Apresentação: As interfaces entre formação de professores, a docência e o ensino aprendizagem em países ibero-americanos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villa -Ochoa, Jhony Alexander
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Souza de Alencar, Edvonete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69921
Resumo: O dossiê reúne artigos decorrentes de pesquisas que abordam sobre a formação de professores que ensinam matemática e os diferentes aspectos da docência em universidades ibero-americanas. A proposta de dossiê potencializa o diálogo de autores que apresentam diferentes aspectos da formação inicial e continuada.Temos visto que nos últimos anos muitos tem sido os esforços para o desenvolvimento de investigações que contribuam com o ensino e aprendizagem em matemática. Alguns estudos como os de Plaza e Cury (2012) apresentam levantamentos sobre as pesquisas que buscaram os equívocos mais comuns de aprendizagem da matemática ou de sua utilização como reflexão em formações continuadas no Brasil. Em se tratando da preocupação com a formação de professores, Bernadete Gatti tem sido, no Brasil, uma das pesquisadoras que veem se debruçando para compreender as dificuldades e avanços da formação inicial e continuada de professores, em específico podemos constatar parte desses resultados em seu artigo Gatti (2010). Observamos que fica evidenciado pela autora as relações existentes à formação do professor, identifica-se suas ações desenvolvidas em sala e à aprendizagem dos estudantes. Com relação às especificidades da formação de professores que ensinam matemática, podemos citar também os esforços de investigação acadêmica de um grupo de pesquisadores coordenados por Oliveira e Fiorentini (2016).
id UFPR-4_c83ccc4295b071d1600929ff3ec666ff
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/69921
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Apresentação: As interfaces entre formação de professores, a docência e o ensino aprendizagem em países ibero-americanos.O dossiê reúne artigos decorrentes de pesquisas que abordam sobre a formação de professores que ensinam matemática e os diferentes aspectos da docência em universidades ibero-americanas. A proposta de dossiê potencializa o diálogo de autores que apresentam diferentes aspectos da formação inicial e continuada.Temos visto que nos últimos anos muitos tem sido os esforços para o desenvolvimento de investigações que contribuam com o ensino e aprendizagem em matemática. Alguns estudos como os de Plaza e Cury (2012) apresentam levantamentos sobre as pesquisas que buscaram os equívocos mais comuns de aprendizagem da matemática ou de sua utilização como reflexão em formações continuadas no Brasil. Em se tratando da preocupação com a formação de professores, Bernadete Gatti tem sido, no Brasil, uma das pesquisadoras que veem se debruçando para compreender as dificuldades e avanços da formação inicial e continuada de professores, em específico podemos constatar parte desses resultados em seu artigo Gatti (2010). Observamos que fica evidenciado pela autora as relações existentes à formação do professor, identifica-se suas ações desenvolvidas em sala e à aprendizagem dos estudantes. Com relação às especificidades da formação de professores que ensinam matemática, podemos citar também os esforços de investigação acadêmica de um grupo de pesquisadores coordenados por Oliveira e Fiorentini (2016).UFPRVilla -Ochoa, Jhony AlexanderSouza de Alencar, Edvonete2019-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69921Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 9-12Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 9-12Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 9-121984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69921/39836info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:23:13Zoai:revistas.ufpr.br:article/69921Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:23:13Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação: As interfaces entre formação de professores, a docência e o ensino aprendizagem em países ibero-americanos.
title Apresentação: As interfaces entre formação de professores, a docência e o ensino aprendizagem em países ibero-americanos.
spellingShingle Apresentação: As interfaces entre formação de professores, a docência e o ensino aprendizagem em países ibero-americanos.
Villa -Ochoa, Jhony Alexander
title_short Apresentação: As interfaces entre formação de professores, a docência e o ensino aprendizagem em países ibero-americanos.
title_full Apresentação: As interfaces entre formação de professores, a docência e o ensino aprendizagem em países ibero-americanos.
title_fullStr Apresentação: As interfaces entre formação de professores, a docência e o ensino aprendizagem em países ibero-americanos.
title_full_unstemmed Apresentação: As interfaces entre formação de professores, a docência e o ensino aprendizagem em países ibero-americanos.
title_sort Apresentação: As interfaces entre formação de professores, a docência e o ensino aprendizagem em países ibero-americanos.
author Villa -Ochoa, Jhony Alexander
author_facet Villa -Ochoa, Jhony Alexander
Souza de Alencar, Edvonete
author_role author
author2 Souza de Alencar, Edvonete
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Villa -Ochoa, Jhony Alexander
Souza de Alencar, Edvonete
dc.subject.none.fl_str_mv


description O dossiê reúne artigos decorrentes de pesquisas que abordam sobre a formação de professores que ensinam matemática e os diferentes aspectos da docência em universidades ibero-americanas. A proposta de dossiê potencializa o diálogo de autores que apresentam diferentes aspectos da formação inicial e continuada.Temos visto que nos últimos anos muitos tem sido os esforços para o desenvolvimento de investigações que contribuam com o ensino e aprendizagem em matemática. Alguns estudos como os de Plaza e Cury (2012) apresentam levantamentos sobre as pesquisas que buscaram os equívocos mais comuns de aprendizagem da matemática ou de sua utilização como reflexão em formações continuadas no Brasil. Em se tratando da preocupação com a formação de professores, Bernadete Gatti tem sido, no Brasil, uma das pesquisadoras que veem se debruçando para compreender as dificuldades e avanços da formação inicial e continuada de professores, em específico podemos constatar parte desses resultados em seu artigo Gatti (2010). Observamos que fica evidenciado pela autora as relações existentes à formação do professor, identifica-se suas ações desenvolvidas em sala e à aprendizagem dos estudantes. Com relação às especificidades da formação de professores que ensinam matemática, podemos citar também os esforços de investigação acadêmica de um grupo de pesquisadores coordenados por Oliveira e Fiorentini (2016).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69921
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69921/39836
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 9-12
Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 9-12
Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 9-12
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899159363584