Gestão escolar, situações de conflito e violência: campo de tensão em escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Angela Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Machado, Cristiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44074
Resumo: Este artigo tem o objetivo de apreender o que pensam diretores escolares sobre situações de conflito e violência, por meio de um estudo qualitativo realizado com 43 diretores de escolas da rede estadual de ensino de São Paulo, unidades que estão inseridas no Sistema de Proteção Escolar, programa implementado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo desde 2010. Compõe pesquisa mais ampla que busca analisar a relevância que o tema das situações de conflito vem logrando no campo das políticas públicas de educação. Como conclusão, o estudo aponta para a existência de número significativo de respostas cautelosas e contraditórias, o que pode indicar que os diretores não se sentem preparados para enfrentar os desafios postos pelas situações de conflito; para a não oferta de formação continuada condizente com a necessidade de construção do conhecimento sobre a legislação que envolve adolescentes e jovens em situações de conflito; para a ausência significativa de respostas dos diretores nas questões referentes às ações que foram adotadas em situações de conflito e violência, porém, quando estas são citadas se referem a chamar a família, os responsáveis ou os próprios alunos; a acionar órgãos colegiados escolares; à realização de palestras e projetos alternativos; a mobilizar a equipe de gestão e os Professores Mediadores Comunitários. Os recursos externos como órgãos de segurança e rede de apoio são acionados quando os recursos anteriores foram esgotados.
id UFPR-4_cc403ab1faba5c3f8a7ad158d2fdce05
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/44074
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Gestão escolar, situações de conflito e violência: campo de tensão em escolas públicasEducação; Administração Educacional; Tópicos Específicos de Educaçãoconflitos em escolas; políticas educacionais; gestão escolar.Administração Educacional e Conflitos EscolaresEste artigo tem o objetivo de apreender o que pensam diretores escolares sobre situações de conflito e violência, por meio de um estudo qualitativo realizado com 43 diretores de escolas da rede estadual de ensino de São Paulo, unidades que estão inseridas no Sistema de Proteção Escolar, programa implementado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo desde 2010. Compõe pesquisa mais ampla que busca analisar a relevância que o tema das situações de conflito vem logrando no campo das políticas públicas de educação. Como conclusão, o estudo aponta para a existência de número significativo de respostas cautelosas e contraditórias, o que pode indicar que os diretores não se sentem preparados para enfrentar os desafios postos pelas situações de conflito; para a não oferta de formação continuada condizente com a necessidade de construção do conhecimento sobre a legislação que envolve adolescentes e jovens em situações de conflito; para a ausência significativa de respostas dos diretores nas questões referentes às ações que foram adotadas em situações de conflito e violência, porém, quando estas são citadas se referem a chamar a família, os responsáveis ou os próprios alunos; a acionar órgãos colegiados escolares; à realização de palestras e projetos alternativos; a mobilizar a equipe de gestão e os Professores Mediadores Comunitários. Os recursos externos como órgãos de segurança e rede de apoio são acionados quando os recursos anteriores foram esgotados.UFPRCNPq e Fundação Carlos ChagasMartins, Angela MariaMachado, Cristiane2016-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44074Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 157-173Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 157-173Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 157-1731984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44074/27721https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44074/30327Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:04:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/44074Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:04:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar, situações de conflito e violência: campo de tensão em escolas públicas
title Gestão escolar, situações de conflito e violência: campo de tensão em escolas públicas
spellingShingle Gestão escolar, situações de conflito e violência: campo de tensão em escolas públicas
Martins, Angela Maria
Educação; Administração Educacional; Tópicos Específicos de Educação
conflitos em escolas; políticas educacionais; gestão escolar.
Administração Educacional e Conflitos Escolares
title_short Gestão escolar, situações de conflito e violência: campo de tensão em escolas públicas
title_full Gestão escolar, situações de conflito e violência: campo de tensão em escolas públicas
title_fullStr Gestão escolar, situações de conflito e violência: campo de tensão em escolas públicas
title_full_unstemmed Gestão escolar, situações de conflito e violência: campo de tensão em escolas públicas
title_sort Gestão escolar, situações de conflito e violência: campo de tensão em escolas públicas
author Martins, Angela Maria
author_facet Martins, Angela Maria
Machado, Cristiane
author_role author
author2 Machado, Cristiane
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq e Fundação Carlos Chagas
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Angela Maria
Machado, Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Administração Educacional; Tópicos Específicos de Educação
conflitos em escolas; políticas educacionais; gestão escolar.
Administração Educacional e Conflitos Escolares
topic Educação; Administração Educacional; Tópicos Específicos de Educação
conflitos em escolas; políticas educacionais; gestão escolar.
Administração Educacional e Conflitos Escolares
description Este artigo tem o objetivo de apreender o que pensam diretores escolares sobre situações de conflito e violência, por meio de um estudo qualitativo realizado com 43 diretores de escolas da rede estadual de ensino de São Paulo, unidades que estão inseridas no Sistema de Proteção Escolar, programa implementado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo desde 2010. Compõe pesquisa mais ampla que busca analisar a relevância que o tema das situações de conflito vem logrando no campo das políticas públicas de educação. Como conclusão, o estudo aponta para a existência de número significativo de respostas cautelosas e contraditórias, o que pode indicar que os diretores não se sentem preparados para enfrentar os desafios postos pelas situações de conflito; para a não oferta de formação continuada condizente com a necessidade de construção do conhecimento sobre a legislação que envolve adolescentes e jovens em situações de conflito; para a ausência significativa de respostas dos diretores nas questões referentes às ações que foram adotadas em situações de conflito e violência, porém, quando estas são citadas se referem a chamar a família, os responsáveis ou os próprios alunos; a acionar órgãos colegiados escolares; à realização de palestras e projetos alternativos; a mobilizar a equipe de gestão e os Professores Mediadores Comunitários. Os recursos externos como órgãos de segurança e rede de apoio são acionados quando os recursos anteriores foram esgotados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44074
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44074/27721
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44074/30327
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 157-173
Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 157-173
Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 157-173
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711891483787264