Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis Júnior, Leandro Passarinho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62544
Resumo: Este ensaio trata da natureza dos saberes docentes de formadores de professores do Campus Universitário de Castanhal/UFPA por meio de histórias de vida. Objetivou-se analisar como se constitui o formador de professores e como os mesmos engendram e percebem a natureza e mobilização de seus saberes docentes na prática formadora. Utilizaram-se três histórias de vida para desvelar os saberes vividos, construídos, partilhados e refletidos na docência. O tratamento dos episódios narrativos deu-se à luz da metodologia biográfica, utilizando-se a história de vida temática de espaços e tempos formativos, numa análise interpretativa. Os resultados apontaram que os saberes docentes fecundam e se desenvolvem na trajetória formativa do professor, abrangendo a dimensão pessoal e profissional sua vida, compondo assim sua história numa leitura crítica de si.
id UFPR-4_c1c5f292b8f58c6a2a46816228121ae8
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/62544
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professoresEDUCAÇÃO; formação de professoresFormação de professores. Saberes docentes. Histórias de vida.educaçãoEste ensaio trata da natureza dos saberes docentes de formadores de professores do Campus Universitário de Castanhal/UFPA por meio de histórias de vida. Objetivou-se analisar como se constitui o formador de professores e como os mesmos engendram e percebem a natureza e mobilização de seus saberes docentes na prática formadora. Utilizaram-se três histórias de vida para desvelar os saberes vividos, construídos, partilhados e refletidos na docência. O tratamento dos episódios narrativos deu-se à luz da metodologia biográfica, utilizando-se a história de vida temática de espaços e tempos formativos, numa análise interpretativa. Os resultados apontaram que os saberes docentes fecundam e se desenvolvem na trajetória formativa do professor, abrangendo a dimensão pessoal e profissional sua vida, compondo assim sua história numa leitura crítica de si.UFPRReis Júnior, Leandro Passarinho2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62544Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 291-308Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 291-308Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 291-3081984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62544/38479Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-30T19:58:58Zoai:revistas.ufpr.br:article/62544Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-07-30T19:58:58Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professores
title Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professores
spellingShingle Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professores
Reis Júnior, Leandro Passarinho
EDUCAÇÃO; formação de professores
Formação de professores. Saberes docentes. Histórias de vida.
educação
title_short Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professores
title_full Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professores
title_fullStr Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professores
title_full_unstemmed Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professores
title_sort Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professores
author Reis Júnior, Leandro Passarinho
author_facet Reis Júnior, Leandro Passarinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis Júnior, Leandro Passarinho
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO; formação de professores
Formação de professores. Saberes docentes. Histórias de vida.
educação
topic EDUCAÇÃO; formação de professores
Formação de professores. Saberes docentes. Histórias de vida.
educação
description Este ensaio trata da natureza dos saberes docentes de formadores de professores do Campus Universitário de Castanhal/UFPA por meio de histórias de vida. Objetivou-se analisar como se constitui o formador de professores e como os mesmos engendram e percebem a natureza e mobilização de seus saberes docentes na prática formadora. Utilizaram-se três histórias de vida para desvelar os saberes vividos, construídos, partilhados e refletidos na docência. O tratamento dos episódios narrativos deu-se à luz da metodologia biográfica, utilizando-se a história de vida temática de espaços e tempos formativos, numa análise interpretativa. Os resultados apontaram que os saberes docentes fecundam e se desenvolvem na trajetória formativa do professor, abrangendo a dimensão pessoal e profissional sua vida, compondo assim sua história numa leitura crítica de si.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62544
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62544/38479
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 291-308
Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 291-308
Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 291-308
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892224081920