Uso da internet em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, José Armando
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2086
Resumo: A internet, mais especificamente a World Wide Web (Web), constitui hoje um dos meios mais sofisticados de uso da informática na educação. Este trabalho discute o que é internet e as diversas maneiras como ela tem sido usada educacionalmente, inclusive no suporte à educação a distância. Ela pode ser usada tanto para fornecer informação, complementando a visão instrucionista do processo ensino-aprendizagem; quanto ser usada na elaboração de atividades que auxiliem o aprendiz na construção de seu conhecimento. As discussões apresentadas indicam que o uso na modalidade instrucionista ou na construção de conhecimento é determinada pela intenção pedagógica do professor. Internet using in classrooms Abstract Internet, more specifically the Word Wide Web (Web), constitutes today one of the most sophisticated means of using computers in education. This work discusses what is Internet and several ways it can be used educationally, including its support of distance education. It can be used as a source of information, complementing the instructionist view of teaching process; or used to develop activities that contribute to the learner’s construction of knowledge. The discussion indicates that the use of Internet according to the instructionist approach, or in the construction of knowledge, is determined by the teacher’s pedagogical intentions.
id UFPR-4_c87d55ad385b290f44df9bea15959b92
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2086
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Uso da internet em sala de aulainternet; ensino-aprendizagem; construção de páginas Web; construção de conhecimento A internet, mais especificamente a World Wide Web (Web), constitui hoje um dos meios mais sofisticados de uso da informática na educação. Este trabalho discute o que é internet e as diversas maneiras como ela tem sido usada educacionalmente, inclusive no suporte à educação a distância. Ela pode ser usada tanto para fornecer informação, complementando a visão instrucionista do processo ensino-aprendizagem; quanto ser usada na elaboração de atividades que auxiliem o aprendiz na construção de seu conhecimento. As discussões apresentadas indicam que o uso na modalidade instrucionista ou na construção de conhecimento é determinada pela intenção pedagógica do professor. Internet using in classrooms Abstract Internet, more specifically the Word Wide Web (Web), constitutes today one of the most sophisticated means of using computers in education. This work discusses what is Internet and several ways it can be used educationally, including its support of distance education. It can be used as a source of information, complementing the instructionist view of teaching process; or used to develop activities that contribute to the learner’s construction of knowledge. The discussion indicates that the use of Internet according to the instructionist approach, or in the construction of knowledge, is determined by the teacher’s pedagogical intentions. UFPR2002-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2086Educar em Revista; v. 18, n. 19 (2002); p. 131-146Educar em Revista; v. 18, n. 19 (2002); p. 131-146Educar em Revista; v. 18, n. 19 (2002); p. 131-1461984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2086/1738https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2086/31228Valente, José Armandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:24:20Zoai:revistas.ufpr.br:article/2086Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:24:20Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso da internet em sala de aula
title Uso da internet em sala de aula
spellingShingle Uso da internet em sala de aula
Valente, José Armando
internet; ensino-aprendizagem; construção de páginas Web; construção de conhecimento
title_short Uso da internet em sala de aula
title_full Uso da internet em sala de aula
title_fullStr Uso da internet em sala de aula
title_full_unstemmed Uso da internet em sala de aula
title_sort Uso da internet em sala de aula
author Valente, José Armando
author_facet Valente, José Armando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, José Armando
dc.subject.por.fl_str_mv internet; ensino-aprendizagem; construção de páginas Web; construção de conhecimento
topic internet; ensino-aprendizagem; construção de páginas Web; construção de conhecimento
description A internet, mais especificamente a World Wide Web (Web), constitui hoje um dos meios mais sofisticados de uso da informática na educação. Este trabalho discute o que é internet e as diversas maneiras como ela tem sido usada educacionalmente, inclusive no suporte à educação a distância. Ela pode ser usada tanto para fornecer informação, complementando a visão instrucionista do processo ensino-aprendizagem; quanto ser usada na elaboração de atividades que auxiliem o aprendiz na construção de seu conhecimento. As discussões apresentadas indicam que o uso na modalidade instrucionista ou na construção de conhecimento é determinada pela intenção pedagógica do professor. Internet using in classrooms Abstract Internet, more specifically the Word Wide Web (Web), constitutes today one of the most sophisticated means of using computers in education. This work discusses what is Internet and several ways it can be used educationally, including its support of distance education. It can be used as a source of information, complementing the instructionist view of teaching process; or used to develop activities that contribute to the learner’s construction of knowledge. The discussion indicates that the use of Internet according to the instructionist approach, or in the construction of knowledge, is determined by the teacher’s pedagogical intentions.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2086
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2086/1738
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2086/31228
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 18, n. 19 (2002); p. 131-146
Educar em Revista; v. 18, n. 19 (2002); p. 131-146
Educar em Revista; v. 18, n. 19 (2002); p. 131-146
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892840644608