Apresentação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56091 |
Resumo: | Já há algum tempo, vem sendo desenvolvido um número crescente de pesquisas no campo educacional na perspectiva dos estudos foucaultianos que se caracterizam, na maioria das vezes, por abordarem de modo inovador temas de relevância no cenário contemporâneo. Em especial, diversos pesquisadores vêm utilizando o conceito de biopolítica como uma potente lente teórico-metodológica, capaz de engendrar instigantes possibilidades de pesquisa. As teorizações foucaultianas acerca da biopolítica permitem novas e desafiadoras análises e problematizações de nossa história e de nosso presente, em particular no campo da pesquisa em Educação. A partir destas teorizações, é possível abordar temas recorrentes nas discussões educacionais atuais sob novos ângulos, de modo a desnaturalizar e desestabilizar certezas e verdades já arraigadas, produzindo dissonâncias nos modos de pensar a Educação. |
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