Pedagogia performativa e seus não-lugares: reverberações da khôra a partir de Platão, Derrida e Agamben / Performative pedagogy and its non-places: reverberations of khôra based on Plato, Derrida and Agamben
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56085 |
Resumo: | A presente investigação, de teor ensaístico, discorre sobre as reverbera-ções discursivas (de maior expressão filosófica) da figura-conceito khôra, apontando para as injunções pedagógico-performativas e suas variáveis ético-políticas. O texto indaga, pautado pelas elaborações de Platão, Jacques Derrida e Giorgio Agamben, sobre a noção de lugar (e não-lugar) condensada em khôra, tendo em vista aflutuação da posição de/do sujeito – dos lugares que ocupa, engendra e com os quais (se)identifica – na constituição de um comum – espaço em que o próprio e o impróprio poderiam coabitar. Na contramão de uma interpretação que concebe a pedagogia performativa ora como poética e ora como instauradora de um entrelugar, este texto sinaliza para a condição de im-potênciae in-determinação intrínsecas da mesma, demonstrando seu caráter des-criativo, aberto e contingencial.* * *This essay-like research deals with the discursive reverberations (of greater philosophical expression) of the concept figure khôra, pointing to pedagogi-cal-performative injunctions and their ethical and political variables. Based on the elaborations of Plato, Jacques Derrida and Giorgio Agamben, the text investigates the notion of place (and non-place) condensed in khôra, in view of the subjects’s fluctuating position – of the places he occupies, engenders and with which he identifies – in the constitution of a common place – a space in which the personal and the impersonal could coexist. Contrary to an interpretation that conceives performative pedagogy as a poetics and establisher of an interplace, this text signals to the condition of impotency and indeterminacy intrinsic to this performative pedagogy, demonstrating its un-creative, open and contingent character. |
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Pedagogia performativa e seus não-lugares: reverberações da khôra a partir de Platão, Derrida e Agamben / Performative pedagogy and its non-places: reverberations of khôra based on Plato, Derrida and AgambenPedagogia Performativa; Des-criação; Comum; Espaço; khôra / Performative pedagogy; Un-creation; Common place; Space; KhôraA presente investigação, de teor ensaístico, discorre sobre as reverbera-ções discursivas (de maior expressão filosófica) da figura-conceito khôra, apontando para as injunções pedagógico-performativas e suas variáveis ético-políticas. O texto indaga, pautado pelas elaborações de Platão, Jacques Derrida e Giorgio Agamben, sobre a noção de lugar (e não-lugar) condensada em khôra, tendo em vista aflutuação da posição de/do sujeito – dos lugares que ocupa, engendra e com os quais (se)identifica – na constituição de um comum – espaço em que o próprio e o impróprio poderiam coabitar. Na contramão de uma interpretação que concebe a pedagogia performativa ora como poética e ora como instauradora de um entrelugar, este texto sinaliza para a condição de im-potênciae in-determinação intrínsecas da mesma, demonstrando seu caráter des-criativo, aberto e contingencial.* * *This essay-like research deals with the discursive reverberations (of greater philosophical expression) of the concept figure khôra, pointing to pedagogi-cal-performative injunctions and their ethical and political variables. Based on the elaborations of Plato, Jacques Derrida and Giorgio Agamben, the text investigates the notion of place (and non-place) condensed in khôra, in view of the subjects’s fluctuating position – of the places he occupies, engenders and with which he identifies – in the constitution of a common place – a space in which the personal and the impersonal could coexist. Contrary to an interpretation that conceives performative pedagogy as a poetics and establisher of an interplace, this text signals to the condition of impotency and indeterminacy intrinsic to this performative pedagogy, demonstrating its un-creative, open and contingent character.UFPRPereira, Marcelo de AndradeIcle, Gilberto2018-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56085Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 121-137Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 121-137Educar em Revista; v. 34, n. 67 (2018); p. 121-1371984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56085/34729Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-05T20:19:42Zoai:revistas.ufpr.br:article/56085Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-02-05T20:19:42Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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A presente investigação, de teor ensaístico, discorre sobre as reverbera-ções discursivas (de maior expressão filosófica) da figura-conceito khôra, apontando para as injunções pedagógico-performativas e suas variáveis ético-políticas. O texto indaga, pautado pelas elaborações de Platão, Jacques Derrida e Giorgio Agamben, sobre a noção de lugar (e não-lugar) condensada em khôra, tendo em vista aflutuação da posição de/do sujeito – dos lugares que ocupa, engendra e com os quais (se)identifica – na constituição de um comum – espaço em que o próprio e o impróprio poderiam coabitar. Na contramão de uma interpretação que concebe a pedagogia performativa ora como poética e ora como instauradora de um entrelugar, este texto sinaliza para a condição de im-potênciae in-determinação intrínsecas da mesma, demonstrando seu caráter des-criativo, aberto e contingencial.* * *This essay-like research deals with the discursive reverberations (of greater philosophical expression) of the concept figure khôra, pointing to pedagogi-cal-performative injunctions and their ethical and political variables. Based on the elaborations of Plato, Jacques Derrida and Giorgio Agamben, the text investigates the notion of place (and non-place) condensed in khôra, in view of the subjects’s fluctuating position – of the places he occupies, engenders and with which he identifies – in the constitution of a common place – a space in which the personal and the impersonal could coexist. Contrary to an interpretation that conceives performative pedagogy as a poetics and establisher of an interplace, this text signals to the condition of impotency and indeterminacy intrinsic to this performative pedagogy, demonstrating its un-creative, open and contingent character. |
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