Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62544 |
Resumo: | Este ensaio trata da natureza dos saberes docentes de formadores de professores do Campus Universitário de Castanhal/UFPA por meio de histórias de vida. Objetivou-se analisar como se constitui o formador de professores e como os mesmos engendram e percebem a natureza e mobilização de seus saberes docentes na prática formadora. Utilizaram-se três histórias de vida para desvelar os saberes vividos, construídos, partilhados e refletidos na docência. O tratamento dos episódios narrativos deu-se à luz da metodologia biográfica, utilizando-se a história de vida temática de espaços e tempos formativos, numa análise interpretativa. Os resultados apontaram que os saberes docentes fecundam e se desenvolvem na trajetória formativa do professor, abrangendo a dimensão pessoal e profissional sua vida, compondo assim sua história numa leitura crítica de si. |
id |
UFPR-4_c1c5f292b8f58c6a2a46816228121ae8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/62544 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professoresEDUCAÇÃO; formação de professoresFormação de professores. Saberes docentes. Histórias de vida.educaçãoEste ensaio trata da natureza dos saberes docentes de formadores de professores do Campus Universitário de Castanhal/UFPA por meio de histórias de vida. Objetivou-se analisar como se constitui o formador de professores e como os mesmos engendram e percebem a natureza e mobilização de seus saberes docentes na prática formadora. Utilizaram-se três histórias de vida para desvelar os saberes vividos, construídos, partilhados e refletidos na docência. O tratamento dos episódios narrativos deu-se à luz da metodologia biográfica, utilizando-se a história de vida temática de espaços e tempos formativos, numa análise interpretativa. Os resultados apontaram que os saberes docentes fecundam e se desenvolvem na trajetória formativa do professor, abrangendo a dimensão pessoal e profissional sua vida, compondo assim sua história numa leitura crítica de si.UFPRReis Júnior, Leandro Passarinho2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62544Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 291-308Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 291-308Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 291-3081984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62544/38479Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-30T19:58:58Zoai:revistas.ufpr.br:article/62544Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-07-30T19:58:58Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professores |
title |
Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professores |
spellingShingle |
Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professores Reis Júnior, Leandro Passarinho EDUCAÇÃO; formação de professores Formação de professores. Saberes docentes. Histórias de vida. educação |
title_short |
Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professores |
title_full |
Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professores |
title_fullStr |
Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professores |
title_full_unstemmed |
Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professores |
title_sort |
Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professores |
author |
Reis Júnior, Leandro Passarinho |
author_facet |
Reis Júnior, Leandro Passarinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis Júnior, Leandro Passarinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; formação de professores Formação de professores. Saberes docentes. Histórias de vida. educação |
topic |
EDUCAÇÃO; formação de professores Formação de professores. Saberes docentes. Histórias de vida. educação |
description |
Este ensaio trata da natureza dos saberes docentes de formadores de professores do Campus Universitário de Castanhal/UFPA por meio de histórias de vida. Objetivou-se analisar como se constitui o formador de professores e como os mesmos engendram e percebem a natureza e mobilização de seus saberes docentes na prática formadora. Utilizaram-se três histórias de vida para desvelar os saberes vividos, construídos, partilhados e refletidos na docência. O tratamento dos episódios narrativos deu-se à luz da metodologia biográfica, utilizando-se a história de vida temática de espaços e tempos formativos, numa análise interpretativa. Os resultados apontaram que os saberes docentes fecundam e se desenvolvem na trajetória formativa do professor, abrangendo a dimensão pessoal e profissional sua vida, compondo assim sua história numa leitura crítica de si. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62544 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62544/38479 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 291-308 Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 291-308 Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 291-308 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711892224081920 |