Apresentação – História da educação do corpo: pesquisas para uma noção em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreno, Andrea
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Quitzau, Evelise Amgarten
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80259
Resumo: Desde os anos 1980, o corpo vem se consolidando como um objeto de estudo das ciências humanas, inclusive da história, entre os adeptos da história cultural. As discussões geradas pelo chamado “giro corporal” ecoaram especialmente em áreas como a história da educação e história da educação física, do esporte e dos divertimentos, que direcionaram suas atenções para questões sobre como diferentes práticas e prescrições se desenvolveram, na sociedade ocidental moderna, com a finalidade de educar o corpo. A noção de educação do corpo, mobilizada em diferentes investigações, tem permitido novas interrogações sobre os mais diversos objetos de pesquisa, como manuais de ginástica e esporte, manuais de pintura, currículos de formação docente, ou mesmo os jogos e divertimentos ao ar livre. Neste texto introdutório, discutimos brevemente esta incorporação do corpo como objeto de estudos da história da educação, do esporte e dos divertimentos, indicando seu processo de consolidação e potencialidades para estes campos.
id UFPR-4_c87a414c7b79eb008247626ef088e8db
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/80259
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Apresentação – História da educação do corpo: pesquisas para uma noção em construçãoHistória da Educaçãohistória; corpo; educaçãoHistória da EducaçãoDesde os anos 1980, o corpo vem se consolidando como um objeto de estudo das ciências humanas, inclusive da história, entre os adeptos da história cultural. As discussões geradas pelo chamado “giro corporal” ecoaram especialmente em áreas como a história da educação e história da educação física, do esporte e dos divertimentos, que direcionaram suas atenções para questões sobre como diferentes práticas e prescrições se desenvolveram, na sociedade ocidental moderna, com a finalidade de educar o corpo. A noção de educação do corpo, mobilizada em diferentes investigações, tem permitido novas interrogações sobre os mais diversos objetos de pesquisa, como manuais de ginástica e esporte, manuais de pintura, currículos de formação docente, ou mesmo os jogos e divertimentos ao ar livre. Neste texto introdutório, discutimos brevemente esta incorporação do corpo como objeto de estudos da história da educação, do esporte e dos divertimentos, indicando seu processo de consolidação e potencialidades para estes campos.UFPRMoreno, AndreaQuitzau, Evelise Amgarten2021-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80259Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80259/44508https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80259/44509Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/80259Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação – História da educação do corpo: pesquisas para uma noção em construção
title Apresentação – História da educação do corpo: pesquisas para uma noção em construção
spellingShingle Apresentação – História da educação do corpo: pesquisas para uma noção em construção
Moreno, Andrea
História da Educação
história; corpo; educação
História da Educação
title_short Apresentação – História da educação do corpo: pesquisas para uma noção em construção
title_full Apresentação – História da educação do corpo: pesquisas para uma noção em construção
title_fullStr Apresentação – História da educação do corpo: pesquisas para uma noção em construção
title_full_unstemmed Apresentação – História da educação do corpo: pesquisas para uma noção em construção
title_sort Apresentação – História da educação do corpo: pesquisas para uma noção em construção
author Moreno, Andrea
author_facet Moreno, Andrea
Quitzau, Evelise Amgarten
author_role author
author2 Quitzau, Evelise Amgarten
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreno, Andrea
Quitzau, Evelise Amgarten
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
história; corpo; educação
História da Educação
topic História da Educação
história; corpo; educação
História da Educação
description Desde os anos 1980, o corpo vem se consolidando como um objeto de estudo das ciências humanas, inclusive da história, entre os adeptos da história cultural. As discussões geradas pelo chamado “giro corporal” ecoaram especialmente em áreas como a história da educação e história da educação física, do esporte e dos divertimentos, que direcionaram suas atenções para questões sobre como diferentes práticas e prescrições se desenvolveram, na sociedade ocidental moderna, com a finalidade de educar o corpo. A noção de educação do corpo, mobilizada em diferentes investigações, tem permitido novas interrogações sobre os mais diversos objetos de pesquisa, como manuais de ginástica e esporte, manuais de pintura, currículos de formação docente, ou mesmo os jogos e divertimentos ao ar livre. Neste texto introdutório, discutimos brevemente esta incorporação do corpo como objeto de estudos da história da educação, do esporte e dos divertimentos, indicando seu processo de consolidação e potencialidades para estes campos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80259
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80259
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80259/44508
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80259/44509
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899730837504