Apresentação: As interfaces entre formação de professores, a docência e o ensino aprendizagem em países ibero-americanos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69921 |
Resumo: | O dossiê reúne artigos decorrentes de pesquisas que abordam sobre a formação de professores que ensinam matemática e os diferentes aspectos da docência em universidades ibero-americanas. A proposta de dossiê potencializa o diálogo de autores que apresentam diferentes aspectos da formação inicial e continuada.Temos visto que nos últimos anos muitos tem sido os esforços para o desenvolvimento de investigações que contribuam com o ensino e aprendizagem em matemática. Alguns estudos como os de Plaza e Cury (2012) apresentam levantamentos sobre as pesquisas que buscaram os equívocos mais comuns de aprendizagem da matemática ou de sua utilização como reflexão em formações continuadas no Brasil. Em se tratando da preocupação com a formação de professores, Bernadete Gatti tem sido, no Brasil, uma das pesquisadoras que veem se debruçando para compreender as dificuldades e avanços da formação inicial e continuada de professores, em específico podemos constatar parte desses resultados em seu artigo Gatti (2010). Observamos que fica evidenciado pela autora as relações existentes à formação do professor, identifica-se suas ações desenvolvidas em sala e à aprendizagem dos estudantes. Com relação às especificidades da formação de professores que ensinam matemática, podemos citar também os esforços de investigação acadêmica de um grupo de pesquisadores coordenados por Oliveira e Fiorentini (2016). |
id |
UFPR-4_c83ccc4295b071d1600929ff3ec666ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/69921 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Apresentação: As interfaces entre formação de professores, a docência e o ensino aprendizagem em países ibero-americanos.O dossiê reúne artigos decorrentes de pesquisas que abordam sobre a formação de professores que ensinam matemática e os diferentes aspectos da docência em universidades ibero-americanas. A proposta de dossiê potencializa o diálogo de autores que apresentam diferentes aspectos da formação inicial e continuada.Temos visto que nos últimos anos muitos tem sido os esforços para o desenvolvimento de investigações que contribuam com o ensino e aprendizagem em matemática. Alguns estudos como os de Plaza e Cury (2012) apresentam levantamentos sobre as pesquisas que buscaram os equívocos mais comuns de aprendizagem da matemática ou de sua utilização como reflexão em formações continuadas no Brasil. Em se tratando da preocupação com a formação de professores, Bernadete Gatti tem sido, no Brasil, uma das pesquisadoras que veem se debruçando para compreender as dificuldades e avanços da formação inicial e continuada de professores, em específico podemos constatar parte desses resultados em seu artigo Gatti (2010). Observamos que fica evidenciado pela autora as relações existentes à formação do professor, identifica-se suas ações desenvolvidas em sala e à aprendizagem dos estudantes. Com relação às especificidades da formação de professores que ensinam matemática, podemos citar também os esforços de investigação acadêmica de um grupo de pesquisadores coordenados por Oliveira e Fiorentini (2016).UFPRVilla -Ochoa, Jhony AlexanderSouza de Alencar, Edvonete2019-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69921Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 9-12Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 9-12Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 9-121984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69921/39836info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:23:13Zoai:revistas.ufpr.br:article/69921Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:23:13Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apresentação: As interfaces entre formação de professores, a docência e o ensino aprendizagem em países ibero-americanos. |
title |
Apresentação: As interfaces entre formação de professores, a docência e o ensino aprendizagem em países ibero-americanos. |
spellingShingle |
Apresentação: As interfaces entre formação de professores, a docência e o ensino aprendizagem em países ibero-americanos. Villa -Ochoa, Jhony Alexander |
title_short |
Apresentação: As interfaces entre formação de professores, a docência e o ensino aprendizagem em países ibero-americanos. |
title_full |
Apresentação: As interfaces entre formação de professores, a docência e o ensino aprendizagem em países ibero-americanos. |
title_fullStr |
Apresentação: As interfaces entre formação de professores, a docência e o ensino aprendizagem em países ibero-americanos. |
title_full_unstemmed |
Apresentação: As interfaces entre formação de professores, a docência e o ensino aprendizagem em países ibero-americanos. |
title_sort |
Apresentação: As interfaces entre formação de professores, a docência e o ensino aprendizagem em países ibero-americanos. |
author |
Villa -Ochoa, Jhony Alexander |
author_facet |
Villa -Ochoa, Jhony Alexander Souza de Alencar, Edvonete |
author_role |
author |
author2 |
Souza de Alencar, Edvonete |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Villa -Ochoa, Jhony Alexander Souza de Alencar, Edvonete |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O dossiê reúne artigos decorrentes de pesquisas que abordam sobre a formação de professores que ensinam matemática e os diferentes aspectos da docência em universidades ibero-americanas. A proposta de dossiê potencializa o diálogo de autores que apresentam diferentes aspectos da formação inicial e continuada.Temos visto que nos últimos anos muitos tem sido os esforços para o desenvolvimento de investigações que contribuam com o ensino e aprendizagem em matemática. Alguns estudos como os de Plaza e Cury (2012) apresentam levantamentos sobre as pesquisas que buscaram os equívocos mais comuns de aprendizagem da matemática ou de sua utilização como reflexão em formações continuadas no Brasil. Em se tratando da preocupação com a formação de professores, Bernadete Gatti tem sido, no Brasil, uma das pesquisadoras que veem se debruçando para compreender as dificuldades e avanços da formação inicial e continuada de professores, em específico podemos constatar parte desses resultados em seu artigo Gatti (2010). Observamos que fica evidenciado pela autora as relações existentes à formação do professor, identifica-se suas ações desenvolvidas em sala e à aprendizagem dos estudantes. Com relação às especificidades da formação de professores que ensinam matemática, podemos citar também os esforços de investigação acadêmica de um grupo de pesquisadores coordenados por Oliveira e Fiorentini (2016). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69921 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69921/39836 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 9-12 Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 9-12 Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 9-12 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711899159363584 |