Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54882 |
Resumo: | Este artigo apresenta como objetivo investigar a dança enquanto fonte educativa, a partir de uma experiência desenvolvida no Projeto social, da UFRN denominado Nova Descoberta (PND). Para tanto a investigação partiu da questão o que é dança para você, comparando as respostas iniciais e finais, após a vivência contextualizada da mesma, por alunos da faixa etária entre 07 e 17 anos. Como referência metodológica, utilizamos da fenomenologia de Merleau-Ponty, que evidencia a experiência vivida como fonte de conhecimento, considerando enquanto técnica de pesquisa a descrição, a redução e a interpretação/compreensão do fenômeno, que foram lançados ao PND, o que permitiu revelarmos horizontes educativos no ato de conhecer e vivenciar a dança. |
id |
UFPR-4_bec9f37e5e92d57eb18540b4eb9b39da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/54882 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociaisEducaçãoDança, Educação, Projetos sociaisDança e educaçãoEste artigo apresenta como objetivo investigar a dança enquanto fonte educativa, a partir de uma experiência desenvolvida no Projeto social, da UFRN denominado Nova Descoberta (PND). Para tanto a investigação partiu da questão o que é dança para você, comparando as respostas iniciais e finais, após a vivência contextualizada da mesma, por alunos da faixa etária entre 07 e 17 anos. Como referência metodológica, utilizamos da fenomenologia de Merleau-Ponty, que evidencia a experiência vivida como fonte de conhecimento, considerando enquanto técnica de pesquisa a descrição, a redução e a interpretação/compreensão do fenômeno, que foram lançados ao PND, o que permitiu revelarmos horizontes educativos no ato de conhecer e vivenciar a dança.UFPRSilva, ThaysMedeiros, Rosie2018-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54882Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p. 311-324Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p. 311-324Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p. 311-3241984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54882/35481Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-12T22:22:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/54882Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-06-12T22:22:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociais |
title |
Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociais |
spellingShingle |
Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociais Silva, Thays Educação Dança, Educação, Projetos sociais Dança e educação |
title_short |
Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociais |
title_full |
Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociais |
title_fullStr |
Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociais |
title_full_unstemmed |
Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociais |
title_sort |
Educação como expressão do corpo que dança: um olhar sobre a vivência da dança em projetos sociais |
author |
Silva, Thays |
author_facet |
Silva, Thays Medeiros, Rosie |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Rosie |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Thays Medeiros, Rosie |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Dança, Educação, Projetos sociais Dança e educação |
topic |
Educação Dança, Educação, Projetos sociais Dança e educação |
description |
Este artigo apresenta como objetivo investigar a dança enquanto fonte educativa, a partir de uma experiência desenvolvida no Projeto social, da UFRN denominado Nova Descoberta (PND). Para tanto a investigação partiu da questão o que é dança para você, comparando as respostas iniciais e finais, após a vivência contextualizada da mesma, por alunos da faixa etária entre 07 e 17 anos. Como referência metodológica, utilizamos da fenomenologia de Merleau-Ponty, que evidencia a experiência vivida como fonte de conhecimento, considerando enquanto técnica de pesquisa a descrição, a redução e a interpretação/compreensão do fenômeno, que foram lançados ao PND, o que permitiu revelarmos horizontes educativos no ato de conhecer e vivenciar a dança. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54882 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54882/35481 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p. 311-324 Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p. 311-324 Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p. 311-324 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711898687504384 |