Uso da internet em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2086 |
Resumo: | A internet, mais especificamente a World Wide Web (Web), constitui hoje um dos meios mais sofisticados de uso da informática na educação. Este trabalho discute o que é internet e as diversas maneiras como ela tem sido usada educacionalmente, inclusive no suporte à educação a distância. Ela pode ser usada tanto para fornecer informação, complementando a visão instrucionista do processo ensino-aprendizagem; quanto ser usada na elaboração de atividades que auxiliem o aprendiz na construção de seu conhecimento. As discussões apresentadas indicam que o uso na modalidade instrucionista ou na construção de conhecimento é determinada pela intenção pedagógica do professor. Internet using in classrooms Abstract Internet, more specifically the Word Wide Web (Web), constitutes today one of the most sophisticated means of using computers in education. This work discusses what is Internet and several ways it can be used educationally, including its support of distance education. It can be used as a source of information, complementing the instructionist view of teaching process; or used to develop activities that contribute to the learners construction of knowledge. The discussion indicates that the use of Internet according to the instructionist approach, or in the construction of knowledge, is determined by the teachers pedagogical intentions. |
id |
UFPR-4_c87d55ad385b290f44df9bea15959b92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2086 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso da internet em sala de aulainternet; ensino-aprendizagem; construção de páginas Web; construção de conhecimento A internet, mais especificamente a World Wide Web (Web), constitui hoje um dos meios mais sofisticados de uso da informática na educação. Este trabalho discute o que é internet e as diversas maneiras como ela tem sido usada educacionalmente, inclusive no suporte à educação a distância. Ela pode ser usada tanto para fornecer informação, complementando a visão instrucionista do processo ensino-aprendizagem; quanto ser usada na elaboração de atividades que auxiliem o aprendiz na construção de seu conhecimento. As discussões apresentadas indicam que o uso na modalidade instrucionista ou na construção de conhecimento é determinada pela intenção pedagógica do professor. Internet using in classrooms Abstract Internet, more specifically the Word Wide Web (Web), constitutes today one of the most sophisticated means of using computers in education. This work discusses what is Internet and several ways it can be used educationally, including its support of distance education. It can be used as a source of information, complementing the instructionist view of teaching process; or used to develop activities that contribute to the learners construction of knowledge. The discussion indicates that the use of Internet according to the instructionist approach, or in the construction of knowledge, is determined by the teachers pedagogical intentions. UFPR2002-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2086Educar em Revista; v. 18, n. 19 (2002); p. 131-146Educar em Revista; v. 18, n. 19 (2002); p. 131-146Educar em Revista; v. 18, n. 19 (2002); p. 131-1461984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2086/1738https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2086/31228Valente, José Armandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:24:20Zoai:revistas.ufpr.br:article/2086Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:24:20Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso da internet em sala de aula |
title |
Uso da internet em sala de aula |
spellingShingle |
Uso da internet em sala de aula Valente, José Armando internet; ensino-aprendizagem; construção de páginas Web; construção de conhecimento |
title_short |
Uso da internet em sala de aula |
title_full |
Uso da internet em sala de aula |
title_fullStr |
Uso da internet em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Uso da internet em sala de aula |
title_sort |
Uso da internet em sala de aula |
author |
Valente, José Armando |
author_facet |
Valente, José Armando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, José Armando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
internet; ensino-aprendizagem; construção de páginas Web; construção de conhecimento |
topic |
internet; ensino-aprendizagem; construção de páginas Web; construção de conhecimento |
description |
A internet, mais especificamente a World Wide Web (Web), constitui hoje um dos meios mais sofisticados de uso da informática na educação. Este trabalho discute o que é internet e as diversas maneiras como ela tem sido usada educacionalmente, inclusive no suporte à educação a distância. Ela pode ser usada tanto para fornecer informação, complementando a visão instrucionista do processo ensino-aprendizagem; quanto ser usada na elaboração de atividades que auxiliem o aprendiz na construção de seu conhecimento. As discussões apresentadas indicam que o uso na modalidade instrucionista ou na construção de conhecimento é determinada pela intenção pedagógica do professor. Internet using in classrooms Abstract Internet, more specifically the Word Wide Web (Web), constitutes today one of the most sophisticated means of using computers in education. This work discusses what is Internet and several ways it can be used educationally, including its support of distance education. It can be used as a source of information, complementing the instructionist view of teaching process; or used to develop activities that contribute to the learners construction of knowledge. The discussion indicates that the use of Internet according to the instructionist approach, or in the construction of knowledge, is determined by the teachers pedagogical intentions. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2086 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2086/1738 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2086/31228 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 18, n. 19 (2002); p. 131-146 Educar em Revista; v. 18, n. 19 (2002); p. 131-146 Educar em Revista; v. 18, n. 19 (2002); p. 131-146 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711892840644608 |