APRESENTAÇÃO - DOSSIÊ TEMÁTICO: INTERCÂMBIO PEDAGÓGICO IBERO-AMERICANO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6941 |
Resumo: | Desde a Antiguidade e nos séculos posteriores, o intercâmbio entre os povos ocorreu em diferentes circunstâncias em função de guerras, invasões, conquistas, comércio e peregrinações. Esses encontros civilizatórios oportunizaram e propiciaram “acomodações, recriações e assimilações” bem como “descontinuidades, tensões ou antagonismos”, ou seja, promoveram e provocaram “a recriação dos elementos originais, muitas vezes em soluções novas, realmente originais” (IANNI, p. 77). A correlação de “forças sociais envolvidas” é responsável por engendrar “manifestações de convívio, entendimento, intercâmbio e criatividade” (IANNI, p. 84), uma vez que se entende a civilização como possuidora de uma configuração que não é “pronta, acabada, fixa ou cristalizada”, podendo se modificar “não só pela dinâmica interna dos seus elementos e nexos, compreendendo instituições, modos de ser, agir, pensar, sentir e imaginar”. Ela se transforma também pelo seu “intercâmbio com os elementos e nexos constitutivos das outras formas civilizatórias” (IANNI, p. 90). Essa interlocução vai se verificar no mundo moderno e contemporâneo em todos os níveis do conhecimento humano e a educação também vai ser palco desse intercâmbio que ensejou a produção, transferência e circulação internacional de teorias, discursos, saberes, experiências e modelos pedagógicos, sobretudo a partir do final do século XIX e início do século XX. As relações de aproximação vão se verificar no nível do conhecimento, da formação docente, da articulação entre intelectuais, da cooperação institucional, do fomento à fraternidade entre os diferentes países, da paz pela escola e pela educação, do panamericanismo, da promoção das viagens de aperfeiçoamento de docentes, pesquisadores e técnicos da educação e da imprensa pedagógica. Estes são alguns dos eixos que compõem a proposta deste Dossiê cujos estudos contribuirão para evidenciar os diálogos que se estabeleceram e se estabelecem ainda hoje entre os países que compõem o universo ibero-americano. |
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A correlação de “forças sociais envolvidas” é responsável por engendrar “manifestações de convívio, entendimento, intercâmbio e criatividade” (IANNI, p. 84), uma vez que se entende a civilização como possuidora de uma configuração que não é “pronta, acabada, fixa ou cristalizada”, podendo se modificar “não só pela dinâmica interna dos seus elementos e nexos, compreendendo instituições, modos de ser, agir, pensar, sentir e imaginar”. Ela se transforma também pelo seu “intercâmbio com os elementos e nexos constitutivos das outras formas civilizatórias” (IANNI, p. 90). Essa interlocução vai se verificar no mundo moderno e contemporâneo em todos os níveis do conhecimento humano e a educação também vai ser palco desse intercâmbio que ensejou a produção, transferência e circulação internacional de teorias, discursos, saberes, experiências e modelos pedagógicos, sobretudo a partir do final do século XIX e início do século XX. As relações de aproximação vão se verificar no nível do conhecimento, da formação docente, da articulação entre intelectuais, da cooperação institucional, do fomento à fraternidade entre os diferentes países, da paz pela escola e pela educação, do panamericanismo, da promoção das viagens de aperfeiçoamento de docentes, pesquisadores e técnicos da educação e da imprensa pedagógica. Estes são alguns dos eixos que compõem a proposta deste Dossiê cujos estudos contribuirão para evidenciar os diálogos que se estabeleceram e se estabelecem ainda hoje entre os países que compõem o universo ibero-americano.Since Antiquity and in later centuries, the exchange between peoples took place in different circumstances due to wars, invasions, conquests, trade and pilgrimages. These civilizational encounters provided opportunities for and “accommodations, recreations and assimilations” as well as “discontinuities, tensions or antagonisms”, that is, they promoted and provoked “the recreation of the original elements, often in new, really original solutions” (IANNI, p. 77). The correlation of “social forces involved” is responsible for engendering “manifestations of conviviality, understanding, exchange and creativity” (IANNI, p. 84), since civilization is understood as having a configuration that is not “ready, finished , fixed or crystallized”, which can be modified “not only by the internal dynamics of its elements and nexuses, comprising institutions, ways of being, acting, thinking, feeling and imagining”. It is also transformed by its “exchange with the constitutive elements and nexuses of other forms of civilization” (IANNI, p. 90). This interlocution will take place in the modern and contemporary world at all levels of human knowledge and education will also be the stage of this exchange that gave rise to the production, transfer and international circulation of theories, discourses, knowledge, experiences and pedagogical models, especially from of the late 19th and early 20th centuries. The closer relations will be verified at the level of knowledge, teacher training, articulation between intellectuals, institutional cooperation, fostering fraternity between different countries, peace through school and education, Pan-Americanism, the promotion of travel improvement of teachers, researchers and technicians in education and the pedagogical press. These are some of the axes that make up the proposal of this Dossier whose studies will contribute to highlighting the dialogues that have been established and are still established today between the countries that make up the Ibero-American universe.Desde la Antigüedad y en siglos posteriores, el intercambio entre los pueblos se produjo en diferentes circunstancias debido a guerras, invasiones, conquistas, comercio y peregrinaciones. Estos encuentros civilizatorios brindaron oportunidades y “acomodaciones, recreaciones y asimilaciones” así como “discontinuidades, tensiones o antagonismos”, es decir, promovieron y provocaron “la recreación de los elementos originales, muchas veces en soluciones nuevas, realmente originales” (IANNI , pág. 77). La correlación de “fuerzas sociales involucradas” es responsable de engendrar “manifestaciones de convivencia, entendimiento, intercambio y creatividad” (IANNI, p. 84), ya que se entiende que la civilización tiene una configuración que no está “preparada, terminada, fijada o cristalizada”. ”, que puede ser modificado “no sólo por la dinámica interna de sus elementos y nexos, que comprenden instituciones, modos de ser, actuar, pensar, sentir e imaginar”. También se transforma por su “intercambio con los elementos constitutivos y nexos de otras formas de civilización” (IANNI, p. 90). Esta interlocución tendrá lugar en el mundo moderno y contemporáneo en todos los niveles del saber humano y la educación será también el escenario de este intercambio que dio lugar a la producción, transferencia y circulación internacional de teorías, discursos, saberes, experiencias y modelos pedagógicos, especialmente de finales del siglo XIX y principios del XX. Se verificará el acercamiento a nivel de conocimientos, formación docente, articulación entre intelectuales, cooperación institucional, fomento de la fraternidad entre los diferentes países, paz a través de la escuela y la educación, panamericanismo, promoción del perfeccionamiento de los viajes de docentes, investigadores y técnicos en la educación y la prensa pedagógica. Estos son algunos de los ejes que integran la propuesta de este Dossier cuyos estudios contribuirán a poner de relieve los diálogos que se han establecido y se establecen hoy entre los países que conforman el universo iberoamericano.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/694110.26568/2359-2087.2023.6941EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 10 (2023); 1-52359-20872359-208710.26568/educa.v10ireponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6941/1328https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPimenta, Jussara SantosHenriques, HélderMarchão, Amélia2024-02-28T00:30:04Zoai:periodicos.unir.br:article/6941Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2024-02-28T00:30:04Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
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