Inteligência Artificial e formação danificada: aprendizagem profunda e ética rasa entre professores e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zuin, Antonio Soares
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80158
Resumo: Em tempos de conexão ininterrupta, consolida-se o denominado capitalismo de vigilância. Nesse estágio do modo de produção capitalista, o capital é produzido e reproduzido por meio do controle dos grandes dados (big data), que são obtidos através dos dispositivos de vigilância presentes tanto nos softwares algorítmicos, quanto nas câmeras de reconhecimento facial. Nesse contexto, insere-se o objetivo deste artigo: refletir sobre a forma como a utilização de dispositivos de decisão diretiva (directive decision devices), fundamentados nos princípios da Inteligência Artificial (IA), pode fazer com que um sistema de vigilância prevaleça entre professores e alunos, em detrimento de relações eticamente elaboradas entre ambos. Concluise que a chamada aprendizagem profunda, algoritmicamente produzida, deve ser repensada nos termos da revitalização da formação (Bildung), que questiona a pretensão de tal aprendizagem fomentar procedimentos éticos entre professores e alunos pautados num sistema de premiação e punição decorrente da vigilância digital ubíqua.
id UFPR-4_c342484e4afbd29bb626e61aad575cdc
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/80158
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Inteligência Artificial e formação danificada: aprendizagem profunda e ética rasa entre professores e alunosEducação/Fundamentos da EducaçãoInteligência artificial, Teoria Crítica, Adorno, Ética, Aprendizagem profunda.Fundamentos da EducaçãoEm tempos de conexão ininterrupta, consolida-se o denominado capitalismo de vigilância. Nesse estágio do modo de produção capitalista, o capital é produzido e reproduzido por meio do controle dos grandes dados (big data), que são obtidos através dos dispositivos de vigilância presentes tanto nos softwares algorítmicos, quanto nas câmeras de reconhecimento facial. Nesse contexto, insere-se o objetivo deste artigo: refletir sobre a forma como a utilização de dispositivos de decisão diretiva (directive decision devices), fundamentados nos princípios da Inteligência Artificial (IA), pode fazer com que um sistema de vigilância prevaleça entre professores e alunos, em detrimento de relações eticamente elaboradas entre ambos. Concluise que a chamada aprendizagem profunda, algoritmicamente produzida, deve ser repensada nos termos da revitalização da formação (Bildung), que questiona a pretensão de tal aprendizagem fomentar procedimentos éticos entre professores e alunos pautados num sistema de premiação e punição decorrente da vigilância digital ubíqua.UFPRCNPq (Bolsa PQ) e CAPES (Programa CAPES-PRINT)Zuin, Antonio Soares2021-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80158Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80158/44752Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/80158Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência Artificial e formação danificada: aprendizagem profunda e ética rasa entre professores e alunos
title Inteligência Artificial e formação danificada: aprendizagem profunda e ética rasa entre professores e alunos
spellingShingle Inteligência Artificial e formação danificada: aprendizagem profunda e ética rasa entre professores e alunos
Zuin, Antonio Soares
Educação/Fundamentos da Educação
Inteligência artificial, Teoria Crítica, Adorno, Ética, Aprendizagem profunda.
Fundamentos da Educação
title_short Inteligência Artificial e formação danificada: aprendizagem profunda e ética rasa entre professores e alunos
title_full Inteligência Artificial e formação danificada: aprendizagem profunda e ética rasa entre professores e alunos
title_fullStr Inteligência Artificial e formação danificada: aprendizagem profunda e ética rasa entre professores e alunos
title_full_unstemmed Inteligência Artificial e formação danificada: aprendizagem profunda e ética rasa entre professores e alunos
title_sort Inteligência Artificial e formação danificada: aprendizagem profunda e ética rasa entre professores e alunos
author Zuin, Antonio Soares
author_facet Zuin, Antonio Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq (Bolsa PQ) e CAPES (Programa CAPES-PRINT)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zuin, Antonio Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação/Fundamentos da Educação
Inteligência artificial, Teoria Crítica, Adorno, Ética, Aprendizagem profunda.
Fundamentos da Educação
topic Educação/Fundamentos da Educação
Inteligência artificial, Teoria Crítica, Adorno, Ética, Aprendizagem profunda.
Fundamentos da Educação
description Em tempos de conexão ininterrupta, consolida-se o denominado capitalismo de vigilância. Nesse estágio do modo de produção capitalista, o capital é produzido e reproduzido por meio do controle dos grandes dados (big data), que são obtidos através dos dispositivos de vigilância presentes tanto nos softwares algorítmicos, quanto nas câmeras de reconhecimento facial. Nesse contexto, insere-se o objetivo deste artigo: refletir sobre a forma como a utilização de dispositivos de decisão diretiva (directive decision devices), fundamentados nos princípios da Inteligência Artificial (IA), pode fazer com que um sistema de vigilância prevaleça entre professores e alunos, em detrimento de relações eticamente elaboradas entre ambos. Concluise que a chamada aprendizagem profunda, algoritmicamente produzida, deve ser repensada nos termos da revitalização da formação (Bildung), que questiona a pretensão de tal aprendizagem fomentar procedimentos éticos entre professores e alunos pautados num sistema de premiação e punição decorrente da vigilância digital ubíqua.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80158
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80158/44752
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899766489088