Discurso multimodal em sala de aula: gestos e proxêmica na interação professor-estudante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farsani, Danyal
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mendes, Jackeline Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75958
Resumo: Este artigo pretende destacar a relevância de estudos sobre o discurso de sala de aula, a partir de uma perspectiva multimodal, focalizando o modo como os gestos (linguagem não verbal) participam dos processos de significação e quais suas implicações para o engajamento interacional. Apresenta um estudo de pseudo-rastreamento ocular para examinar pistas não-verbais e inconscientes de professores ao buscar obter respostas dos alunos. Em particular, o estudo analisa como os professores se dirigem aos alunos a partir de dois gestos: apontando com o dedo indicador na direção deles ou com mão aberta de palma voltada para cima. O estudo foi realizado em três escolas no Chile e quatro escolas no Reino Unido. Os alunos não apenas seguem as pistas não-verbais muito bem (e muito sutilmente) como também exibem padrões particulares de comportamento proxêmico e não verbal. Os resultados mostram que ao pedir a um estudante uma resposta a uma pergunta com o dedo indicador apontado sua direção resultou em uma mudança negativa repentina, com o aluno se distanciando do professor. Em contraste, quando uma pergunta era acompanhada por um gesto de mão aberta e palma para cima, os alunos se aproximavam e viravam o corpo em direção ao professor. Tais resultados trazem questões importantes para pensar os processos de engajamento no discurso de sala de aula, a partir de aspectos que envolvem sinais não-verbais que participam da produção de sentidos na interação professor-aluno. 
id UFPR-4_d05163e4ffd5d9f6df5eb12f3005cddf
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/75958
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Discurso multimodal em sala de aula: gestos e proxêmica na interação professor-estudanteEducação; Tópicos Específicos de Educaçãoclassroom discourse; multimodal communication; proxemics; engaging communicationEste artigo pretende destacar a relevância de estudos sobre o discurso de sala de aula, a partir de uma perspectiva multimodal, focalizando o modo como os gestos (linguagem não verbal) participam dos processos de significação e quais suas implicações para o engajamento interacional. Apresenta um estudo de pseudo-rastreamento ocular para examinar pistas não-verbais e inconscientes de professores ao buscar obter respostas dos alunos. Em particular, o estudo analisa como os professores se dirigem aos alunos a partir de dois gestos: apontando com o dedo indicador na direção deles ou com mão aberta de palma voltada para cima. O estudo foi realizado em três escolas no Chile e quatro escolas no Reino Unido. Os alunos não apenas seguem as pistas não-verbais muito bem (e muito sutilmente) como também exibem padrões particulares de comportamento proxêmico e não verbal. Os resultados mostram que ao pedir a um estudante uma resposta a uma pergunta com o dedo indicador apontado sua direção resultou em uma mudança negativa repentina, com o aluno se distanciando do professor. Em contraste, quando uma pergunta era acompanhada por um gesto de mão aberta e palma para cima, os alunos se aproximavam e viravam o corpo em direção ao professor. Tais resultados trazem questões importantes para pensar os processos de engajamento no discurso de sala de aula, a partir de aspectos que envolvem sinais não-verbais que participam da produção de sentidos na interação professor-aluno. UFPRFONDECYT - Fondo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico, ChileFarsani, DanyalMendes, Jackeline Rodrigues2023-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75958Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e75958Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e75958Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e759581984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75958/50411https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/75958/49951Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:13:59Zoai:revistas.ufpr.br:article/75958Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:13:59Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso multimodal em sala de aula: gestos e proxêmica na interação professor-estudante
title Discurso multimodal em sala de aula: gestos e proxêmica na interação professor-estudante
spellingShingle Discurso multimodal em sala de aula: gestos e proxêmica na interação professor-estudante
Farsani, Danyal
Educação; Tópicos Específicos de Educação
classroom discourse; multimodal communication; proxemics; engaging communication
title_short Discurso multimodal em sala de aula: gestos e proxêmica na interação professor-estudante
title_full Discurso multimodal em sala de aula: gestos e proxêmica na interação professor-estudante
title_fullStr Discurso multimodal em sala de aula: gestos e proxêmica na interação professor-estudante
title_full_unstemmed Discurso multimodal em sala de aula: gestos e proxêmica na interação professor-estudante
title_sort Discurso multimodal em sala de aula: gestos e proxêmica na interação professor-estudante
author Farsani, Danyal
author_facet Farsani, Danyal
Mendes, Jackeline Rodrigues
author_role author
author2 Mendes, Jackeline Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FONDECYT - Fondo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico, Chile
dc.contributor.author.fl_str_mv Farsani, Danyal
Mendes, Jackeline Rodrigues
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Tópicos Específicos de Educação
classroom discourse; multimodal communication; proxemics; engaging communication
topic Educação; Tópicos Específicos de Educação
classroom discourse; multimodal communication; proxemics; engaging communication
description Este artigo pretende destacar a relevância de estudos sobre o discurso de sala de aula, a partir de uma perspectiva multimodal, focalizando o modo como os gestos (linguagem não verbal) participam dos processos de significação e quais suas implicações para o engajamento interacional. Apresenta um estudo de pseudo-rastreamento ocular para examinar pistas não-verbais e inconscientes de professores ao buscar obter respostas dos alunos. Em particular, o estudo analisa como os professores se dirigem aos alunos a partir de dois gestos: apontando com o dedo indicador na direção deles ou com mão aberta de palma voltada para cima. O estudo foi realizado em três escolas no Chile e quatro escolas no Reino Unido. Os alunos não apenas seguem as pistas não-verbais muito bem (e muito sutilmente) como também exibem padrões particulares de comportamento proxêmico e não verbal. Os resultados mostram que ao pedir a um estudante uma resposta a uma pergunta com o dedo indicador apontado sua direção resultou em uma mudança negativa repentina, com o aluno se distanciando do professor. Em contraste, quando uma pergunta era acompanhada por um gesto de mão aberta e palma para cima, os alunos se aproximavam e viravam o corpo em direção ao professor. Tais resultados trazem questões importantes para pensar os processos de engajamento no discurso de sala de aula, a partir de aspectos que envolvem sinais não-verbais que participam da produção de sentidos na interação professor-aluno. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75958
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75958/50411
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/75958/49951
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e75958
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e75958
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e75958
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900797239296