and professional cultures Monfredini, Ivanise culturas profissionais; práticas profissionais; trabalho docente; políticas educacionais; educação e trabalho; professional cultures; professional practices; teacher work; educational policies; education and work |
title_short |
Teacher profession in the school institution: the historicity of the practices and professional cultures |
title_full |
Teacher profession in the school institution: the historicity of the practices and professional cultures |
title_fullStr |
Teacher profession in the school institution: the historicity of the practices and professional cultures |
title_full_unstemmed |
Teacher profession in the school institution: the historicity of the practices and professional cultures |
title_sort |
Teacher profession in the school institution: the historicity of the practices and professional cultures |
author |
Monfredini, Ivanise |
author_facet |
Monfredini, Ivanise |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monfredini, Ivanise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
culturas profissionais; práticas profissionais; trabalho docente; políticas educacionais; educação e trabalho; professional cultures; professional practices; teacher work; educational policies; education and work |
topic |
culturas profissionais; práticas profissionais; trabalho docente; políticas educacionais; educação e trabalho; professional cultures; professional practices; teacher work; educational policies; education and work |
description |
Neste ensaio, apresentamos para debate um tema bastante tratado no campoda pesquisa em educação: a constituição da profissão docente. Muito já seproduziu a respeito dessa temática considerando, por exemplo, a relaçãoentre o trabalho e a condição de classe, de gênero e a identidade profissionalconstituída ao longo da trajetória de vida dos docentes.Nosso intuito é mostrar a relevância de pesquisas que procurem compreendera realização da profissão docente nas instituições escolares apartir da investigação das práticas sociais que nela se realizam e, ao mesmotempo, reafirmar a importância da perspectiva teórico-metodológicamarxista para esta análise, especialmente porque nos remetem à historicidade das práticas profissionais.A reorientação das políticas educacionais parece indicar a valorização dodocente – ideologia do profissionalismo – e ao mesmo tempo contém oselementos que permitirão no cotidiano da escola, aprofundar os processosde realização de trabalho alienado.Paralelamente ao processo de reforma educacional, observa-se a produçãode análises fundamentadas em conceitos “pós-modernos” a orientar a compreensãodo trabalho, da formação e da própria constituição da profissãodocente. Sem pretender esgotar a vasta bibliografia já produzida sobre o assunto, apontamos alguns limites desses conceitos para a compreensãoda profissão docente, os quais parecem coincidir com os pressupostosneoliberais nas políticas educacionais, o que, no nosso entender, reafirmaa relevância das categorias marxistas para a pesquisa em educação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12794 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12794/8686 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12794/31139 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12794/31108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 191-211 Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 191-211 Educar em Revista; v. 24, n. 31 (2008); p. 191-211 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711901524951040 |