Pedagogia performativa e seus não-lugares : reverberações da khôra a partir de platão, derrida e agamben

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marcelo de Andrade
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Icle, Gilberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180414
Resumo: A presente investigação, de teor ensaístico, discorre sobre as reverberações discursivas (de maior expressão filosófica) da figura-conceito khôra, apontando para as injunções pedagógico-performativas e suas variáveis ético-políticas. O texto indaga, pautado pelas elaborações de Platão, Jacques Derrida e Giorgio Agamben, sobre a noção de lugar (e não-lugar) condensada em khôra, tendo em vista aflutuação da posição de/do sujeito – dos lugares que ocupa, engendra e com os quais (se)identifica – na constituição de um comum – espaço em que o próprio e o impróprio poderiam coabitar. Na contramão de uma interpretação que concebe a pedagogia performativa ora como poética e ora como instauradora de um entrelugar, este texto sinaliza para a condição de im-potênciae in-determinação intrínsecas da mesma, demonstrando seu caráter des-criativo, aberto e contingencial.
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spelling Pereira, Marcelo de AndradeIcle, Gilberto2018-07-12T02:26:30Z20180104-4060http://hdl.handle.net/10183/180414001069981A presente investigação, de teor ensaístico, discorre sobre as reverberações discursivas (de maior expressão filosófica) da figura-conceito khôra, apontando para as injunções pedagógico-performativas e suas variáveis ético-políticas. O texto indaga, pautado pelas elaborações de Platão, Jacques Derrida e Giorgio Agamben, sobre a noção de lugar (e não-lugar) condensada em khôra, tendo em vista aflutuação da posição de/do sujeito – dos lugares que ocupa, engendra e com os quais (se)identifica – na constituição de um comum – espaço em que o próprio e o impróprio poderiam coabitar. Na contramão de uma interpretação que concebe a pedagogia performativa ora como poética e ora como instauradora de um entrelugar, este texto sinaliza para a condição de im-potênciae in-determinação intrínsecas da mesma, demonstrando seu caráter des-criativo, aberto e contingencial.This essay-like research deals with the discursive reverberations (of greater philosophical expression) of the concept figure khôra, pointing to pedagogical-performative injunctions and their ethical and political variables. Based on the elaborations of Plato, Jacques Derrida and Giorgio Agamben, the text investigates the notion of place (and non-place) condensed in khôra, in view of the subjects’s fluctuating position – of the places he occupies, engenders and with which he identifies – in the constitution of a common place – a space in which the personal and the impersonal could coexist. Contrary to an interpretation that conceives performative pedagogy as a poetics and establisher of an interplace, this text signals to the condition of impotency and indeterminacy intrinsic to this performative pedagogy, demonstrating its un-creative, open and contingent character.application/pdfporEducar em revista. Curitiba, PR. Vol. 34, n. 67 (jan./fev. 2018), p. 121-137PerformancePedagogiaPerformative pedagogyUn-creationCommon placeSpace. KhôraPedagogia performativa e seus não-lugares : reverberações da khôra a partir de platão, derrida e agambenPerformative pedagogy and its non-places : reverberations of khôra based on Plato, Derrida and Agambeninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001069981.pdf001069981.pdfTexto completoapplication/pdf361133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180414/1/001069981.pdf962050178ed9e599778b5adc16807053MD51TEXT001069981.pdf.txt001069981.pdf.txtExtracted Texttext/plain51710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180414/2/001069981.pdf.txt38148e69d74cbbc11f025a39f6c6cafcMD5210183/1804142022-11-05 04:51:56.900165oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180414Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-05T07:51:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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