Gestão escolar, situações de conflito e violência: campo de tensão em escolas públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44074 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de apreender o que pensam diretores escolares sobre situações de conflito e violência, por meio de um estudo qualitativo realizado com 43 diretores de escolas da rede estadual de ensino de São Paulo, unidades que estão inseridas no Sistema de Proteção Escolar, programa implementado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo desde 2010. Compõe pesquisa mais ampla que busca analisar a relevância que o tema das situações de conflito vem logrando no campo das políticas públicas de educação. Como conclusão, o estudo aponta para a existência de número significativo de respostas cautelosas e contraditórias, o que pode indicar que os diretores não se sentem preparados para enfrentar os desafios postos pelas situações de conflito; para a não oferta de formação continuada condizente com a necessidade de construção do conhecimento sobre a legislação que envolve adolescentes e jovens em situações de conflito; para a ausência significativa de respostas dos diretores nas questões referentes às ações que foram adotadas em situações de conflito e violência, porém, quando estas são citadas se referem a chamar a família, os responsáveis ou os próprios alunos; a acionar órgãos colegiados escolares; à realização de palestras e projetos alternativos; a mobilizar a equipe de gestão e os Professores Mediadores Comunitários. Os recursos externos como órgãos de segurança e rede de apoio são acionados quando os recursos anteriores foram esgotados. |
id |
UFPR-4_cc403ab1faba5c3f8a7ad158d2fdce05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/44074 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão escolar, situações de conflito e violência: campo de tensão em escolas públicasEducação; Administração Educacional; Tópicos Específicos de Educaçãoconflitos em escolas; políticas educacionais; gestão escolar.Administração Educacional e Conflitos EscolaresEste artigo tem o objetivo de apreender o que pensam diretores escolares sobre situações de conflito e violência, por meio de um estudo qualitativo realizado com 43 diretores de escolas da rede estadual de ensino de São Paulo, unidades que estão inseridas no Sistema de Proteção Escolar, programa implementado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo desde 2010. Compõe pesquisa mais ampla que busca analisar a relevância que o tema das situações de conflito vem logrando no campo das políticas públicas de educação. Como conclusão, o estudo aponta para a existência de número significativo de respostas cautelosas e contraditórias, o que pode indicar que os diretores não se sentem preparados para enfrentar os desafios postos pelas situações de conflito; para a não oferta de formação continuada condizente com a necessidade de construção do conhecimento sobre a legislação que envolve adolescentes e jovens em situações de conflito; para a ausência significativa de respostas dos diretores nas questões referentes às ações que foram adotadas em situações de conflito e violência, porém, quando estas são citadas se referem a chamar a família, os responsáveis ou os próprios alunos; a acionar órgãos colegiados escolares; à realização de palestras e projetos alternativos; a mobilizar a equipe de gestão e os Professores Mediadores Comunitários. Os recursos externos como órgãos de segurança e rede de apoio são acionados quando os recursos anteriores foram esgotados.UFPRCNPq e Fundação Carlos ChagasMartins, Angela MariaMachado, Cristiane2016-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44074Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 157-173Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 157-173Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 157-1731984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44074/27721https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44074/30327Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:04:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/44074Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:04:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão escolar, situações de conflito e violência: campo de tensão em escolas públicas |
title |
Gestão escolar, situações de conflito e violência: campo de tensão em escolas públicas |
spellingShingle |
Gestão escolar, situações de conflito e violência: campo de tensão em escolas públicas Martins, Angela Maria Educação; Administração Educacional; Tópicos Específicos de Educação conflitos em escolas; políticas educacionais; gestão escolar. Administração Educacional e Conflitos Escolares |
title_short |
Gestão escolar, situações de conflito e violência: campo de tensão em escolas públicas |
title_full |
Gestão escolar, situações de conflito e violência: campo de tensão em escolas públicas |
title_fullStr |
Gestão escolar, situações de conflito e violência: campo de tensão em escolas públicas |
title_full_unstemmed |
Gestão escolar, situações de conflito e violência: campo de tensão em escolas públicas |
title_sort |
Gestão escolar, situações de conflito e violência: campo de tensão em escolas públicas |
author |
Martins, Angela Maria |
author_facet |
Martins, Angela Maria Machado, Cristiane |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Cristiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq e Fundação Carlos Chagas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Angela Maria Machado, Cristiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Administração Educacional; Tópicos Específicos de Educação conflitos em escolas; políticas educacionais; gestão escolar. Administração Educacional e Conflitos Escolares |
topic |
Educação; Administração Educacional; Tópicos Específicos de Educação conflitos em escolas; políticas educacionais; gestão escolar. Administração Educacional e Conflitos Escolares |
description |
Este artigo tem o objetivo de apreender o que pensam diretores escolares sobre situações de conflito e violência, por meio de um estudo qualitativo realizado com 43 diretores de escolas da rede estadual de ensino de São Paulo, unidades que estão inseridas no Sistema de Proteção Escolar, programa implementado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo desde 2010. Compõe pesquisa mais ampla que busca analisar a relevância que o tema das situações de conflito vem logrando no campo das políticas públicas de educação. Como conclusão, o estudo aponta para a existência de número significativo de respostas cautelosas e contraditórias, o que pode indicar que os diretores não se sentem preparados para enfrentar os desafios postos pelas situações de conflito; para a não oferta de formação continuada condizente com a necessidade de construção do conhecimento sobre a legislação que envolve adolescentes e jovens em situações de conflito; para a ausência significativa de respostas dos diretores nas questões referentes às ações que foram adotadas em situações de conflito e violência, porém, quando estas são citadas se referem a chamar a família, os responsáveis ou os próprios alunos; a acionar órgãos colegiados escolares; à realização de palestras e projetos alternativos; a mobilizar a equipe de gestão e os Professores Mediadores Comunitários. Os recursos externos como órgãos de segurança e rede de apoio são acionados quando os recursos anteriores foram esgotados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44074 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44074/27721 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44074/30327 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 157-173 Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 157-173 Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 157-173 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711891483787264 |