Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thays
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Medeiros, Rosie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54882
Resumo: Este artigo apresenta como objetivo investigar a dança enquanto fonte educativa, a partir de uma experiência desenvolvida no Projeto social, da UFRN denominado Nova Descoberta (PND). Para tanto a investigação partiu da questão o que é dança para você, comparando as respostas iniciais e finais, após a vivência contextualizada da mesma, por alunos da faixa etária entre 07 e 17 anos. Como referência metodológica, utilizamos da fenomenologia de Merleau-Ponty, que evidencia a experiência vivida como fonte de conhecimento, considerando enquanto técnica de pesquisa a descrição, a redução e a interpretação/compreensão do fenômeno, que foram lançados ao PND, o que permitiu revelarmos horizontes educativos no ato de conhecer e vivenciar a dança.
id UFPR-4_bec9f37e5e92d57eb18540b4eb9b39da
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/54882
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociaisEducaçãoDança, Educação, Projetos sociaisDança e educaçãoEste artigo apresenta como objetivo investigar a dança enquanto fonte educativa, a partir de uma experiência desenvolvida no Projeto social, da UFRN denominado Nova Descoberta (PND). Para tanto a investigação partiu da questão o que é dança para você, comparando as respostas iniciais e finais, após a vivência contextualizada da mesma, por alunos da faixa etária entre 07 e 17 anos. Como referência metodológica, utilizamos da fenomenologia de Merleau-Ponty, que evidencia a experiência vivida como fonte de conhecimento, considerando enquanto técnica de pesquisa a descrição, a redução e a interpretação/compreensão do fenômeno, que foram lançados ao PND, o que permitiu revelarmos horizontes educativos no ato de conhecer e vivenciar a dança.UFPRSilva, ThaysMedeiros, Rosie2018-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54882Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p. 311-324Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p. 311-324Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p. 311-3241984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54882/35481Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-12T22:22:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/54882Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-06-12T22:22:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociais
title Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociais
spellingShingle Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociais
Silva, Thays
Educação
Dança, Educação, Projetos sociais
Dança e educação
title_short Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociais
title_full Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociais
title_fullStr Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociais
title_full_unstemmed Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociais
title_sort Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociais
author Silva, Thays
author_facet Silva, Thays
Medeiros, Rosie
author_role author
author2 Medeiros, Rosie
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thays
Medeiros, Rosie
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Dança, Educação, Projetos sociais
Dança e educação
topic Educação
Dança, Educação, Projetos sociais
Dança e educação
description Este artigo apresenta como objetivo investigar a dança enquanto fonte educativa, a partir de uma experiência desenvolvida no Projeto social, da UFRN denominado Nova Descoberta (PND). Para tanto a investigação partiu da questão o que é dança para você, comparando as respostas iniciais e finais, após a vivência contextualizada da mesma, por alunos da faixa etária entre 07 e 17 anos. Como referência metodológica, utilizamos da fenomenologia de Merleau-Ponty, que evidencia a experiência vivida como fonte de conhecimento, considerando enquanto técnica de pesquisa a descrição, a redução e a interpretação/compreensão do fenômeno, que foram lançados ao PND, o que permitiu revelarmos horizontes educativos no ato de conhecer e vivenciar a dança.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54882
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54882/35481
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p. 311-324
Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p. 311-324
Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p. 311-324
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898687504384